Faz 3 anos neste ano que eu e minha esposa aceitamos o desafio de ter uma experiência profissional fora do Brasil. O Canadá, mais especificamente a província de Québec, foi quem abriu as portas para nós dando nos essa oportunidade. Muita coisa aconteceu desde então, afinal viver num país tão multicultural criando relações com estilos de pessoas que nunca imginava encontrar é fantástico.
Hoje, trabalho com indianos, chineses, russos , romenos, gregos, franceses, americanos… e até mesmo canadenses, olha só! 🙂
Aprendemos mais sobre tolerância, quebramos vários de nossos preconceitos e estereótipos, enfim, aprendemos a compreender e amar mais as pessoas diferentes como elas são.
Crescemos mais como trabalhadores, estudantes, enfim, como pessoa. Sim, é uma experiência única, sensacional. Além de tudo existem as peculiaridades que caracterizam um país de primeiro mundo, que o distinguem do nosso velho e amado Brasil, ah e como existem diferenças nesse sentido!
Essa experiência está sendo tão bom pra gente que queria indicá-la a você: Convido-o a acessar o site Quebec na Cabeça – Missão Virtual para conhecer um pouco mais sobre a cultura na província de Québec, além de saber das oportunidades de emprego que estão anunciadas no momento.
A maioria dos empregos é na área de Tecnologia da Informação – veja todas as vagas de emprego aqui – mas existem vagas em outras áreas também.
Agora, uma ótima notícia pro pessoal de TI: Saiba ainda que se você trabalha com TI, como eu, não precisa se preocupar com burocracias de órgãos de classe como existem em profissões mais tradicionais.
Nossa área é livre disso, então com a faculdade que você tiver no Brasil, facilmente será reconhecido e habilitado a trabalhar aqui. Bem diferente de médicos, dentistas, advogados, engenheiros e outros que chegam aqui e são obrigados a voltar pra escola durante alguns anos para poder começar a exercer a profissão…
Sobre o prazo final de candidatura e a entrevista de emprego:
Se você for selecionado, você receberá um e-mail de confirmação, dizendo que você foi selecionado para uma entrevista on-line, que será realizada entre 31 de agosto e 04 de setembro de 2015 por um gestor de uma empresa da região de Québec. No dia da entrevista, você deve obrigatoriamente ter acesso a um computador, Internet e câmera de vídeo.
Bom destacar que o idioma francês é obrigatório, então você precisaria ter algo em torno de 150 horas de estudos para alcançar um nível intermediário. Claro, se você fala inglês, já vai ajudar pois se você não tiver um francês num nível esperado, pode ser que ainda assim seja aceito, então não seja tão duro consigo mesmo, se tiver um nível de francês próximo disso, arrisque, quem arrisca não petisca! Comigo foi assim, meu francês não seria o ideal (ms estava perto) então a empresa aceitou e hoje estamos aqui!
E se está muito em cima para você agora, ou seja, muito pouco tempo para atingir o nível exigido do idioma, você pode mesmo assim começar a se preparar já pois vou te contar um segredo: muitas empresas contratam mesmo DEPOIS que a missão de recrutamento termina, então não perca tempo, não desanime, comece a estudar desde já!
Quem sabe não nos encontraremos por aqui em breve…
Aliás, para que esse processo seja mais rápido e menos dolorido ainda pra você, tomei a liberdade de separar alguns artigos abaixo para ajudá-lo em toda a fase de preparação na busca de um novo emprego, seja no Brasil ou exterior.
Estes são apenas alguns dos mais de 1.000 publicados no site, espero sinceramente que ajude na sua nova empreitada ;):
Nestes artigos vocês vai encontrar dicas importantes para impulsionar seu aprendizado de idiomas, seja ele inglês, francês ou qualquer outro:
7 Dicas para aprender um idioma e não esquecer
Dicas essenciais para você acelerar o aprendizado de um novo idioma
Inglês durante entrevista de emprego pode virar grego
E Claro, com a vida corrida que levamos fica difícil equilibrar tantos interesses em tão curto espaço de tempo. Vou dar dicas quentes de como você pode fazer isso aqui:
Equilibrar estudos com trabalho é um desafio cada vez maior – veja estas dicas para vencer
Ajustando seu currículo de acordo com as exigências do mercado:
Mentir no currículo…será que vale a pena, nem que seja só um pouquinho?
12 pecados no curriculo que você não pode cometer
5 dicas de como criar uma carta de apresentação eficaz para você conquistar aquela vaga
Currículo pronto?: Agora, como procurar emprego sem dar com a língua nos dentes:
Procurar emprego estando empregado: Segredo para não se Queimar
Preparando-se para a entrevista de emprego:
A primeira impressão numa entrevista de emprego: o contato telefônico
Durante a entrevista veja os cuidados que você deve tomar para sair vitorioso:
Entrevistas de emprego: dicas essenciais para não morrer na praia
A pergunta-chave da sua próxima entrevista de emprego deve estar aqui
Candidato Super-Qualificado: Duas dicas de Ouro para Conquistar a Vaga de Emprego
Depois da entrevista, deixe uma marca inesquecível…
Acabou de participar de uma entrevista de emprego? então agradeça!
