TI no Canadá: Meu CSQ foi Negado e o PEQ (Programme de l’Expérience Québécoise) Me Salvou

Compartilhe isto com seus amigos!

Eu já estava cansado de esperar pelos resultados da minha aplicação para o CSQ (Certificat de Sélection du Québec) que tinha feito no Brasil já há mais de um ano e meio na época.

Consegui imigrar com visto de trabalho em 2012 e após um ano e meio de labuta e espera, nada de CSQ, nem o menor sinal de fumaça. Pior: quando fui ter notícias, recebi um pedido de solicitação de alguns documentos (cópias certificadas) traduzidos e qual foi minha surpresa quando dias depois de ter enviado os documentos, recebi uma carta falando que meu CSQ havia sido negado por causa da falta de certificação conforme, segundo eles.

Eu havia interpretado erroneamente os formatos das cópias de documentos certificados. Deram o golpe sem misericórida alguma, estava devastado.

O tempo passou, e quando havia trabalhado aqui em Quebec por um ano num emprego full-time, vi que tinha uma ótima opção para conseguir o CSQ de forma mais rápida, e rápida mesmo: demoraria semanas pra chegar, comparado aos meses/anos do processo tradicional iniciado no Brasil – esse processo era o PEQ.

Cumpri os requisitos, apliquei e não deu outra: algumas semanas depois estava com o CSQ nas mãos, pronto pra aplicar pra residência permanente.

O PEQ – Programme de l’expérience québécoise (PEQ – Québec experience program) é uma das formas de imigrar mais fáceis na minha opinião, principalmente se você trabalha com TI.

Acredito que mais simples que isso, só o visto de trabalho, mas não significa que este último seja fácil de conseguir, apenas significa que as regras não são tão restritas comparado a outros programas de imigração no Canadá.

Esse programa tem por finalidade facilitar o processo de residência para profissionais qualificados temporários, estudantes e graduados para que se estabeleçam para trabalhar na província.

Veja que não existe uma grade de pontuação quanto aos requisitos preenchidos, é oito ou oitenta: ou você tem todos ou não será aprovado,claro e cristalino, na lata. E não espere receber a taxa de volta por isso, claro.

Quer saber como você poderia conseguir sua residência permanente aqui através desse processo? Então vamos lá:

Estas são as regras a serem observadas se o seu caso for de trabalhador temporário qualificado (Work Permit). Ao aplicar para o PEQ como trabalhador qualificado temporário, será requerido de você:

  • Ter a intenção de viver e trabalhar em Quebec
  • Ter Francês falado no nível intermediário-Avançado (deve ser comprovado por exame oficial aceito pelo Ministério de Imigração, veja link com mais detalhes sobre os testes oficiais no final deste artigo)
  • Ter experiência de no mínimo um ano de trabalho fulll-time remunerado dentro dos últimos 24 meses da aplicação. O emprego não precisa ser contínuo ou com a mesma empresa e trabalho por conta própria (autônomo/self-employed) não conta para o processo.
  • Estar no país legalmente a trabalho
  • Que esteja ocupando um trabalho de tempo integral do tipo gerenciamento, profissional ou técnico (mínimo 30 horas por semana) classificado nos níves levels O, A or B de acordo com o National Occupational Classification no momento da aplicação (veja link de referência no fim deste artigo).
  • Ter recursos financeiros para se manter e a seus dependentes por um período mínimo de 3 meses
  • Ter pelo menos 18 anos e passaporte válido

Estas são as taxas (em dólares canadenses) a pagar para análise do seu processo do PEQ, independente se o fizer como profissional temporário qualificado ou não, na data de escrita deste artigo:

Principal applicant                            C$785

Spouse or de facto spouse              C$168

Each dependent child                    C$168

Eles estimam o tempo de processamento, caso a documentação esteja completa, em torno de 20 dias. Como disse, o meu saiu em aproximadamente um mês, mas é sempre bom contar com imprevistos (problemas internos no Ministério, problemas de postagem, etc).

