Começar uma vida num outro país pode ser mais difícil do que você imagina, especialmente quando se trata de inserção no mercado de trabalho. Sendo um recém-imigrante, você vai provavelmente enfrentar muitas barreiras, tanto pelos aspectos culturais, como de língua.
Isto é normal e esperado, pois leva tempo para que possamos absorver a nova cultura e aprendermos a nos comunicar num nível aceitável que permita uma comunicação mínima para executar o trabalho que nossa formação profissional e especialidade exigem.
Porém, tem ainda um aspecto tenebroso, que é a questão do preconceito, e nem países desenvolvidos, com população, na média melhor educada, escapam dessa.
Por isso é que o Quebec, uma das maiores províncias do Canadá, tem o programa chamado Employment Integration Program for Immigrants and Visible Minorities (PRIIME), gerenciado pelo Emploi-Québec.
Esse programa visa uma melhor inserção de imigrantes recém-chegados (até 5 anos no país) e minorias visíveis, neste caso, compreendendo nesse grupo, pessoas não-brancas, mesmo as nascidas em solo canadense. Outra restrição é que você nunca pode ter trabalhado na sua área de atuação (profissão), seja nos EUA ou Canadá, o que neste caso, você já seria considerado um profissional integrado no mercado de trabalho.
Para ter acesso a esse benefício, é relativamente simples: você pode comparecer a um CLE (centre local d’emploi) mais perto de sua residência para falar com um agente, que vai avaliar seu histórico profissional e acadêmico. Após ser aprovado preenchendo os requisitos mínimos do programa, lhe será fornecido o documento relativo ao programa PRIIME, que será entregue ao seu (futuro) empregador.
Você não precisa ter uma proposta de emprego em mãos pra ter essa carta PRIIME e isso é o legal da coisa, pois serve como mais um argumento para que você possa apresentar na entrevista de emprego e até mesmo no CV e carta de apresentação antes de enviá-lo, pois a empresa que o contratar poderá ter a opção de pagar até 70% a menos do salário normal para um profissional, que com aquele perfil receberia (o Governo pagará o restante).
E não termina aí: a empresa que o contratar ainda terá acesso a vários outros benefícios do programa, como subvenção para formação de complemento profissional para a execução da função, podendo ser coberto até 100%, além de possível ajuda nos custos de reestruturação do RH para receber pessoas de diferentes culturas, enfim, são muitas vantagens!
O programa é uma ótima ferramenta, não somente para desempregados, mas também para aqueles que estão em sub-empregos devido a dificuldades de integração no mercado de trabalho por problemas dos mais diversos.
Para quem é de TI, isso já pode ser o suficiente, pois o setor de Tecnologia da Informação não está sujeito a nenhum órgão de classe, portanto nossa área não é regulamentada, bastando apenas confirmar nossa experiência e formação acadêmica.
Porém, se sua profissão exige regulamentação para poder atuar em território canadense, não desanime: você ainda pode contar com o IPOP (Intégration en emploi de Personnes formées à l’étranger référées par un Ordre Professionnel), que vai certamente poder ajudá-lo com as orientações necessárias par que você consiga fazer seu caminho de adequação de sua qualificação acadêmica e técnica até conquistar sua autorização na ordem profissional relativa a sua profissão para atuar no país, assim como você atuava no Brasil.
Uma vez contratado, o CLE e o empregador farão os arranjos necessários para poder validar o benefício, que poderá durar até 52 semanas. E se você não tiver ainda uma proposta de emprego, o CLE pode ajudá-lo na sua busca, outra vantagem pra participar do programa.
E aí, gostou da novidade? Compartilhe e acesse os links abaixo para mais informações:
Acesse a página do Quebec sobre o Programme d’aide à l’intégration des immigrants et des minorités visibles en emploi (PRIIME) para mais informações. Veja todas as regras deste programa no Emplois-Quebec (PDF) para ter certeza que o programa é pra você.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Novatec Editora: Livros de TI com 20% com nosso código promocional
- Mentira no Currículo Leva Mulher para a Prisão por Um Ano
- 1000 Vagas Grátis em Cursos de TI à Distância – Avise seu Colega Aí
- Estrutura de um currículo de TI
- Universitário: Veja como você pode obter uma bolsa integral do governo de SP
- Video: Arquiteto da Informação – saiba um pouco mais sobre a profissão
- Do que adianta boas idéias no trabalho se a comunicação for ruim?