Seria viável hoje fazer um curso de nível técnico ao invés de partir direto para um curso de nivel superior? Ou seria uma perda de tempo? Eu tive formação técnica em Processamento de dados antes da faculdade, e essa formação abriu minha primeira porta na área de Tecnologia. Pode ser uma boa opção pra você também, e o que é melhor: opção com salário de nível superior. Veja por que:
Rapidez de colocação no mercado de trabalho
Em geral de menor duração que cursos de nível superior, os cursos de nível técnico permitem uma entrada mais rápida no mercado de trabalho.
Curso focando a prática
Devido a própria natureza dos cursos técnicos, quanto a seu conteúdo ser mais prático que na maioria dos curso de nível superior, o recém-formado sai na frente em busca de uma vaga no mercado de trabalho.
Diferença salarial? nem tanto…
Em muitos ramos de atividade o profissional de nível técnico tem remuneração parecida com a de profissionais de nível superior.
Falta de profissionais no mercado
As empresas estão indo buscar os alunos dentro da escola, veja a reportagem especial do Bom Dia Brasil.
veja o video sobre o mercado de Emprego para Técnicos
Se você não tem dinheiro para pagar um curso de nível superior…
Não fique parado, faça um curso de nível técnico. E se mesmo assim achar caro fique atento , há muitas escolas públicas (ETE’s) ou SENAI’s que você pode cursar gratuitamente. Sim,existem milhares de universidades no país com suas milhares de vagas em aberto. Houve sim uma queda no valor das mensalidades de muitas instituições mas ainda está longe de ser viável para grande parte da população recém-formada em escolas públicas pelo Brasil afora.
A idéia aqui não é mostrar que você pode substituir a faculdade, mas que enquanto a oportunidade não chega, você adentra ao mercado de trabalho como técnico, e com um salário melhor terá condições de pagar sua faculdade, de realizar seu sonho (aliás, fazer curso de nível superior tecnólogo ou bacharel?).
Não fique parado. Tenho amigos que deixaram a universidade or falta de dinheiro e oportunidade de cursar uma universidade pública…e abandonaram tudo. Mas seria essa a solução? Você pode fazer diferente, aproveite a melhora da economia brasileira. E então a faculdade será apenas uma questão de tempo. Se sua área é realmente TI, saiba como escolher seu curso!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Salários de técnicos crescem mais e ignoram a crise
- Formar contingente de técnicos em TI pode ser um bom caminho para suprir a demanda do mercado…mas onde estão os bons cursos?
- Ganhe um curso superior quitado e um vale-curso de R$1.500,00
- Google Oferece 2000 Vagas em Curso de TI a Jovens de Escola Pública
- 1000 Bolsas de 95% pra Formação em TI
- Curso gratuito da CISCO preparatório para Certificação
- Carreiras em TI para todos os gostos
Edson Soares
Hum…. esse caso é controverso Vínicius…
Falo pelo que passo na pele, conclui o médio, sem a certeza da área que pretendia seguir, fiz vários vestibulares e acabei nao me matriculando por medo de começar e nao gostar, etc e tal.
Então decidi fazer um curso técnico, possuia pouco conhecimento em info e aparentemente era uma area com a qual me identificava muito, iniciei um curso técnico de 2 anos em Redes de Computadores, me formo em Dezembro proximo, e posso relatar duas coisas:
1 – o curso é totalmente focado no mercado de trabalho, com muita pratica e com uma boa base teorica em itens que serao realmente utilizados, aprendi muito, descobri q realmente amo essa area e que vou segui-la
2 – se voce busca resultados rapidos nao ira conseguir, presenciei e perdi diversas vagas de estagio, pois a grande maioria das companhias estao dizem: “precisamos que voce esteja no minimo cursando superior”, em 2 anos, nao consegui nenhuma vaga, e nas vagas que perdi a resposta era sempre essa, “sem superior, no way”, graças a indicação de um grande amigo estou na area, e vejo que o conhecimento pratico que tenho, tem muita diferença com relação a outras pessoas que trabalham comigo e estao em superiores.
Finalizo com o seguinte: o conhecimento adquirido com o curso técnico é ótimo e fará a diferença em sua vida profissional, porém nem sempre voce terá vantagens quanto a pessoas que cursam superior, porém quando voce estiver cursando o superior ai sim, será um grande diferencial, pois voce tera experiencia e outra visao da areaa.
Obrigado, grande abrço
Vinicius
Edson, obrigado pela excelente explanação…a obrigatoriedade de se “estar na faculdade” é uma imposição de políticas tradicionais de RH’s não alinhados com o momento do mercado. Já ví gestor quebrando o pau com o RH porque tinha escolhido um excelente profissional mas que não tinha faculdade, e o RH estava barrando. O gestor venceu a briga porque o bom senso, isto é, as necessidades de negócio prevaleceram. E muitas empresas se perdem nessa falta de sintonia, incrível….
Meu primeiro emprego na TI foi devido ao meu curso técnico, mas a empresa era menor, em geral mais flexível com esse tipo de política…
abs, amigo!
Franciele Barros
Concordo plenamente com o Edson, o mercado não abre portas para técnico, me formei em novembro de 2016 e desde o primeiro mês de curso procurei estágio e não consegui até hj. 99℅ das vagas pedem superior cursando, algumas até citam que pode estar só matrículado , ou seja , um cara q entrou ontem na faculdade e não sabe nada é preferível do que eu que tenho o técnico completo. Mas enfim, o técnico é válido na questão de adquirir uma visão abrangente da área, e provavelmente irá me ajudar muito quando for pra faculdade, não me arrependo nem um pouco de ter começado assim. Só gostaria que o mercado melhorasse o modo que seleciona os profissionais, afinal o mais importante é o que sabemos, não? Graças a Deus vou entrar na faculdade no início do ano.