Conseguiu a aprovação para a vaga? Ótimo, agora veja dicas de ouro para negociar seu novo salário conseguindo o valor que você merece:
10 regras de Ouro para Vencer Qualquer Negociação
O mundo dá voltas, todos sabemos disso, então saiba deixar seu emprego atual com classe, sempre mantendo as portas abertas:
Vai trocar de emprego? Peça demissão com classe deixando a porta aberta
Mantendo a pose: Saiba como pedir demissão com profissionalismo
Se tiver perguntas fique a vontade para deixá-las aqui embaixo na seção de comentários 🙂
[thrive_leads id=’411520′]
Artigos que também podem lhe interessar:
- Canadá Já Começa Quente Recrutando no Brasil em 2021
- Aprenda Francês de Forma Rápida e Objetiva para Imigrar para o Canadá
- Pedido de Visto de Trabalho Agora é Possível sendo Visitante no Canadá
- 60 Vagas de TI em Montreal – Canadá com Auxílio para Emissão do Visto e Imigração
- Missão 2013: Canadá abre portas para novos profissionais de TI
- TI no Canadá: Nova Missão de Recrutamento Chegando – Veja como se Preparar
- Missão de Recrutamento Quebec 2018: Sua Chance de Ir para o Canadá Com Emprego Garantido
Flávio Araújo
Olá Vinícius, muito bom o seu texto! Eu sou programador java e estou em Montreal no momento estudando francês. Vim em junho e volto pro Brasil em dezembro. Estou estudando francês 20 horas por semana em uma escola aqui em Montreal, mas meu francês ainda é bem básico (estou no nível 3, de 8 níveis existentes). Me inscrevi para duas vagas (apenas duas batiam com o meu perfil) dessas do Quebec na Cabeça. Mandei o currículo em inglês, mas já na começo escrevi que estou aqui em Montreal e estou estudando francês. Vc tem alguma outra dica? Acha conveniente que eu vá pessoalmente entregar meu currículo em alguma das empresas que estão oferendo vagas? Abraço!
Vinicius
Olá Flávio, qual seu status no Canadá?
Aline
Olá Vinicius tudo bom?
Meu marido é da area de ti, tem inglês fluente, mas não tem o francês, nem o básico… Vc acha que vale a pena arriscar!???
Grata,
Aline
Vinicius
Aline, infelizmente o francês é pré-requisito obrigatório para as entrevistas… Talvez seu marido possa pesquisar sobre a possibilidade de imigrar para outra província do Canadá, pois Québec é a única que exige o francês.
Diana
Olá, tudo bem?
Gostaria de saber como é o mercado para a mulher que trabalha com TI. É o mesmo que para os homens, ou tem algum tipo de machismo? A área de TI no Canadá ainda vai prevalecer por alguns anos ou será que vai entrar em decadência? Obrigada
Luciana
Ola Vinicius. Bom dia. Achei super interessante e muito legal voce deixar aberto aqui a sua experiência. Gostaria de saber se para recem formada em TI sem experiencia e publico feminino e com idade esta dificil ai no Canada? E qual area mais procurada? Back ou end? Qual linguagem? Abracoss
Wellington Bento
Boa tarde Vinicius ,
Primeiramente parabéns pelo Blog , gostei muito das dicas .
Decidi ano passado que vou tentar uma vaga de emprego no Canada , estou estudando Frances pela internet e ate que estou me saindo bem rs .
Trabalho na área de TI mas não sou graduado . Conseguiria algo mesmo assim ?
Muito obrigado pelas dicas 🙂
Vinicius
olá Diana, tudo indica que vai continuar, aliás o problema de falta de mão de obra em TI é mundial, não somente no Brasil e Canadá
Deivid
Vinicius,
Tenho mais de 10 de experiência em TI como desenvolvedor, porém não tenho nenhum diploma na área.
Minha esposa é técnica em enfermagem e com isso estaríamos aptos a aplicar (além do diploma técnico, tem mais a experiênica dela, mais nossos filhos e assim atingiríamos a pontução mínima de casal para o Quebec).
Trabalho com .NET há pelo menos 7 anos e já fui líder de equipe e analista de negócios em empregos passados. Mas, de todo modo, me falta o tal diploma.
Atualmente presto serviços para uma empresa americana remotamente aqui do Brasil.
Minha dúvida: Nessa condição (sem formação oficial) sería possível, estando já no Canadá, conseguir um emprego de desenvolvedor apenas com a minha experiência?
Como ainda faltam alguns (muitos) anos para concluir a graduação, pensei em pará-la por aqui e investir em certificações oficiais para chegar com mais munição no mercado de trabalho do Quebec.
Já no Canada, aí sim eu buscaria uma formação na área.
O que você acha?
Um grande abraço!