Inglês durante entrevista de emprego pode virar grego

O título deste artigo resume todo o problema de que trataremos aqui. Falar inglês hoje em dia é uma questão básica para os profissionais em geral, em especial os voltados à Tecnologia da Informação, dado a origem das ferramentas e maiores avanços nesse campo serem de países de língua inglesa.

Porém, com a ânsia de não ficarmos fora de moda no mercado de trabalho, acabamos nos empolgando e colocando “inglês fluente” no currículo para não ficar fora do bolo dos selecionáveis para as melhores vagas no concorrido mercado.

O problema é que, ainda que muitas empresas – e acredito ser a maioria- exige inglês fluente somente a fim de restringir o número de candidatos às suas vagas. Há outras, porém, que fazem real uso dessa habilidade.

Aí, meu amigo, perante os selecionadores, nessas empresas, que o bicho pega. Não adianta mostrar diploma de cursos regulares de inglês. Para esse tipo de habilidade nada disso adianta. É na apresentação cara a cara que se saberá até onde nosso inglês pode ser considerado fluente, ou pelo menos intermediário num nível que permita boa comunicação corporativa…

Por isso é bom treinar legal para não fazer feio, pois est eé o momento de deixar uma boa impressão. 

Veja cinco dicas simples, publicadas pelo UOL, que podem fazer a diferença na hora da entrevista em inglês:

1 – Fale com calma e evite gírias. A pronúncia correta das palavras merece atenção especial.
2 – Utilize bem o seu vocabulário e não limite suas respostas a frases monossilábicas como Yes, I do ou No, I don´t.
3 – Treine sua apresentação e respostas sobre as atividades que realizava nos empregos anteriores, conquistas e objetivos profissionais.
4 – Ouça atentamente o entrevistador. Se não entender alguma questão, pergunte relatando o que você entendeu para que ele possa repetir colocando-se de outra forma.
5 – E principalmente, mantenha-se informado. Leia revistas e jornais e acesse a internet. Você precisa estar atualizado.

E você, já encarou uma entrevista em inglês? Como se saiu? Qual a maior dificuldade? Compartilhe conosco!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails