Carreira em ERP – Batalha entre TOTVS x SAP indica boas perspectivas

| 28 de agosto de 2008 | 46 Respostas

O mercado de ERP promete muito nos próximos anos. A SAP, através do Business All-In-One (plataforma de gestão empresarial para companhias de médio porte), e parceria de com um grande aliado, a Sonda Procwork, está partindo com tudo para tentar abocanhar uma fatia do mercado já dominado pela TOTVS (que com a aquisição da Datasul firmou mais ainda essa liderança) deu um salto de 24% a 40%, vindo a SAP “logo” atrás com 23% (segundo pesquisa da FGV) .

Bom, em termos mundiais, a SAP e a Oracle dominam quando o assunto é ERP, portanto é bom a TOTVS não vascilar…Mas como o nosso assunto é consultoria em ERP, aproveitando a deixa da notícia acima vamos lá: 

Talvez você já ouviu por aí, como eu: ” Cara, ser um consultor funcional ERP dá muita grana, acho que vou ser um!”

vamos devagar com o andor, amigo…e tecer algumas considerações:

Todos os treinamentos e certificação especializados são um diferencial na sua carreira e não a solução de todos os seus problemas. Vi gente reclamar que investiram muito em academia SAP, como também certificações Oracle, SQL Server, reclamando que não conseguem encontrar aquele big salário que o vendedor-consultor  do centro de treinamento “prometeu” …

Ser um consultor funcional ERP hoje pode ser um grande negócio, e seu caminho para alcançar esse objetivo pode ser facilitado, principalmente se:

  •  além de gostar de tecnologia…
  •  você tem larga experiência em, por exemplo, contabilidade, recursos humanos, logistica, só para citar algumas áreas.
  • já trabalhou com a plataforma anteriomente
  • investir em uma formação em algum centro autorizado ERP escolhido, seja ele SAP, Oracle, Microsiga…

 A habilidade de alguma linguagem de programação não é imprescindível para um consultor funcional. Você poderá sair na frente se sua formação acadêmica condiz com sua área de atuação em ERP, por exemplo, você é contador formado, então se especializa em módulos ERP com foco em contabilidade.

Mas atenção:

Se você não tem experiência como consultor mas está decidido em investir alto em uma formação em algum ERP famoso, tome cuidado, há muito o que se considerar, coisas que o consultor-vendedor do centro de treinamento certamente não lhe dirá. Se há algo que possa garantir uma boa recolocação no mercado é uma boa experiência.

Muitos ainda vão na lábia dos vendedores, e mesmo sem muito gosto pela informática, atraído especialmente pela possibilidade de altos salários, mergulham de cabeça num curso desse tipo e o resultado no final não pode ser outro senão frustração.

Mas vai uma dica:

Algumas empresas tem parceria com instituições de ensino, de modo que quando os alunos saem da universidade, estão prontos para serem aproveitados, como o exemplo da TCS Brasil, está aí algo a se observar antes mesmo de escolher onde cursar a faculdade.

Aproveite e faça um curso on-line sobre os conceitos em ERP na Intel, é grátis!

Acesse ainda  o artigo O lucrativo mercado para consultores SAP agora tem cursos grátis e saiba mais sobre esta ótima oportunidade!

Dado o recado, se tem convicção e principalmente alguns dos requisitos acima, siga em frente e boa sorte!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Tags:

Categoria: Carreira

Sobre o autor ()

Comments (46)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. rafaeldw disse:

    onde trabalho é usado o SAP, a empresa todo passou por um processo de migração para SAP , entrei faz pouco tempo e ja esta td mais estavel… e é um otimo mercado para se especializar, mas como vc disse, o problema é experiencia. fazer um curso nao significa nada, só uma vantagem, mas nao da pra sair do curso com emprego garantido… tem que ter uma boa base e experiencia no curriculo…. essa é a parte dificil: como começar?

  2. Vinicius disse:

    Fala Rafael, blz? realmente saber como entrar no mercado, encontrar as oportunidades é um trabalho estratégico, muitas escolas tem parcerias com grandes consultorias, pode ser uma opção antes de ingressar num curso, conforme disse…outro problema é que pouca gente quer começar debaixo, às vezes já tem um salário razoável mas nao entendem que ao mudar de carreira geralmente começa-se do zero…entao engavetam seus cursos e perdem seus investimentos..

    abs!

