TI no Canadá: Veja Como Você Pode Imigrar Como Self-Employed

Compartilhe isto com seus amigos!

Sabia que você pode imigrar para o Quebec como um profissional autônomo (self-employed)?

Essa é uma forma de imigração que poucos conhecem, mas pode ser que seja o seu caso, pode estar aí a sua chance. É possível imigrar para o Canadá como self-employed, porém existem restrições quanto as áreas de atuação: artes e cultura.

Por outro lado, a boa notícia é que para Quebec, que tem um direito especial de selecionar seus imigrantes, não são colocadas essas restrições quanto a área de atuação, então entendemos que o escopo é bastante amplo aqui.

Claro que, no que se refere aos critérios de seleção de imigrantes nesse processo, existem algumas exigências, listadas logo adiante.

Ao aplicar nesse processo, alguns fatores terão peso importante na análise do seu perfil, dentre eles:

  • A sua idade e de seu cônjuge, se casado
  • A natureza e duração do seu treinamento profissional (formação profissionalizante)
  • Suas habilidades linguísticas (inglês mas especialmente o francês)
  • E por fim suas qualidade pessoais e seu conhecimento sobre o Quebec

Para conprovar o idioma (francês e/ou inglês), não vai valer aquele diploma daquela renomada escola de inglês que você estudou no Brasil.

Na verdade, você vai precisar de um teste internacional reconhecido pelo Ministerio de Imigração da província de Quebec. Caso você já tenha feito os testes, estes não podem ser datados de mais de dois anos atrás a contar da data da aplicação no processo, portanto cuidado com a data de expiração.

Veja que neste caso, se for o casal, ambos podem ganhar pontos no processo ao comprovar os idiomas requeridos.

Veja os testes reconhecidos pelo Ministério de Imigração do Quebec:

  • Test d’évaluation du français adapté pour le Québec (TEFAQ)
  • Test de connaissance du français pour le Québec (TCF-Québec)
  • Test d’évaluation du français (TEF)
  • Test d’évaluation du français pour le Canada (TEF Canada)
  • Test de connaissance du français (TCF)
  • Diplôme d’études en langue française (DELF)
  • Diplôme approfondi de langue française (DALF)

Para o caso do inglês, o exigido é o IELTS (International English Language Testing System).

No francês, o nível mínimo exigido para ganhar os pontos no processo é level 7 (advanced intermediate ou B2), enquanto que no inglês é o level 5 (intermediate). O interessante é que mesmo que sua língua materna seja o francês ou inglês, ainda assim os testes são obrigatórios.

Além disso, você tem que comprovar que tem um valor de no mínimo 100.000 $CAD na sua conta bancária, adquiridos de forma legal, evidentemente. Sei, é um valor alto, mas se isso ajuda em alguma coisa, pelo menos estamos falando de dólar canadense, que está bem mais barato que o dólar americano.

É preciso ainda ter no mínimo dois anos de experiência como trabalhador autônomo na profissão que deseja praticar no Quebec.

Ter experiência profissional, pra quem quer vir como consultor de TI, acredito que não seja um grande problema pra muita gente no Brasil. Porém, fique atento, você precisa comprovar experiência como consultor autônomo, com firma aberta, tudo direitinho, aí suas chances são boas de ser aceito.

Se você tem pretenção para imigrar através dessa modalidade a longo prazo e não tem experiência como autônomo – PJ ainda, talvez seja a hora de você começar a pensar nessa opção… por que não?!

Atenção: Se você não é de TI e pratica uma profissão que é regulamentada, terá que ter uma autorização do órgão regulador respectivo no Canadá. Pra gente que é de TI, temos o privilégio de não ter que passar por isso, já que TI não é regulamentado, olha só que legal!

Após aplicar no processo de imigração (o que inclui entrevista) e passar, você receberá o CSQ (Certificat de sélection du Québec), através do qual poderá pedir sua residência permanente no nível federal, onde você e seus acompanhantes deverão passar por checagens de segurança (verificação de existência de problemas com a Justiça brasileira) e exames médicos. Estando tudo OK, é só alegria!

Mas calma lá! Vamos ver se seu perfil se enquadra nessa modalidade de imigração?

Veja que você pode fazer um teste de avaliação online (grátis) no link abaixo no final da página para entender melhor suas chances antes de aplicar para esse processo específico, afinal o valor a pagar não é reembolsável – e também não é barato. Veja os valores das taxas na data da publicação deste artigo (valores em dólares canadenses):

  • Principal applicant C$1,062
  • Spouse or de facto spouse C$168
  • Each dependent child C$168

E por último, não desanime se não é o seu perfil, saiba que há outras formas de imigrar para o Canadá, que esta que mostrei, ok? Você pode vir com visto de trabalho, de estudante, como residente permanente, enfim, é uma questão de buscar o que mais se encaixa…

Porfim, saiba que imigrar para outro país é um processo que pode demorar, além de custar uma boa grana. É preciso entender as variáveis, cada perfil é diferente, então não acredite em promessa de imigração fácil, ok?

Exatamente por não ser fácil, somente oriento profissionais de TI nesses processos, apesar de pessoas de outras áreas pedirem, pois adquiri um bom conhecimento do mercado de Tecnologia da Informação e um extenso networking nestes 5 anos passando por várias empresas públicas e privadas.

Veja mais vídeos sobre dicas de como trabalhar com TI no Canadá no canal do Youtube: Imigração TI Canadá , curta também nossa comunidade no Facebook: Imigração TI Canadá – Comunidade no FB

Faça o teste do seu perfil de imigração aqui:

http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/index.jsp?languageCode=en

Veja mais detalhes no site oficial do Quebec sobre imigração como Self-employer:

https://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/businesspeople/applying-business-
immigrant/three-programs/self-employed-worker.html

Veja como aplicar como “self-employed person” nas demais províncias do Canadá, assim como as restrições de áreas de atuação explicadas no começo deste artigo:

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/self-employed/apply.html

Você, profissional de TI experiente, deseja saber mais sobre os processos de imigração? Então cadastre-se abaixo!

[thrive_leads id=’411520′]

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!