9 Acões Para Aumentar sua Visibilidade no LinkedIn Perante Empresas e Recrutadores

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Você pode ter um perfil profissional bastante rico em termos de experiência profissional, formação acadêmica e competências técnicas e comportamentais, mas do que adianta se não tiver visibilidade perante seu público-alvo?

A mesma lógica que serve para as empresas e seus produtos e serviços, serve para você também!

Ok, você pode até dizer que, apesar de nunca ter pensado em trabalhar sua visibilidade no LinkedIn, ainda assim nunca lhe faltou emprego, mas a questão é: será que você não poderia estar num emprego melhor do que o que está agora, considerando que, com maior visibilidade, mais empresas poderiam encontrá-lo, resultando potencialmente em uma quantidade maior de ofertas de emprego?

Num mercado de trabalho inundado de pessoas em busca de um novo emprego, a visibilidade se torna algo ainda mais crítico para poder se destacar na multidão.

Veja, muitas vezes as empresas acabam contratando perfis menos alinhados as suas necessidades, e não porque querem, mas porque não conseguem enxergar algo melhor no meio de tanta gente, de tanto CV…

Sem trabalhar sua visibilidade, você se torna uma agulha no palheiro perante as empresas e recrutadores. E isto é ruim para você e para as empresas.

A situação ocorre com a gente no dia-a-dia também, veja o exemplo: quem aí já não correu contratar um dos primeiros serviços ou produtos que encontrou na frente na internet, sob a desculpa de falta de tempo para uma pesquisa melhor?

E quantos de nós não se lamentou depois de se frustrar com a escolha? “Puxa, deveria ter pesquisado mais…”

Guardadas as devidas proporções, é o mesmo que ocorre  com muitas empresas, especialmente num mercado em crise, onde lhes costumam faltar recursos para analisar os candidatos com a diligência que precisam para poder tomar uma decisão mais certeira. E aí vem a frustração, com funcionários desempenhando de forma mediana, graças ao processo de seleção ineficiente.

Mas a boa notícia é que você pode ajudar as empresas nesse processo para que contratem melhor, ao aumentar a SUA visibilidade na enorme vitrine que é o LinkedIn.

A lógica é óbvia: quanto mais seu perfil se destacar do mar de profissionais de todos os níveis, profissões e experiências, mais chances as empresas terão de enxergá-lo e assim poderem contratá-lo, economizando tempo e muito dinheiro – sim, porque uma contratação menos efetiva em termos de perfil pode significar um prejuízo enorme, e para ambos os lados.

E aí, vem a pergunta de “1 milhão de reais”: Como posso melhorar minha visibilidade para que o meu público-alvo – as empresas, no caso – me enxerguem?

Bem, primeiramente não existe segredo e receita mágica para aumentar a visibilidade.

Existem, sim, algumas ações essenciais que você pode começar a praticar o mais rápido possível, mas ainda é preciso um pouco mais: é crucial fazê-lo com disciplina, com constância.

Todas essas ações se resumem em “Networking”, aquele velho conhecido de todos nós. Mas não apenas fazer networking, pois tão importante quanto fazê-lo, é determinar como você o fará e qual o público-alvo que irá focar.

Isto não quer dizer que o ideal seria fazer networking apenas com pessoas com as quais tenha afinidade em termos de carreira, afinal temos muito a ganhar com pessoas das mais diversas áreas e culturas, mas é bem mais provável, eu diria, que o retorno que você busca, virá das pessoas relacionadas com seus objetivos de carreira, então eu colocaria esse público como minha prioridade.

Dito isto, Networking no LinkedIn é basicamente interagir com as pessoas na rede social,  especialmente, no caso da busca de um feedback mais focado e com maiores possibilidades de retorno, procurar se relacionar principalmente com as pessoas que tenham relação com seus objetivos de carreira, como já dito acima.

Essas ações que definem o network no LinkedIn são:

1 – Curtir

2 – Comentar

3 – Compartilhar

4 – Seguir as hashtags (#)

5 – Publicar posts e artigos

6 – Recomendar/parabenizar seus contatos

6 – Adicionar nos seus contatos ou seguir, especialmente pessoas dentro da indústria/região/área em que atua ou pretende atuar e interagir com seu conteúdo

7 – Seguir empresas onde deseja trabalhar dentro da indústria/região/área em que deseja atuar e interagir com seus conteúdos

8 – Adicionar/seguir os recrutadores e especialistas em RH, em especial aqueles que conhecem melhor indústria/região/área em que você atua ou pretende atuar, e interagir com seus conteúdos

9 – Participar de grupos no Linkedin e fomentar discussões – através deles, você pode ter acesso a outras pessoas que estão fora de sua rede

Procure executar essas ações regularmente, todos os dias. Separe alguns minutos para isso.

Não há uma ordem ou prioridade, mas é importante considerar que sua visibilidade está diretamente atrelada a intensidade com a qual você as executa, e claro, com a qualidade e precisão do seu conteúdo, da sua estratégia.

Importante: Ao publicar conteúdo na rede, na sua jornada em busca de maior visibilidade, vai ser normal aparecerem pessoas que não tem tato em se relacionar com outros que apresentam opiniões contrárias as delas, tratando você com cinismo ou mesmo agressões diretas e indiretas.

Resista a tentação de se rebaixar ao nível delas ou de desanimar, a melhor coisa a fazer é ignorá-las completamente, mesmo bloqueando-as no LinkedIn, se for o caso.

Se você desistir, são elas que vencerão, com seus discursos de intolerância, inveja, ódio e toda negatividade que carregam consigo.

Ao invés disso, alimente-se de conselhos e dicas de pessoas boas e que lhe inspirem, ainda que discordem de você, mas que o fazem com educação e respeito. São com essas que mais aprendemos!

E você, já trabalhou sua visibilidade HOJE?

 

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