  3. Washington disse:

    Gostaria de saber se eu fizer um curso de gestão empresarial em ERP eu poço trabalhar com o sap e microsiga….

  4. Vinicius disse:

    Olá Washington, você pode fazer os cursos dos produtos de ERP dessas empresas em centros educacionais autorizados. Veja no site da TOTVS e SAP
    É um bom começo, mas dê atenção especial para o negócio e não somente a ferramenta…e claro, é importante saber (e poder) começar por baixo em se tratando de salário….abs e boa sorte!

  5. Fala Vinicius.
    Tenho algumas duvidas, sou estudante de Logìstica 2° semestre e tenho como uma das disciplinas sistemas da informaçâo, ainda não atuo como tal, mas creio que seria conveniente juntar conhecimento de TI com Logìstica e me tornar um profissional com esse diferencial me tornando “completo”.
    Gostaria que me aconselhasse como fazer da melhor forma a alinhar esses dois conhecimentos. Grato.

    http://www.administradores.com.br/fco_marcio

  6. Vinicius disse:

    Olá Francisco, é importante correr atrás da especialização em alguma ferramenta ERP na área de Logística, vasculhar com amigos e comunidades pela internet sobre as mais utilizadas e começar a se preparar e até certificar-se. Nesse ponto específico não posso ajudá-lo, mas não espere muito para fazer um estágio na área e já começar a acumular experiência. Não tenha medo de arriscar. O conhecimento do negócio é o maior diferencial para quem quer trabalhar como um consultor funcional. Se tiver mais alguma dúvida e puder lhe ajudar estou a disposição. serei mais rápido da próxima vez, abs! :)

  7. Angela disse:

    Trabalhei com o sistema Microsiga-Protheus 8.0,ganhei bastante experiência nos modulos Faturamento,Compras e Financeiro.
    Gostaria de fazer algum curso (grátis de prefrerencia)no módulo de RH.
    Você poderia indicar algum site.???
    Obrigada

  8. OZias camargo disse:

    ola!!

    fiz o curso de ciencia da computação mas não tenho experiencia em programação mas gostaria de começar a aprender mais e entrar nesta area gostaria de saber se alguem poderia indicar uma escola que tem um ensino bom.

    moro em São Paulo capital.

  9. Silvano disse:

    Bom dia, Vinicius !
    Sobre Carreira em ERP, ja atuo nesta área há quase 10 anos. É uma área muito promissora pois alia conhecimentos de TI e de negocios. Com o tempo o profissional consegue provar o valor da TI nos negocios da empresa e ele, indiretamente, adquire experiencia em diversos ramos de negocios, falando na mesma linguagem do cliente.

    Dentre as particularidades do dia-a-dia deste profissional quero destacar a mobilidade do mesmo. Ele está sempre em lugares diferentes, muitas vezes bem distante de casa. Ou seja, ela vai onde o cliente está e onde a TI possa ajuda-lo em seus negocios.

    Em consequencia disto, o profissional nao tem tempo para estudos. Cursar uma faculdade tradicional exigiria dele sua presenca diaria, o que é muito improvavel. Vem entao as opcoes: cursos on-line ou semi-presenciais.

    Moro na regiao de Limeira porem viajo muito para a Capital a servico. Tenho procurado muito por cursos para Analista de Negocios, Consultor Funcional, Gestao de TI em empresas, etc, nesta modalidade de ensino à Distancia.

    Gostaria que pudesse me sugerir algumas instituicoes que oferecam este tipo de treinamento, de preferencia semi-presencial, e com custos atrativos (ou gratuitos). Felizmente, aqui na minha regiao, so encontrei 1 curso, na PUCC Campinas (algo do tipo “Tecnologo”, 2 anos de duracao, semi-presencial, e aos sabados), porem foi a única que achei. Sabe se existem outras?

    Obrigado.

    Silvano

  10. Raquel disse:

    Olá pessoal!

