Nem só de cursos, faculdades, certificações, idiomas viverá o profissional de tecnologia…(apesar dessas coisas terem um papel fundamental na sua sobrevivência)…mas como está sua percepção em relação ao futuro, à crise que se instala no mundo sem deixar sinais de que seja passageira? Você vai trabalhar mais nervoso? ou procurar emprego já com aquela cara de derrotado?
Otimismo. Ninguém gosta de pessoas pessimistas, que vivem reclamando da vida, de sua situação financeira, do bairro onde mora, o emprego que não paga bem, etc. O pessimismo mina suas forças e limita seu campo de ação, porque agimos baseados no que acreditamos que somos capazes de conquistar. Dessa forma, esse tipo de atitude negativa deve ser combatida, sob pena de levar a empresa conivente ao abismo.
Não que tenhamos que fechar os olhos aos problemas da que nos cercam e fingir que nada está acontecendo, tapar os ouvidos e cantarolar…
Mas em face aos problemas, ao invés de remoê-los quanto a o que poderia ter acontecido não vai resolvê-lo. refletir sobre os erros cometidos é bom para que não voltemos a cometê-los, mas quando esse tempo de reflexão se prolonga demais, pode se tornar em amargura e virar uma depressão e levando-o um abismo sem fim…
Esse é o efeito da crise de confiança…interna
Ao invés disso, se pergunte:
- o que eu posso fazer agora para corrigir minha direção?
- qual o próximo passo?
Busque a resposta e parta para a ação, afinal pensamento positivo não enche a barriga de ninguém: continue caminhando, buscando conhecimento, peça ajuda aos mais experientes, aos bem sucedidos, deixe a timidez e orgulho de lado se for preciso…Deus deu talentos e habilidades a cada um de nós que precisam ser aperfeiçoadas, portanto explore-se, conheça-se melhor e tire o máximo de suas habilidades.
E nunca se esqueça:
sempre terão pessoas ao seu lado..
- questionando o investimento que você está fazendo em sua carreira
- dizendo que “não adianta, a tá feia!”
- “O mercado tá saturado, não cai nessa”
Um caso de superação, é o de Barack Obama, candidato a presidência dos Estados Unidos: filho de queniano, negro num país racista, seus pais morreram jovens, chegou a partir para as drogas mas se recuperou e hoje tem grandes chances de ser eleito e dirigir a maior potência econômica do mundo…que tal se motivar com seu exemplo e avançar rumo ao seu sucesso?
Artigos que também podem lhe interessar:
- crimes on-line cresce entre ex-funcionarios de TI
- 10 dicas do profissional mais certificado em TI no mundo
- Certified Ethical Hacker – um hacker ético e certificado
- Capacitação Profissional: Sua Empresa Acredita?
- Profissões de TI – Como ser bem sucedido
- Que tal um voucher de certificação oficial Microsoft GRÁTIS?
- Universidade dá cursos para socializar nerds
Eduardo
Muito legal seu artigo, parabéns. Um outro exemplo que uso muito como forma de motivação é o do Sr. Roberto Marinho, que fundou a Rede Globo com mais de 50 anos. Ele tinha um sonho, foi lá e conquistou, não se importando com a idade.
Abraços
Vinicius
Obrigado Eduardo! é isso aí, infelizmente a gente costumar ver a pessoa HOJE, mas conhecer os percalços que ela passou para chegar nessa posição é o que nos incentiva a acreditar que podemos chegar lá também..abs!