Carreira em ERP – Batalha entre TOTVS x SAP indica boas perspectivas

O mercado de ERP promete muito nos próximos anos. A SAP, através do Business All-In-One (plataforma de gestão empresarial para companhias de médio porte), e parceria de com um grande aliado, a Sonda Procwork, está partindo com tudo para tentar abocanhar uma fatia do mercado já dominado pela TOTVS (que com a aquisição da Datasul firmou mais ainda essa liderança) deu um salto de 24% a 40%, vindo a SAP “logo” atrás com 23% (segundo pesquisa da FGV) .

Bom, em termos mundiais, a SAP e a Oracle dominam quando o assunto é ERP, portanto é bom a TOTVS não vascilar…Mas como o nosso assunto é consultoria em ERP, aproveitando a deixa da notícia acima vamos lá:

Talvez você já ouviu por aí, como eu: ” Cara, ser um consultor funcional ERP dá muita grana, acho que vou ser um!”

Curso Sugerido:

Profissional de SAP Básico e Módulos Funcionais

vamos devagar com o andor, amigo…e tecer algumas considerações:

Todos os treinamentos e certificação especializados são um diferencial na sua carreira e não a solução de todos os seus problemas. Vi gente reclamar que investiram muito em academia SAP, como também certificações Oracle, SQL Server, reclamando que não conseguem encontrar aquele big salário que o vendedor-consultor  do centro de treinamento “prometeu” …

Ser um consultor funcional ERP hoje pode ser um grande negócio, e seu caminho para alcançar esse objetivo pode ser facilitado, principalmente se:

  •  além de gostar de tecnologia…
  •  você tem larga experiência em, por exemplo, contabilidade, recursos humanos, logistica, só para citar algumas áreas.
  • já trabalhou com a plataforma anteriomente
  • investir em uma formação em algum centro autorizado ERP escolhido, seja ele SAP, Oracle, Microsiga…

 A habilidade de alguma linguagem de programação não é imprescindível para um consultor funcional. Você poderá sair na frente se sua formação acadêmica condiz com sua área de atuação em ERP, por exemplo, você é contador formado, então se especializa em módulos ERP com foco em contabilidade.

Mas atenção:

Se você não tem experiência como consultor mas está decidido em investir alto em uma formação em algum ERP famoso, tome cuidado, há muito o que se considerar, coisas que o consultor-vendedor do centro de treinamento certamente não lhe dirá. Se há algo que possa garantir uma boa recolocação no mercado é uma boa experiência.

Muitos ainda vão na lábia dos vendedores, e mesmo sem muito gosto pela informática, atraído especialmente pela possibilidade de altos salários, mergulham de cabeça num curso desse tipo e o resultado no final não pode ser outro senão frustração.

Mas vai uma dica:

Algumas empresas tem parceria com instituições de ensino, de modo que quando os alunos saem da universidade, estão prontos para serem aproveitados, como o exemplo da TCS Brasil, está aí algo a se observar antes mesmo de escolher onde cursar a faculdade.

Aproveite e faça um curso on-line sobre os conceitos em ERP na Intel, é grátis!

Acesse ainda  o artigo O lucrativo mercado para consultores SAP agora tem cursos grátis e saiba mais sobre esta ótima oportunidade!

Dado o recado, se tem convicção e principalmente alguns dos requisitos acima, siga em frente e boa sorte!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails
Tags:

52 Comentários

  1. Hadan
  2. Francisco
  3. giuseppe Teofilo

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está na Hora de ser Valorizado e Conquistar o Salário que Você Merece!

Cadastre seu E-mail e Pegue seu Livro Grátis! Promoção por Tempo Limitado...

Fechar esta janela

  • Saiba qual o segredo dos que ganham mais