    Vejo que vocês estão interessados em atuar com ERP. A GSW Soluções Integradas é uma empresa franqueada TOTVS/Datasul no Vale do Paraíba que atua com a Gestão Tributária, Desenvolvimento de Software e Alocação de Profissionais de TI. Estamos com uma oportunidade para atuar como Consultor Datasul. Segue mais informações:

    Consultor Datasul EMS 5.06

    Atuar com consultoria e implementação de projetos Datasul EMS 5.
    Requisitos: experiência na área de Controladoria e Finanças (Contas a Pagar e Receber, Cenários Contábeis, Contabilidade Gerencial e Fiscal, Orçamentos, Ativo Fixo, Transações Eletrônicas Bancárias, etc.). Desejável conhecimento em Datasul EMS 2.06.
    Forma de contratação: PJ.
    Importante possuir disponibilidade para viagens.

    Caso tenham interesse nesta oportunidade, favor encaminhar currículo com pretensão salarial.

    Att.,
    Raquel Guarnieri V. de Oliveira
    Gestão de Pessoas
    raquel@gsw.com.br

  11. Matheus disse:

    Prezados,

    Sou diretor de uma media empresa (300 funcionários) e estou prospectando consultoria isenta para auxiliar no processo de aquisição e implantação de novo ERP. Pensamos em SAP, TOTUS ou outro. Será um salto importante e estratégico.
    Vcs tem algum nome ?? Sugestão ?
    Abs

  12. Vinicius disse:

    @Matheus, esses são os players mais consagrados, mas dependendo da sua área de atuação podem haver outros softwares ERP mais competitivos…o que devem ser algumas poucas exceções no mercado hoje, mas podem ser grandes oportunidades de negócios!

  13. Samuel Souza disse:

    @Matheus, Olá Matheus. Sou especialista em RM/Totvs e SAP Business One (SAP para pequenas e médias empresas) e considero ambas as soluões robustas e confiáveis. Porém o SAP Business One hoje, leva boa vantagem sobre a opção Totvs sob vários aspectos sejam eles tecnologicos, financeiros e mesmo no quesito continuidade e investimento na solução pelo fabricante.

    Caso precise de mais detalhes fique a vontade para contatar-me samueldesouzas@gmail.com

    Samuel

  14. felipe disse:

    Gente já trabalhei na totvs e posso garantir a vcs, nenhum sistema totvs chega aos pés do SAP R/3, saí da totvs para trabalhar em uma consultoria SAP e tenho a absoluta certeza de que fiz um excelente negócio. Os sistemas totvs são incompletos, instáveis e ultrapassados e não tem 1/10 das funcionalidades do SAP e Oracle. Recomendo a todos que querem ingressar no mercado de ERP: se especializem em SAP ou Oracle. Os salários são melhores, o mercado é melhor, a possibilidade de crescimento é muuuuuuuuiiiiiito maior. Sou especialista ABAP e posso garantir também que nenhuma linguagem dos sistemas totvs (progress, advpl e outras porcarias) se compara ao ABAP.
    Abraços.

  15. Rodrigo disse:

    @felipe, Felipe, desculpe, mas seu comentário é totalmente tendencioso. Vc saiu da totvs pra trabalhar na sap, logo, nada mais natural que você defenda o seu ganha pão atual.

    Abs.

  16. felipe disse:

    @Rodrigo,
    Rodrigo, não é tendencioso não, até porque estou saindo da área de informática, saí da totvs justamente por perceber a porcaria que é o datasul e o protheus, o datasul é feito numa tecnologia totalmente ultrapassada chamada progress 4gl, e o protheus é uma verdadeira piada, é só vc comparar os clientes totvs e os clientes SAP, é outro patamar, e se vc comparar o SAP R/3 com o datasul ems ou o protheus, aí é covardia, o R/3 é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiito superior, e outras porcarias como rm, logix são bem piores, se você pensa em entrar em ERP, não pense 2 vezes, faça Oracle ou SAP ou os dois, você estará em boas mãos… abraços, se você quiser alguma informação sobre a área de SAP meu e-mail é feliperockeiro@gmail.com,
    Abraços…

  17. Fabiano disse:

    Olá galera, sou estudante de adm. 3º ano e quero fazer um curso de ERP (na vdd SAP, mas o consultor me disse que para fazer um curso de SAP é preciso uma boa experiência na área a qual não tenho)qual é o mais indicado no momento e a melhor escola, pois quero fazer este investimento, visto que dá um ótimo retorno(2º professores e pesquisas).

    Preferências para área de finanças ou então gestão empresarial como um todo.

    GRATO.

