Certificações quentes em TI em 2009: prepare-se para ganhar mais

As previsões quanto às demandas tecnológicas que poderão afetar a vida dos profissionais de TI no 1º mundo podem ser aplicadas aqui também, graças à globalização, então que tal tomarmos vantagem disso e começar a nos mexer já?  

O instituto norte-americano de pesquisas, Foote Partner, efetuou uma pesquisa com mais de 22.000 profissionais de TI abrangendo 170 certificações em TI e chegaram a conclusão de que as certificações nas áreas de Arquitetura e Segurança são as mais valiosas, com destaque às certificações da CISCO e Microsoft.

Eis as 5 certificações top que podem render melhores salários, segundo a pesquisa:

  • IT Certified Architect (ITCA/OPenGroup)
  • Certified Information Security Manager (CISM)
  • InfoSys Security Architecture Professional (ISSAP/CISSP)
  • Microsoft Certified Systems Administrator: Messaging (MCSA)
  • Cisco Certified Network Professional (CCNP)

A onda de Cloud Computing (Computação em Nuvem) demanda novas arquiteturas de sistemas, algo que deve explodir em breve. A crise econômica sugere também a valorização dos arquitetos. Os reponsáveis pela pesquisa salientam a característica de pensador dos arquitetos, como profissionais que vão além da parte técnica e integram negócios à TI, serão cada vez mais valorizados no futuro.
Certificação PMP (Project Management Professional) e outras relacionadas ao Project Management Institute (PMI) também são destaque na pesquisa, afinal projetos eficientes, que são produtos de profissionais melhores preparados, significa redução de gastos, o que em tempos de turbulência econômica, é sempre bem vindo.
Outro ponto importante é que certificações consideradas puramente técnicas, seja em bancos de dados, desenvolvimento web, redes, e outras áreas, não são consideradas tão importantes quanto eram para o processo de seleção e contratação, embora ainda estejam com alta demanda. Na rota contrária dessas certificações estão às voltadas para a área de Segurança da informação e as da CISCO (em especial a certificação CCNP e as voltadas para VOIP). 

E você, atua em algumas dessas áreas? já é certificado ou ainda tem dúvidas sobre qual certificação escolher? Que tal ficar atento às demandas do próximo ano e começar a planejar um upgrade na sua carreira?

Veja a reportagem, na íntegra, em inglês, na InfoWorld

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. luciano nunes
  2. luciano nunes
  3. ACÁCIA ARRUDA DE AMORIM
  4. Vinicius
  5. luciano nunes
  6. Eduardo Gallo
  7. alisson
  8. neila
  9. Vinicius
  10. Andre Viana
  11. Vinicius
  12. lucimar silvano