Novidades no Processo de Imigração para o Canadá (Quebec)

Compartilhe isto com seus amigos!

O processo de imigração para Quebec, no Canadá, teve mudanças importantes! Não apenas tecnologicamente falando, mas também passou a ter algumas semelhanças positivas com os processos de imigração provinciais no resto do Canadá.

O novo sistema de avaliação de aplicações para imigração, chamado de Arrima, será agora baseado no “expression of interest”, ou numa tradução livre em português, expressão de interesse.

Ou seja, nesse processo, o aplicante, maior de 18 anos e debaixo da categoria “Regular Skilled Worker Program“, vai demonstrar seu interesse em imigrar para a província de Quebec, no Canadá, preenchendo um formulário online onde são pedidos muitas informações, como idade, formação acadêmica, experiência profissional, nível nos idiomas inglês e principalmente francês (veja como aprender de graça aqui), entre outras. Inclusive, pode contar muito nesse processo se a pessoa já tiver uma proposta de emprego de alguma empresa na província.

Antigamente, o processo de imigração da província era baseado numa ordem de chegada, o que obviamente não atendia os interesses econômicos da região, algo sempre muito criticado.

O Quebec estava atrasado nesse processo de imigração, ao passo que outras províncias já faziam suas análises de forma mais eficaz, priorizando os candidatos que mais lhes interessassem, economicamente falando.

Agora, nesse novo processo, o Ministério de Imigração, de acordo com as demandas das mais variadas regiões da província, vai analisar cuidadosamente as candidaturas. Caso a sua for escolhida, você receberá um convite para aplicar para o processo de residência permanente no Canadá.

Acesse o site Arrima – Imigrar para o Quebec, no Canada e você será colocado numa sala de espera virtual. Geralmente é rápido esse processo, embora um pouco bizarro, pois parece que o sistema não suporta transações simultâneas, mas enfim, o importante é conseguir entrar 🙂

Importante ressaltar que o cadastro do seu “expression of interest” é totalmente gratuito e não precisa pagar ninguém para representá-lo, pode fazê-lo você mesmo.

Após criar seu login no sistema, você poderá levar o tempo que quiser para finalizar sua aplicação, desde que não ultrapasse trinta dias para completá-lo. Caso contrário, ela será deletada do sistema, aí terá que recomeçar. Você vai ter que juntar muitos documentos nesse processo (não precisa enviar nada nessa etapa), mas acho trinta dias um prazo razoável.

Depois de completada e confirmada sua aplicação, ela ficará disponível no sistema por um ano. A qualquer momento você poderá voltar a ela para adicionar informações novas e importantes, o que é recomendado pelo Ministério de Imigração. Quanto mais atualizado e relevante for seu processo, mais chances você terá!

O único momento em que você não poderá mais atualizar sua aplicação é depois que você for escolhido. Nesse momento, sua preocupação será em enviar os documentos pedidos o mais rápido possível para evitar maiores atrasos.

Dentro desse período de um ano, você poderá ser escolhido pelo Ministério de Imigração para aplicar para o processo de residência permanente no Canadá, através de um convite, e terá noventa dias para enviar a documentação necessária para provar as informações constantes no seu processo.

Você fará isso através do portal Mon projet Québec, além de ter que atualizar com outras informações e pagar as benditas taxas necessárias. Feito isto, terá que enviar todos os documentos requeridos para validação da sua aplicação, informações essas que serão passadas através daquele portal, pelo Ministério.

Em seguida, você poderá ter que passar por uma entrevista, onde serão validados maiores informações sobre seu perfil, mas pode ser que, dependendo da situação, a entrevista seja descartada e você seja aprovado direto, onde então receberá o CSQ (Québec Selection Certificate) para então dar entrada no processo de residência permanente, Aí é só uma questão de tempo!

Outra situação é a temida “Intent to refuse/refusal”, que é quando, por falta de documentos, você terá um prazo de 90 dias para enviar o que faltar, sendo reprovado caso passe do prazo.

Caso sua aplicação não seja escolhida, ela vai expirar após um ano na base de dados, quando então poderá fazer uma outra quando desejar, e claro, sem pagar nada.

Veja na lista atualizada de áreas de estudos de maior demanda na província de Quebec as pontuações dadas de acordo com as formações e se foram feitas no Quebec ou no Exterior (informações em francês).

Você poderá ver se qualifica para o Regular Skilled Worker Program para o Quebec neste link.

Você poderá acessar Mon projet Québec para obter mais informações.

E aí, está animado pra tentar nesse novo processo? Vamos lá, o que você tem a perder?

[thrive_leads id=’411520′]

 

 

 

 

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Discussão

  1. PATRICIA

Comente!