  18. Vinicius disse:

    @Fabiano, o ideal seria você esmiuçar as especializações de SAP disponíveis no próprio site e identificar qual melhor se encaixa com suas preferências. Isso contribuirá para que você tenha mais energia nos estudos. Qto a escolas, a principio verifiquem se tem parceria oficial com a SAP.

    abs!

  19. William disse:

    @felipe, Boa Noite, obrigado por ter saido da TOTVS, pessoas assim como você que não deve ter tido um bom desempenho dentro da nossa estrutura, fez um grande favor em se retirar.
    Não consigo imaginar pessoas assim como esse mlk consigam trabalhar em uma empresa e depois detona-la, ou melhor tentar.
    Cara, isso é falta de respeito e ética de sua parte, sejamos mais profissionais!

  20. Felipe disse:

    @felipe,
    William, quando li seu post dei muita gargalhada, é muito bom viver em uma democracia onde se pode inventar fatos sobre uma pessoa que nem se conhece. Fui contratado pela totvs (infelizmente) e tive um bom desempenho (dentro das limitações das porcarias que a totvs faz), mas decidi sair desse arremedo de “empresa” depois que vi o amadorismo, a incompetência extrema e FALTA DE PALAVRA com que essa “consultoria” é dirigida, além, claro, dos péssimos produtos que faz, em comparação com o SAP ou ORACLE os “sistemas” totvs são uma verdadeira piada. Hoje trabalho em Consultoria de verdade com um Sistema de verdade (SAP/R3). Trabalhar na totvs foi a pior experiência que já passei (se vc quiser te passo o contato de mais 200 clientes/participantes(rs) que pensam como eu) e acho que tenho o dever de alertar a todos para que não sejam ENGANADOS por essa “empresa”, digo e repito, fica o alerta a TODOS:

    NÃO TRABALHEM NEM ADQUIRAM PRODUTOS totvs É PURA ENGANAÇÃO, SE VOCÊ QUER UM PRODUTO DE QUALIDADE ADQUIRA/TRABALHE COM SAP, ORACLE OU OS DOIS

    PS.: Só uma pergunta, se os “sistemas” totvs são uma maravilha porque empresas como o grupo Folha, Embelleze e Hering, só para citar algumas, substituiram o “sistema” totvs por SAP?

  21. Felipe disse:

    @William,
    no post anterior esqueci de mencionar que você não citou nenhum argumento que contradiz minha afirmação de que os “sistemas” totvs são uma PORCARIA (em letras garrafais mesmo). Ficou tão preocupado com ataques pessoais que desviou o foco do assunto e foi leviano ao tentar me desqualificar sem sequer conhecer meu trabalho. E ainda levanta a bandeira do profissionalismo, da ética e do respeito (coisa que a totvs não tem pelos participantes(rs) nem pelos clientes). Realmente você reúne todas as características para trabalhar na totvs.

    A AGRESSÃO É A ARMA DOS IGNORANTES.

  22. Fábio Crispim disse:

    Prezados,

    Sou formado em Adm com ênfase em Transporte e Logística, já trabalhei em transportadora e também já trabalhei na indústria no departamento de supply chain, atualmente estou fazendo o curso de Introdução à Lógica de Programação, o qual termina dia 27/05 e inicio o curso de Gestão Empresarial com ERP – TOTVS. Estou investindo nesses cursos, pois recebi uma proposta para trabalhar como consultor, ha também irei fazer o curso de Programação AdvPL – TOTVS estou fazendo na impacta.
    Gostaria de saber dos senhores se estou começando pelo caminho certo.

  23. WHubert disse:

    Boa Tarde Felipe,
    Desculpe entrar nesta discussão, mas estou com uma dificuldade no Bonum da Totvs, por conta da Transferência de Bens, quando a contabilidade é separada por Centros de Custos, e não acho uma solução.
    Estou procurando empresas que usam este sistema, para ver se resolvo isto, pois o chamado aberto já fez aniversário, e nada de solução.
    Você falou de uma lista de 200 empresa , , , seria possivel me enviar ?
    ou , me indicar uma empresa que tem este mesmo perfil da minha ?
    ou, abusando mais ainda, dar alguma sugestão de como faço esta Formula da Depreciação Acumulada, demosntrar o o Valor Acumulado do mes anterios, no momento de registrar as Transferências por centro de custo.
    Muito obrigado.