Quanto a documentação, se estiver incompleta, será retornada, então revise direitinho para evitar atrasos. Outro ponto que considero positivo é que somente o aplicante principal precisa preencher todos os requisitos, nada é requerido por parte do cônjuge.

Para você que queira aplicar para o PEQ como estudante ou graduado, aqui vão as regras, lembrando que você deve satisfazer todas no momento da aplicação no processo:

  • Ter a intenção de se estabelecer e trabalhar na província de Quebec
  • Ter vivido temporariamente no Quebec com objetivo primário de estudos e ter respeitado o status do seu visto
  • Ter morado no Quebec por pelo menos metade da duração do seu programa de estudos
  • Ter um diploma eligivel no Quebec ou espera obtê-lo dentro de 6 meses da aplicação no PEQ
  • Demonstrar nível intermediário-avançado na conversação em francês (comprovado com exames oficiais, link de referência no final deste artigo)
  • Ter recursos financeiros para se manter e a seus dependentes por um período mínimo de 3 meses
  • Ter pelo menos 18 anos e passaporte válido e estar morando na província no momento da submissão de sua aplicação

Os diplomas eligíveis  no processo do PEQ são:

  • Bacharel
  • Mestrado/MBA
  • Doutorado
  • Diploma de Estudos Colegiais Técnicos (DEC – Diplôme d’études collégiales techniques)
  • Diploma de Estudos Profissionais (DEP – Diplôme d’études professionnelles) atestando 1800 horas ou mais de estudos
  • Diploma de Estudos Profissionais (DEP – Diplôme d’études professionnelles) seguido de um atestado de especialização profissional (ASP – attestation of vocational specialization) comprovando no mínimo 1800 horas de estudos contínuos num mercado específico.

Mas atenção: Esses diplomas precisam ter sido conquistados nos últimos 36 meses do momento da sua aplicação no PEQ, emitidos por uma universidade no Quebec ou instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e obtido na modalidade full-time numa instituição quebecoise localizada na própria província.

Ao aplicar no PEQ, atente-se ao prazo: você não pode fazê-lo antes que faltem apenas seis meses para concluir seu curso e claro, seu certificado de seleção do Quebec (CSQ) somente será entregue quando você enviar toda a documentação comprovando a conclusão do curso.

Se você estiver fora do Canadá no momento da aplicação para o PEQ como graduado ou estudante, não tem problema, pode fazê-lo, segundo informa o site de imigração.

SOCORRO, fui reprovado!

Nem sempre tudo está perdido: você pode aplicar para o Skilled Worker Program sem pagar taxa nenhuma por já tê-la pago por causa do PEQ. Ufa, pelo menos isso, né?!

Mas e se eu preencho ambas as condições para o processo do PEQ como trabalhador qualificado e como estudante/graduado?

Ainda bem que perguntou! 🙂 Bem, neste caso parabéns, simplesmente escolha o que achar mais apropriado para você, simples assim!

ATENÇÃO, reforçando: O PEQ é designado única e exclusivamente para quem deseja trabalhar no Quebec como profissional qualificado, então se você conseguir o CSQ mas, ao invés de trabalhar, quiser continuar estudando, então você poderá ter seu CSQ revogado, tendo que aplicar através de outro processo.

Enfim, este artigo é informativo para auxiliar os colegas, especialmente os do setor de Tecnologia da Informação, a conseguirem realizar o sonho de imigrar para o Canadá de forma menos traumática, digamos.

Veja mais vídeos sobre dicas de como trabalhar com TI no Canadá no canal do Youtube: Imigração TI Canadá , curta também nossa comunidade no Facebook: Imigração TI Canadá – Comunidade no FB

Sempre consulte os links oficiais para informações mais precisas e atualizadas. Deixo os links abaixo para a referência:

Veja mais informações sobre o PEQ para estudantes/graduados aqui

Veja mais informações sobre o PEQ para trabalhadores temporários qualificados aqui

Encontre seu código NOC (National Occupational Classification) aqui

Requerimentos sobre nível do Idioma para o PEQ – Clique aqui

[thrive_leads id=’411520′]

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!