Estudar para um exame de certificação exige muita dedicação e disciplina. O material é bastante extenso, em inglês (alguns fabricantes disponibilizam material para alguns exames em português e a prova em inglês, o que dificulta bastante pela pobreza das traduções, por isso não recomendo), e além de tudo é caro. Em minha experiência aprendi algumas coisas que gostaria de compartilhar com você. Não que a certificação vá mudar sua vida e lhe tornar um expert, somente a senhora “Experiência” tem esse poder, mas ajuda bastante no dia-a-dia e principalmente num processo seletivo. Tenho um amigo, excelente profissional, não tem certificado algum, domina bastante a área de redes, mas já me confessou que foi descartado por selecionadores por não ter certificação. Vamos a elas:
1 – Estude bastante…quanto se achar pronto, estude mais um pouquinho
Bom, quando falamos em estudar, queremos dizer: faça uso de laboratórios, troque idéias com seu instrutor caso esteja fazendo um treinamento para isso, discuta com colegas, faça simulados, pesquise na internet, enfim, crie situações que possam ser mais próximas da realidade corporativa. Crie máquinas virtuais em seu computador para simular uma rede, por exemplo, use e abuse desses recursos sem ter que gastar em mais de um computador.
2 – Marque o exame com bastante antecedência
Mas marque realmente, não deixe para quando você “se sentir” preparado. Caso contrário isso só o fará protelar mais e mais. Uma vez marcado, isso vai te forçar a agir, se preparar , afinal um exame não é barato e você não vai querer ficar jogando dinheiro fora. Se mesmo assim não se sentir preparado, remarque, mas verifique o prazo-limite para isso com o centro de exames que você escolheu.
3 – Planeje como chegar…com antecedência
Tenha a documentação necessária, o endereço em mãos (imprima um mapa na internet se for o caso) e telefone do local no dia do exame para evitar problemas e chegar atrasado. Alías saia de casa com bastante antecedência. O tempo entre sua chegada e o exame será muito útil para você poder relaxar.
4 – Na véspera do exame:
Durma cedo. Não adianta em cima da hora querer virar a noite estudando, só vai atrapalhar a essa altura do campeonato. Ao acordar, tome um café da manhã leve.
5 – Após chegar lá…
Relaxe esticando braços, pernas, espreguiçando-se, vá ao banheiro mais uma vez se for preciso, assim evitando qualquer “desarranjo intestinal” que pode ser desencadeado pelo nervosismo…
6 – Só mais uma perguntinha…
Tire todas as dúvidas possíveis com o atendente que o encaminhará a sala de exames. Verifique se há papel de rascunho, lápis, borracha. Até dicionário de inglês costuma ser disponibilizado.
7 – Agora não tem volta, o exame começa!
Ao iniciar o sistema, leia a introdução da plataforma com muita atenção, pois contém informações valiosas ao candidato quanto a utilização da interface.
Preste muita atenção no tempo de exame e no número de questões a responder, que não é padrão entre os fabricantes e varia até mesmo entre produtos do mesmo fabricante. Faça um cálculo e estime um tempo a ser gasto para cada questão e procure seguí-lo. Considere que algumas questões, por serem mais extensas exigirão um tempo extra.
Antes de começar a responder, leia atentamente o enunciado. Cuidado com as perguntas do tipo “O que NÃO pode ser feito”… o “não” pode passar desapercebido. Leia atentamente cada alternativa, uma pequena palavra que você pulou pode mudar todo o seu sentido.
Outro ponto que muita gente costuma cair: a pergunta trata sobre “a melhor” alternativa, aí o candidato marca a primeira que vê pela frente porque é correta. Nem sempre a correta é a melhor opção.
Exclua as opções que você tem certeza que sejam erradas. Isso vai facilitar em muito sua análise das demais e consequentemente sua chance de acerto.
Use e abuse da opção “mark for review”, caso esteja disponível na sua plataforma. Se tiver dúvidas quanto a resposta correta, por menor que seja, marque a questão para posterior revisão.
Fique atento, pois um cenário de determinada questão pode auxiliar na respota de outra.
8 – Terminei o exame! e agora?
Lembra-se dos “marked for review”? volte a eles e termine de respondê-los ou corrija-os se for o caso. Se ainda tiver dúvidas, não hesite em dar um belo chute, mas não o deixe em branco.
9 – Ah tá , agora terminei de verdade!
Se você se preparou bem e conseguiu manter a calma, então deve ter sobrado alguns minutos. Tente revisar todas as questões, ou pelo menos aquelas que te deixou com uma pulga atrás da orelha. Feito isso, confirme o encerramento do exame…sua nota é calculada automaticamente, havendo uma quantidade mínima de acertos para aprovação.