  24. WHubert disse:

    Felipe,
    meu e-mail é wanerhubert@alusa.com.br

  25. Felipe disse:

    @WHubert, Olá, te passo os contatos sim, só não posso te garantir que vão sanar suas dúvidas, esses contatos que tenho são todos de empresas que estão muito insatisfeitas com a totvs, muitas delas já substituiram o “sistema” totvs por SAP, Oracle ou outro. Mas fica a dica:

    Se você quer uma solução de verdade migre para alguma solução SAP ou Oracle e mande a totvs ir catar coquinho!!!

    Abraços

  26. Felipe disse:

    @Fábio Crispim, te aconselho a fazer os cursos de SAP Funcional e Desenvolvimento ABAP, totvs só vai te trazer dor de cabeça e uma péssima experiência. Se você trabalhar com uma tecnologia de verdade trabalhe com ERP SAP ou Oracle.

  27. Felipe disse:

    William, ainda aguardo uma resposta…

  28. Willians disse:

    Boa noite Felipe, trabalho numa empresa que utiliza o protheus, você poderia me passar tbém o nome de algumas empresas que trocaram o protheus por outro erp?
    pode mandar para wifreccia@gmail.com

    obrigado

  29. Dayane disse:

    Pessoal , andei vendo a dificuldade de conseguir uma vaga em SAP , sou estudante da área de TI e não sei em qual curso investir microsiga ou SAP ? eu conseguiria algum estágio fácil em SAP?

  30. Felipe disse:

    E não é que os “sistemas” da PORCVS continuam cada vez piores, antes do lançamento da nova versão da porcaria conhecida como protheus já existem reclamações, o pouco (ou quase nada) que funcionava parou de funcionar… E agora comecei a perceber a enorme quantidade de reclamações também do atendimento que a PORCVS dispensa aos seus clientes e “participantes”(sic)… PORCVS cada vez pior!!!

    E como anda a tecnologia “avançadíssima” chamada progress 4gl (que deveria se chamar regress 171)? Já conseguiram 100% de compatibilidade com o “novíssimo” SO Windows 3.11?

    RSRSRSRSRS

  31. CARLOS PEREIRA disse:

    CARA, SE VC ACHA RUIM O SISTEMA DA TOTVS, FAZ UM MELHOR ENTÃO! BABACA, SÓ SABE RECLAMAR, QUERO VER FAZER! MANÉ….

  32. CARLOS PEREIRA disse:

    @Felipe, PARA DE FALAR BESTEIRA MANÉ, APOSTO QUE VC NÃO SUBIU NA VIDA E TA PROCURANDO ONDE BOTAR A CULPA, VAI PRA BOSTA

  33. Felipe disse:

    @CARLOS PEREIRA,
    Outro “participante” da PORCVS querendo me atacar a troco de nada. Já disse e repito: A AGRESSÃO É A ARMA DOS IGNORANTES. Essa gente me ataca mas não apresentam um único argumento que diga que estou errado. Olha só o e-mail que recebi de uma “participante” PORCVS:
    “Olá Felipe!

    Li uma reportagem num blog sobre ERP onde você citou vários pontos que eu concordo plenamente. Fui recentemente contratada pela Totvs e sinceramente, foi o pior ambiente de trabalho que já tive na minha experiência. Infelizmente tenho que segurar a onda por que além de tudo pedi conta da empresa maravilhosa que trabalhava pra entrar naquela fria. Estou tentando pelo menos aprender alguma coisa pois não tenho experiência nenhuma mas sempre quis trabalhar com sistemas SAP. Eu dou técnica em informática e estou no 3º período de sistemas de informação. To na Totvs e gostaria de uma ajuda sua… Qual é o primeiro passo que devo ter para tentar ingressar no trabalho para SAP?

    Me ajuda pois sempre tive muito interesse mas não encontro ninguém para me orientar e quando vi a reportagem criei muita expectativa. Você foi sincero e sem rodeios.

    Eu não sei por onde começar, pode me ajudar?”

    Percebem? PORCVS É ENGANAÇÃO PURA. FICA O AVISO DE NOVO:
    NÃO TRABALHEM E NÃO ADQUIRAM “SISTEMAS” PORCVS. SÃO A MAIOR PORCARIA QUE JÁ VI NA VIDA.

