10 regras de Ouro para Vencer Qualquer Negociação

dicas-ouro-negociar-salario-tecnicas-negociacao

Negociamos em todo o tempo durante toda a nossa vida e mal nos damos conta disso. Desde crianças, negociamos com nossos pais (passeios, lição de casa, horas na TV, video-game, etc), quem não se lembra de alguma negociação marcante na sua infância? Algumas bem sucedidas, outras nem tanto… Mas a medida em que crescemos, embora essas habilidades naturais de negociação continuem sendo utilizadas, elas não se desenvolvem naturalmente de acordo com nossas necessidades.

Na busca de um emprego novo, na manutenção de um relacionamento amoroso, na compra de um bem de valor considerável, na negociação de um aumento de salário, enfim, quando as negociações exigem mais sofisticação, precisamos aprender novas dicas e técnicas para que possamos alcançar realmente o que queremos. Quando as decisões começam a ter impacto mais importante em nossas vidas, é preciso que negociemos com mais preparo para não nos arrependermos depois das consequências, como negócios mal feitos ou perda de boas oportunidades.

[Clique aqui para baixar seu Ebook Grátis para Aprender como Conquistar o Salário que Você Merece!]

Portanto, de tudo que você já aprendeu sobre o tema de negociação, queria que focasse nas 10 dicas abaixo. Elas retratam uma negociação Ganha-Ganha, ou seja, TODOS os lados saem vencedores, isto é importante frisar. Eu priorizo uma negociação Ganha-Ganha porque quero que você não somente consiga o que quer, mas que também preserve seus relacionamentos, sua imagem, abrindo portas para  mais oportunidades na sua vida.

Estas dicas estão entre as mais recomendadas e aplicadas pelos melhores e mais bem sucedidos negociadores. Eu mesmo já tive ótimos resultados ao fazer uso delas, inclusive financeiros, por isso que me sinto na obrigação de compartilhá-las com você:

1 – Ouça mais do que fale

Descubra os interesses e intenções da outra parte na negociação. Quanto mais informação você tiver, mais condições terá de moldar e adaptar seus argumentos para que seja mais convicente ao responder aos anseios dela.

2 – Mantenha bom tom e postura

Atenção máxima aos primeiros segundos, pois a primeira impressão pode influenciar muito em todo andamento da sua negociação. Cuidado com tons de ameaça, acusação… Tenha um sorriso no rosto e atente-se a sua postura enquanto discute, pois o sucesso na sua comunicação vai depender mais disso (linguagem corporal) do que de suas palavras.

3 – Pergunte, pergunte e pergunte 

Talvez a pessoa não fale muito, portanto incentive-a com perguntas. Mude a forma de perguntar se sentir que não foi claro. Além de mostrar interesse e preocupação com os interesses da outra parte, ganhando sua simpatia, ainda estará extraindo informações que poderão ser valiosas durante todo o processo de negociação

4 – Diversifique na Solução 

Sugira mais de uma solução, seja criativo. Pense num plano A, B, C e ainda peça a outra parte para dar sua opinião e sugerir melhorias. Quanto mais opções criativas, maiores serão suas chances de conseguir o que quer na negociação.

5 – Não leve a negociação para o lado pessoal

Mantenha o foco na negociação e os objetivos que quer conquistar, não deixe que questões pessoais afastem você dos seus verdadeiros objetivos. Desvie-se de ataques pessoais, caso aja, e deixe claro que vocês estão buscando um ótimo acordo para ambas as partes e que diferenças pessoais devem ser postas de lado.

6 – Seja flexível e aberto

“O que você acha disso?” Pergunte, interaja e MOSTRE abertura para mudanças. Humildade para reconhecer erros de interpretação entre outros gera simpatia da outra parte, uma vez que ela vai perceber que você não está contra ela buscando seus próprios interesses, mas que está ao seu lado, ajudando-o a aumentar a fatia do bolo para ambas as partes.

7 – Seja Paciente

Chegar a um bom termo numa negociação pode levar tempo, portanto esteja preparado para um “ESPERE” que pode durar até dias, semanas… O mais importante aqui é ter um prazo para uma resposta. “Quando acredita que terei uma resposta?”. Fazendo assim você força a outra parte a um comprometimento, aumentando sutilmente a pressão a cada vez que perguntar e o prazo tiver que ser alterado. NUNCA saia de uma negociação sem alguma idéia de prazo.

8 – Saiba Dizer NÃO

Talvez seja melhor dizer NÃO e não chegar num acordo agora do que aceitar alguma condição que só venha lhe trazer sofrimentos depois, de modo que se arrependa. Voltar atrás em um negócio devido a uma decisão tomada por impulso coloca sua confiança e capacidade de análise em dúvida, dessa forma, pense bem e deixe a decisão para outro dia se for o caso. Sempre pense em estressar todas as opções de soluções possíveis na negociação e deixe claro quando um negócio não é viável para você.

9 – Evite argumentos emocionais

Cuidado com manipulações emocionais, priorize a lógica e racionalidade. Quando a outra parte aceita sua proposta ao ser levada por questões puramente emocionais, corre o risco de se arrepender depois que tomar consciência da decisão equivocada, inclusive acusando-o de desonesto, manipulador e por aí vai…

10 – Sustente seus compromissos fazendo mais do que o esperado

Isto vai influenciar muito na sua imagem de forma que será um dos seus argumentos mais poderosos: “Você se lembra do último compromisso que firmamos e de como cumpri com minha palavra?” Não adianta nada atentar para as dicas anteriores se não cumprirmos com nossos acordos. Porém, se você quer realmente impressionar, dê esse passo a mais: entregue um pouco mais do que o acordado, seja na qualidade, prazo ou custo. Certamente a outra parte se lembrará disso e será mais flexível nas suas demandas.

Aprender a negociar não é uma opção na sua vida, mas uma prática obrigatória, portanto não recomendo que ignore estas dicas, senão você vai continuar perdendo… dinheiro, tempo e saúde com fracassos em cima de fracassos. Aprender a negociar é imperativo para viver uma vida feliz e realizada.

Agora faça um grande favor a você mesmo, a sua carreira profissional e mesmo vida pessoal: IMPRIMA estas dicas, recite-as, tenha-as em sua memória a cada nova negociação que fizer e comece a praticar. Compartilhe-as também, pois o seu sucesso na negociação depende do sucesso da outra parte também para que todos saem ganhando.

E se gostou destas dicas, assine nosso site ao lado cadastrando seu email para ficar por dentro de mais novidades! 🙂

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *