Acelere sua Carreira: Superior em Tecnologia é melhor que Bacharel!!

Tenho que correr mais rápido!

O mercado está fervendo à procura de profissionais na área de tecnologia para o preenchimento de suas vagas. Conforme noticiou o O Dia Online, as medidas do Governo Federal para redução de custo de exportação das empresas tem gerado um expectativa de 100 mil novas vagas até 2010.

Por isso, vai aí algumas dicas: não perca tempo com cursos longos de forma desnecessária…pense bem e responda:

  • Para quê um DBA vai cursar Ciência da Computação (4 a 5 anos) se pode cursar Tecnologia em Bancos de Dados (2 a 3 anos)?
  • Para quê um desenvolvedor vai cursar Engenharia da Computação (5 a 6 anos) se pode cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2 a 3 anos)?

Talvez para o seu ego valha muito esses títulos mas seu empregador não tá nem aí com esse tipo de coisa…aliás , quando você foi contratado lhe pediram para apresentar o diploma de conclusão? Ou então experimente perguntar a seu chefe se ele se lembra qual a sua formação universitária…

No site do MEC você encontra a relação dos cursos de tecnologia. A função desta relação é prover as faculdades e universidades, diretrizes para a criação de seus cursos ou mesmo migração dos cursos já existentes. Em cada uma dessas opções você verá a carga horária recomendada e uma breve descrição do objetivo do curso além da infraestrutura recomendada para um bom suporte.

Dica: compare a grade do curso e título com essas diretrizes do MEC. Se a faculdade as estiver seguindo, mehor será para o futuro do curso em termos de reconhecimento e atualização no mercado.

Pense assim: o tempo que você vai perder cursando várias disciplinas que nunca vai usar (conheci vários desenvolvedores que cursavam engenharia só por causa do título), você poderá estar cursando uma especialização voltada para sua área específica de atuação, um MBA por exemplo e se destacar na sua posição…enquanto aquele seu amigo está ainda no 4º ou 5º ano de Engenharia.

E, por quê não aproveitar o tempo e dinheiro de sobra (um curso de 2-3 anos é mais barato…) para estudar inglês?

Hoje, mais do que nunca é imprescindível para um profissional que almeja uma carreira de sucesso de TI. Aproveite e saiba como escolher um curso de inglês com maiores chances de sucesso.E tem mais uma coisa: ainda que muitas empresas não utilizem o inglês no dia-a-dia, acabam utilizando-o como diferencial nos processos seletivos, portanto não fique para trás.

Conclusão:

Estudar é bom. Estudar com inteligência e visão é melhor ainda. Seu bolso e sua cabeça agradece.

O mercado, como você pode ver , tem pressa. Aproveite a onda de crescimento econômico em nosso país, que tal como uma verdadeira onda, não se sabe ao certo quando a veremos novamente.

E você? concorda com essa opinião? Fique a vontade para opinar!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Vinicius
  2. Fabricio Sousa
  3. Tiago
  4. Vinicius