    Carlos Pereira e demais “participantes” PORCVS, se quere atacar algo, ataquem meus argumentos, vamos debater! Não venham com coisas como:
    “…APOSTO QUE VC NÃO SUBIU NA VIDA E TA PROCURANDO ONDE BOTAR A CULPA…”;
    “…pessoas assim como você que não deve ter tido um bom desempenho dentro da nossa estrutura…”
    “…CARA, SE VC ACHA RUIM O SISTEMA DA TOTVS, FAZ UM MELHOR ENTÃO! BABACA…”

    Vocês não me conhecem nem conhecem meu trabalho, não sejam levianos a ponto de falar sobre coisas ou pessoas que não entendem nem conhecem. Leiam o e-mail que transcrevi acima, não sou só eu que penso que a PORCVS é um lixo.

    A AGRESSÃO É A ARMA DOS IGNORANTES

  34. Felipe disse:

    @CARLOS PEREIRA,
    Como disse anteriormente, eu trabalho com um sistema muito superior a todos os “sistemas” PORCVS: SAP/R3.

    Mais um ataque pessoal leviano e ignorante sem apresentar nenhum argumento.

    A AGRESSÃO É A ARMA DOS IGNORANTES

  35. Samuel Souza disse:

    Caros amigos, sou ex-RM Sistemas e trabalho como consultor do atual RM Totvs (que não foi citado) desde 1989 ou seja desde os seus primórdios lá com o Rodrigo e o Mauro – pois é sou velho mesmo – e com SAP B1 e o Apolo ERP! Fora os ataques recíprocos, infelizmente tenho que concordar totalmente com o Felipe e olha que ele não falou nem a metade. Conheço muito bem o ‘micosiga’, o ‘datasua’ e o ‘logiiics’ este último o melhorzinho para chão de fábrica e só, mas de manutenção difícil. Quanto ao Datasua (Podress) apesar de possuir boas funcionalidades para o usuário final está tecnicamente morto há muito tempo e em cachorro morto não se atira pedra. Agora o micosiga…putakiupariu esse a empresa tem que estar muito desesperada ou totalmente alienada para comprar e posso dizer isso com total propriedade pois conheço desde os tempos do Clipper isso mesmo ele era em clipper!! E pasmem, ainda tem muito código em clipper (travestido) ainda ali dentro do ‘tal’ AVPL e do topconnect um middleware comprado na época de uma empresa do Uruguai e incorporado ao microsiga, para falar com bancos relacionais! Ou seja o caos total!

    Em resumo as PMEs hoje estão quase todas nas mãos da tortus e digo quase, pois conheço alguns erps totalmente desconhecidos do mercado que deixam os ‘players’ no chinelo, incluindo a dona SAP com seu SAP B1 para pequenas e médias, uma solução linda e maravilhosa, cheia de recursos mirabolantes do jeito que o user end gosta mas requer pesados investimentos em hardware (memória e processamento) para rodar com performance razoável até uns 50/60 usuários (recomendado pela SAP no máximo até 100 usuários). E para quem não sabe, o B1 é todo escrito em C++ e foi comprado pela SAP de uma empresa israelense e não usa abap, portanto esqueçam a tal integração transparente com o R3! Mas o pior de tudo é que os módulos específicos (Add-ons) para o Brasil: fiscal, integração bancária, folha etc NÃO são da SAP. Cada um desses módulos apesar de serem integrados ao kernel do B1 precisam ser comprados à parte de fornecedores diferentes!! Sabe o que isso representa? Se der pau um abraço, A SAP vai dizer que o problema é do add-on e os fornecedores do add-on vão dizer que o problema e da SAP e até que seja identificado o problema muita água já passou por cima da ponte.

    Mas para aqueles que estão interessados em entrar no mundo ERP como consultor funcional, ou mesmo implantador, primeiro façam administração, contabilidade, área fiscal ou mais algum curso de análise de negócios! Não adianta absolutamente NADA (para os iniciantes) pagarem cursos caríssimos seja de SAP ou Oracle sem conhecerem práticas e regras de negócios, principalmente contabilidade, fiscal, estoque, compras/vendas e financeiro!! Aqueles que tiverem um bom conhecimento em alguma dessas áreas já tem 50% de chance de entrarem no mundo ERP pela porta da frente o resto é muita pedreira, noites mal dormidas, sem finais de semana e separações à curto prazo…

    E sucesso a todos porque só os incompetentes precisam de sorte!

