TI no Canadá: Como Imigrar para Winnipeg (Manitoba) – Passo a Passo

Compartilhe isto com seus amigos!

Você já pensou em escolher Winnipeg (Manitoba) para trabalhar com TI, seja como imigrante ou vindo de outra região no Canadá?

Este é o tema do artigo de hoje, já que tenho falado um pouco de cada uma das províncias em termos de oportunidades de empregos para área de TI.

O programa de imigração provincial Manitoba Provincial Nominee Program (MPNP) tem por objetivo ajudar as empresas a preencherem as posições de maior demanda onde há falta de mão de obra disponível na região ao facilitarem o processo de imigração de profissionais qualificados.

Veja que o frisei logo acima: ajudar as empresas. Isto mesmo, o Canadá busca seus próprios interesses, o fato de sermos ajudado é mera consequência.

Ao ser selecionado pela província nesse processo, o profissional qualificado ganha o direito de aplicar para o pedido de visto de residente permanente no Canadá.

Importante lembrar que o fato de você ser nomeado para imigração e ganhar o visto de residente permanente é só o começo: você ainda terá que correr atrás de emprego, mas pelo menos eles dizem dar um bom suporte para facilitar a integração desses novos imgrantes no mercado de trabalho.

Outra boa notícia é que Manitoba tem uma taxa de desemprego consistentemente mais baixa que a média no Canadá (veja link no
final da página).

A província estima ainda que cerca de 15000 profissionais são aceitos nesse processo de imigração todos os anos e de que o saldo tem sido extremamente positivo, com famílias se estabelecendo e se integrando, ótima notícia pois aumenta o incentivo para que continuem apostando em mão de obra qualificada no Exterior, incluindo nós, brasileiros!

O principal destino de imigrantes brasileiros na província é Winnipeg, que é a capital. Aliás, a cidade é uma das que tem o menor custo de vida entre todas as grandes cidades do Canadá segundo pesquisa do site Workopolis (link no final da página), motivo pelo qual é bom pensar com carinho sobre ela, principalmente se a compararmos com Vancouver e Toronto, por exemplo.

E ao contrário do que alguns pensam, os salários não acompanha o aumento de custos: a diferença entre um salário de TI nessa província e em Toronto pode estar na região de 10%, mas os custos de se morar em Toronto ultrapassa em muito essa porcentagem, então é preciso pesar bem na balança quanto ao que se procura, ao escolher uma cidade para imigrar.

Os empregos do setor de Tecnologia da Informação estão mais concentrados na região de Winnipeg, cerca de 80% deles. E de todos os empregos da província, por volta de 4600 são preenchidos por imigrantes, segundo o site Manitoba Career Prospects (link no final do artigo). Seriam 4000 empregos a serem preenchidos de 2015 a 2019, sendo 3300 em Winnipeg e o restante nas demais regiões de Manitoba.

O fato de ter tantos imigrantes assim no setor mostra a abertura da província e o preparo para lidar com estrangeiros, ponto pra eles!.

Na província, existe o ICTAM (Information and Communications Technologies Association of Manitoba), que é uma instituição sem fins lucrativos, voltada para a promoção e desenvolvimento de atividades que possibilitem a expansão do setor de Tecnologia da Informação na região (link no final do artigo).

Veja agora as ocupações de TI de maior demanda na província de Manitoba, de acordo com ICTC (lembrando que cada ocupação poderá representar várias profissões):

  • Information systems analysts and consultants
  • Computer and information systems managers
  • User support technicians
  • Computer programmers and interactive media developers
  • Database analysts and data administrators
  • Computer engineers (except software engineers)
  • Software engineers
  • Computer and network operators and web technicians
  • Electrical and electronics engineering technologists and technician
  • Electrical and electronics engineers

Source: ICTC, 2015 (link no fim da página)

Outra boa notícia é que, com a chegada da Ubisoft em 2018, empresa francesa gigante e de nível global na indústria de games, em Manitoba, o setor de Tecnologia da Informação ganha um novo impulso de crescimento.

A Ubisoft emprega mais de 13 mil pessoas no mundo todo, sendo 4500 desses só no Canadá. É um dos mais famosos estúdos de criação de games do mundo, dono de franquias famosas como Far Cry, a série Assassin’s Creed, entre outros.

Aliás, o setor de games no Canadá tem tido crescimento expressivo nos últimos anos: 24% comparado com os 4% de crescimento da economia canadense como um todo.

Toronto, Vancouver e Montreal (o que mais emprega) lideram como as regiões com o mercado de games mais desenvolvidos, mas é esperado, segundo os especialistas de mercado, que assim como esse mercado tem atraído muita mão de obra especializada para essas regiões no decorrer dos anos, fazendo o setor de TI crescer como um todo, o mesmo possa ocorrer com Manitoba com a chegada da Ubisoft.

Embora serão contratados somente 100 pessoas nos próximos 5 anos, é sabido que há muitos empregos indiretos a serem gerados, além de servir como incentivo a outras empresas para escolherem a região, que ofereceu subsídios interessantes para atrair a empresa.

Se interessou em tentar esse mercado?