10 – Meu Deus, fui reprovado!!!
Calma, contenha as lágrimas e vontade de quebrar tudo. Já passei por isso mas sobrevivi, vai por mim, nem tudo está perdido. Após o exame você receberá um report (isso não é um gabarito, e a disponibilidade depende do fabricante) onde poderá checar as áreas em que você precisa de melhor preparo. Com isso em mãos, vá em frente, não desista!!
11 – Devo agendar outro exame?
Veja as regras no centro de exames em que você prestou quanto ao limite mínimo de tempo que você deve esperar para poder agendar novo exame e desembolsar aquela grana de novo. E não espere questões repetidas, pois o roll de questões, que são selecionadas aleatoriamente, é muito grande.
Quando se quer se diferenciar na multidão, há um alto preço a se pagar, por isso são poucos que conseguem. Tenha foco, determinação, vá sem medo de fracassar e depois compartilhe conosco seu sucesso.
Agora, você sabe qual o valor de uma certificação em TI para sua carreira?
E você, o que achou destas dicas? tem algo acrescentar de sua experiência, ou alguma dúvida? comente e teremos o maior prazer de divulgá-las aqui!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Certificação em TI sem sair de Casa – Uma Opção cada vez mais Atraente
- Como conquistar sua Certificação de TI
- Certificação com preços mais altos, agora é o momento?
- Certificações Microsoft vão subir de preço: veja até quando poderá economizar
- Certificação: 5 mitos para se evitar e errar menos na crise
- Sua Certificação em Linux: O Bicho Papão virou um gatinho!
- Certificação RHCE com 50% de desconto somente em agosto!
Renato Antonio
Boas são as dicas citadas….
Já me deparei com algumas como na horas de receber meu 1 resultado “Fui reprovado”, até demorei a marcar novamento o exame, mas imprimi o report, estudei o suficiente e marqui novamente, mas encontrei um erro um dia antes do exame não relaxei continuei a estudar, pois não queria falhar novamente, mas desta vez passei e arrazei na prova!!!
Vinicius
Renato, obrigado por seu comentário, conheço pessoas que não são assim como nós, foram reprovadas no exame e nunca mais tentaram novamente, isso é o que nos faz estar a frente de muita gente no mercado de trabalho..
abs!!
Ygor
Minha primerira prova também foi um fracasso! Naquele momento pensei que não seria capaz de mais nada profissionalmente falando. Mas quando saí daquela sala disse para mim mesmo: Não vai ser um resultado negativo que vai me fazer desistir de realizar meu sonho de adquerir mais conhecimento e crescer, até porque, são nos erros que nós cometemos que temos que aproveitar para ver onde temos que nos aperfeiçoar e entender que eles são pedras que passam pelo nosso caminho para podermos subir a escada do sucesso! Bom pelo menos eu acredito assim e tenho posto isso em pratica na minha vida.
Estou pra fazer outra prova, vou seguir seus conselhos, e se passar ou não… Vou seguir enfrente!!!
Vinicius
Olá Ygor!
Legal sua experiência, já passei por essa situação e digo que você está realmente no caminho certo. Li algum tempo atrás uma frase que retrata isso, de um guru em concursos públicos que tinha reprovado 6 vezes antes de passar no primeiro exame e hoje é bem sucedido: “Não se faz exame para passar mas até passar”. Simples mas muito inspirador, não? abs!
paulo rafaelli
olá, alguém poderia me ajudar: sou formado em química industrial em 2008 e quero mudar de área mas sem fazer outra graduação, sou muito bom em estudos, gostaria de saber se eu posso também tirar algumas certificações. Se sim, quais me recomendaria? obrigado e aguardo resposta. Valew
Vinicius
@paulo rafaelli,
Se você pretende mudar de área e ir para TI, primeiramente é importante você entender sobre o que pretende fazer…tem alguma área na TI que lhe chama mais a atenção, na qual vc mais se identifica? aí sim poderemos indicar algo em termos de certificações….fique a vontade para mandar suas dúvidas!! abs
paulo rafaelli
então, como sou principiante nessa área, gostaria que me aconselhasse, na área de segurança de informação, design, programação, etc. Quais certificações estão em alta no mercado? É obrigatório possui diploma de uma graduação na área de informática, para obter certificações na área de TI? Obrigado.
Vinicius
@paulo rafaelli,
acesse o link http://carreiradeti.com.br/tendencia-mercado-certificacoes-mais-procuradas/ , você vai encontrar algumas dicas sobre certificações mais procuradas…este outro artigo também pde ajudar: http://carreiradeti.com.br/certificacoes-destaque-carreira-tecnologia-crise/ , abs!!
paulo rafaelli
obrigado pelas dicas. Valew.