  36. Edvandro disse:

    Boa noite a todos, estou querendo ingressar de vez na area de TI, faço manutenção em PC’S e NOtebook, estou pesquisando alguns cursos, gostaria de saber o que voces acham do curso de gestão em Tecnologia da Informação, será que consigo fazer e depois me especializar em ERP, pois tenho lido alguns artigos a respeito e tem me interessado, após fazer tecnologo em TI, tem algum curso especifico onde posso me especializar no software ERP, desde já agradeço.

  37. Felipe disse:

    @Edvandro, existe sim, na área de SAP vc pode fazer os cursos de analista funcional e/ou programação ABAP que são relativamente baratos ou as academias SAP que são caras. Pesquise no google se existe algum desses cursos na sua cidade.

    IMPORTANTE!!!
    NÃO TRABALHE NEM FAÇA CURSOS NA PORCVS OU SUAS AFILIADAS. A PORCVS É UMA PÉSSIMA EXPERIÊNCIA.

  38. Felipe disse:

    @Samuel Souza, muito bem dito.
    Não entrei em detalhes técnicos porque seria muita covardia com a PORCVS. Imagina um sistema feito em clipper(!!!) querer concorrer com o SAP. KKKKKKKKKKKK. E o que dizer do podress??? Esse é ridículo; Como vc disse, o datasul está morto mesmo mas a PORCVS insiste em vender o cadáver para uma meia dúzia de otários que gastam uma fortuna comprando um “sistema” péssimo, digno de pena e risadas que sequer roda nos SO’s mais modernos. O lado profissional(sic) da PORCVS é o pior. Os “participantes” (toda vez que escrevo isto dou muita gargalhada, kkkkk) são tratados como lixo e com os clientes o tratamento não é diferente. Falta de compromisso, amadorismo, falta de palavra e incompetência extrema são os princípios que regem este arremedo de “empresa”.

  39. Rodrigo Marra disse:

    Boa tarde a todos, alguém pode me ajudar, sou estudaente do Primeiro Semestre de TI e preciso fazer um trabalho onde tenho que comparar dois sistemas de ERPs Ex. : TOTVS x SAP nos critérios Mercadologia, funcionais, técnicos e comerciais.

  40. Reider disse:

    Boa tarde, Pessoal

    Sou recém formado em sistemas tenho experiência de 1 ano em desenvolvimento .NET e consultas SQL básico no começo do ano fiz academia oficial SAP MM mas infelizmente não tive sucesso para ingressar neste mercado e recebi uma oportunidade para trabalhar com TOTVS RM modulo RH (Labore,VITAE…) estou tendo muitas dificuldades para entender a regra de negócio e elaborar relatórios como faço para ter o melhor entendimento destes processos ???

  41. Ronaldo disse:

    @Felipe,
    Felipe, como tenho conhecimento em programação, inclusive tive contato com o COBOL lá nos primórdios, gostaria de saber o seu parecer sobre ABAP (que me interessou bastante). Me interessa saber qual a chance de ingresso neste mercado de uma pessoa que acaba de concluir uma Academia ABAP e que esteja beirando os 40 anos de idade sem experiência prática alguma. Grato.

  42. Felipe disse:

    @Ronaldo,
    Eu fiz um cursinho rápido de 6 semanas (nem fiz academia ainda, rs) e antes do término consegui ingressar na área de ABAP e todos que fizeram o cursinho comigo conseguiram ingressar no mercado de SAP em menos de 6 meses. Quando comecei o curso todo mundo falava que o mercado de SAP era muito fechado, que era muita panela, que eu tinha que ter conhecimento nas consultorias mas como estava desesperado para sair da PORCVS insisti na idéia e vi que não tem nada disso. Com relação ao ABAP, bem, não é uma linguagem tão bem feita quanto o Java, por exemplo, mas quebra o galho e dá mais $$.

    Qualquer dúvida, estou à disposição,
    Abraços.