Então, veja como aplicar para o processo de imigração como Skilled Worker para a província de Manitoba:

Você pode fazer a aplicação online em três passos:

Passo 1:
Enviar um “Expression of Interest”

Passo 2:
Os candidatos com maior número de pontos nesses processo são convidados a submeter uma aplicação no MPNP Online

Passo 3:
Após processo de avaliação, o MPNP seleciona os candidatos para os convidarem a aplicar para o processo de residência permanente no Canadá, conduzido pelo Governo Federal.

Veja agora um passo a passo mais detalhado:

O primeiro passo é aplicar preenchendo um EOI.

Um EOI (Expression of Interest) é uma série de questões a serem preenchidas online. Baseado na pontuação referente as perguntas respondidas, você receberá uma pontuação, sendo classificado num ranking baseado em vários fatores.

Ao aplicar com o EOI, isto é apenas o começo: você terá um perfil válido por 1 ano, sendo que após isso, você terá que submeter outro EOI. E ainda vai receber uma pontuação no ranking EOI e poderá atualizar seu perfil quando precisar (dica: sempre o mantenha atualizado).

Mas isto é muito importante: incremente seu perfil com testes de línguas e novas experiências profissionais, tudo isso conta e pode fazer seu perfil dar um belo salto no ranking, fazendo-o com que seja selecionado antes mesmo do que imagina !

Claro, nada é tão simples, é preciso estudar com carinho os requerimentos antes de aplicar com o EOI. Ao aplicar para o MPNP, depois de passar no filtro do EOI, serão requeridos de você muitos documentos, inclusive comprovação de nível de idioma a partir de teste internacional reconhecido pela província. Não, não vale aquele exame da sua escola de inglês no Brasil, tem que ser um CELPIP ou IELTS.

E se você tiver conhecimentos de francês comprovados através de um TEF (Test d’Évaluation de Français), que é a segunda lingua oficial no Canadá, ganha pontos também no ranking, ainda que não se fale francês normalmente em Manitoba. Em ambas as línguas, os testes tem que atingir CLB igual ou maior que 5 para contar os pontos.

Os melhores classificados receberão o convite para aplicar para o MPNP. O interessante é que esse processo de imigração é contínuo, então não há data limite para aplicação ao longo do ano.

Depois é que a brincadeira começa de verdade: os escolhidos para aplicar para o MPNP Online receberão um tipo de carta-convite, ou Letter of Advice to Apply (LAA) e terá 60 dias para completar sua aplicação no MPNP Online. Terão que enviar uma penca de documentos para comprovar as informações que você colocou no EOI.

Dentre os aspectos medidos, estão: suas habilidades linguísticas, educação, experiência profissional, capacidade de adaptação entre outros. Tudo isso tem como objetivo de que os candidatos escolhidos tenham o menor problema de adaptação possível.

Uma coisa interessante é a idade: entre 21 e 45 anos, você consegue a pontuação máxima para idade, que é 10 pontos, quem disse que com mais de quarenta não dá pra imigrar para o Canadá?

Na parte de adaptabilidade, é considerado amigos próximos e familiares na região, tempo que você estudou, outras experiências de emprego na província e inclusive uma carta-convite de um empregador que o tenha recrutado numa missão de recrutamento no Exterior. Fique atento aos requisitos de eligibilidade, procure visitar o link respectivo no final desta página para ficar por dentro das últimas atualizações.

Cuidado para não fornecer informações inverídicas no seu processo, você pode ficar proibido de aplicar por 2 anos se for constatado que é o seu caso.

Importante lembrar também que as regras podem mudar e menos aplicações serem aceitas de acordo com o movimento do mercado em termos de demanda e volume de aplicações.

Após seu processo ser avaliado pelo MPNP, você enfim receberá um convite para aplicar para o processo de residência permanente no Canadá. É importante reforçar que o aceite do MPNP não significa nada ainda, então se segure, não saia contando pra todo mundo, pedindo a conta do emprego, colocando a casa a venda… espere até que você receba o visto de residente permanente do governo federal canadense, aí sim pode comemorar a vontade!

Todo processo de imigração é burocrático, seja para o Canadá ou qualquer outro país. É preciso ser realista sobre seu perfil, suas possibilidades, as opções que você tem a disposição de acordo com muitos fatores pessoais a serem levados em conta.

Pesquise e prepare-se, aqui no meu site você vai encontrar muitos outros artigos e vídeos que tratam de vários processos de imigração para profissionais de TI e acredito, poderão sanar muitas de suas dúvidas, então fique a vontade, é tudo grátis e você é bem-vindo!

Enquanto isso veja alguns links abaixo, de referência a este artigo, que separei pra você:

Gostou do artigo e sonha em trabalhar com TI no Canadá?

Veja mais vídeos sobre dicas de como trabalhar com TI no Canadá no canal do Youtube: Imigração TI Canadá , curta também nossa comunidade no Facebook: Imigração TI Canadá – Comunidade no FB

Taxa de desemprego em Manitoba comparada com a média no Canadá

Manitoba recebe escritório da gigante de Games Ubisoft

Manitoba Career Prospects WebSite

Information and Communications Technologies Association of Manitoba

Eligibilidade para imigrar para Manitoba como Skilled Worker Overseas

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!