  43. Jean Fabio pereira disse:

    Nunca vi tanta bobagem escrita num blog. Trabalho implementando sistemas desde 1991 e já conheci os principais do mercado. Pessoal, infelizmente a realidade de um sistemas não é o quão ele é bom ou ruim. Cada empresa tem uma verba para investir. Sou analista, economista e técnico contábil.
    A ignorância do nosso amigo ao tentar manifestar seu pensamento é absurda. No passado, SAP, ORACLE, JDE E MICROSOFT também já foram um lixo em alguns segmentos. Com o passar o tempo, as empresas vão amadurecendo e melhorando seus sistemas e evoluindo sua tecnologia.
    Não existe o que comparar em termos de software entre SAP E PROTHEUS – MICROSIGA, RM, DATASUL. SÃO mercados muito diferentes. Grandes empresas usam SAP não porque é o melhor do mundo .. mas sim pela cultura dos países onde elas estão e pelos nichos de mercados onde atuam.
    Quem rege a demanda e a oferta de sistemas no mercado não são as empresas que fabricam os softwares, mas, as empresas que procuram por eles.
    Meu amigo fez comentários tão inocentes mostrando o tamanho da sua ignorância.
    Todos os sistemas legados de ERP tem milhões e até bilhões de linhas escritas e é praticamente impossível você trocar uma tecnologia por outra com tanto código escrito. Tudo isto é modismo.
    Felizmente, querendo o nosso amigo ou não, a TOTVS já é a 6a. maior industria de software do mundo e vai chegar a ser a quinta em breve. Satisfeitos ou não, estamos entre os melhores programadores do mundo, os melhores hackers e os mais completos e criativos consultores para o mundo empresarial.
    Esta ilusão de SAP num mercado como o Brasil onde a cultura organizacional é a de ter caixa1, caixa2, caixa3 impede que a SAP domine o mercado.
    Graças a Deus conheço várias ferramentas de ERP e posso dizer que cada uma tem seus méritos.
    E pessoal, nunca acreditem em comentários sem fundamentos. Quando quiserem conhecer algo realmente, pesquisem, façam visitas, estudem os mercados em que pretendem atuar e participem de palestras.
    Não existe vaga para todos e as promessas de salários exorbitantes é uma mentira absoluta.
    Um bom consultor demora uns 10 a 15 anos para dominar uma ferramenta com propriedade.
    Lembrem-se de que todas as grandes descobertas e inventos do mundo começaram com experimentos, erros, erros, erros e erros até se tornarem um grande acerto.
    Pesquisem bastante e vejam a realidade Brasil. Tem muito mais vagas em empresas brasileiras do que em multinacionais.
    Ah …. e não se esqueçam. Não adiantam ser consultor de SAP no Deserto do Saara … pois lá .. nem ERP eles usam. ( entendam o recado não é uma crítica e sim uma idéia a ser pesquisada e amadurecida ).
    Pensem em ser empreendedores em ter seu próprio negócio. A empresa onde trabalho é de um dono que não tem nem segundo grau, mas, fatura 86 milhoes de reais anualmente e ele comanda tudo a punhos de aço.
    Eu também já me equivoquei gastando uma fortuna em treinamentos da SAP em tres academias e o retorno não foi o esperado.
    Enfim, mas vale ter o próprio negócio e ser dono do teu nariz do que ser funcionário uma vida toda.
    Invistam em suas carreiras pensando na realidade Brasil .. pois é aqui que vivemos.
    E para quem não sabe, a TOTVS investirá mais de 600 milhoes de reais em seu novo centro de pesquisas e tecnologia nos EUA.
    Procurem ver as oportunidades no Brasil … e parem de idolatrar empresas de fora. Sejam mais patriotas e ajudem o Brasil a ser uma potência. Tenham orgulho de ser quem vocês são , brasileiros, pois o mundo nunca irá se esquecer disto e nunca seremos tratados lá fora como um europeu.
    Quem tiver dúvidas, escreva, será um prazer compartilhar conhecimento.

  44. Felipe disse:

    Em que mundo essa figura aí de cima vive? É um piadista!!!

  45. Flávia disse:

    Pessoal, tenho uma dúvida bastante complexa.
    Gostaria de saber como faço para ser uma consultora ERP (Oracle ou SAP).
    Tenho o curso de Administração com ênfase em Finanças. Trabalhei pouco tempo com finanças e contabilidade, pois sempre trabalhei na área de cálculos judiciais. Já fui analista de suporte técnico em TI. Quero saber como iniciar em ERPs. Fazer pós em banco de dados? Fazer academia das certificações? Preciso de mais experiência em finanças?

    Como agir?
    Grata.

Deixe sua Resposta

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com