Uma Pergunta para a Recrutadora que pode Otimizar sua Busca por Mais Oportunidades de Emprego

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Ao fazer cadastro em muitos sites por aí , você vai encontrar uma pergunta, mais ou menos assim: “como você ficou sabendo de nós?“.

Uma empresa pergunta isso, não por mera curiosidade, mas por uma razão importante: ao saber como você a encontrou, ela terá uma métrica de eficiência dos seus mais variados canais de marketing. É comum uma empresa investir muita grana nos mais diversos tipos de mídia para divulgar sua marca, como Facebook, WhatsApp, LinkedIn, sites de buscas como Google, Bing, grandes portais de etretenimento como UOL, Terra e por aí vai.

Com tantos canais de divulgação assim, é natural a empresa criar métricas para monitorar a eficácia de cada um deles e assim poder direcionar melhor seus recursos financeiros e de tempo buscando otimizar seu retorno.

E o que isso tudo tem a ver com a minha, a sua carreira profissional em termos de empregabilidade?

Bom, imagine o seguinte: você recebe uma ligação sobre uma proposta de emprego, e a recrutadora começa a falar. Sem muito tardar, você quer saber, ou melhor você precisa saber: “como você conseguiu meu contato, o meu CV?”

Analogamente ao caso da empresa acima, esta informação também é importante, considerando que você, como um ativo e pró-ativo profissional em busca de uma [nova] oportunidade de emprego, cadastrou seu currículo nos mais variados sites de busca de empregos, gratuitos e mesmo pagos, LinkedIn, etc.

E você precisa saber de onde estão vindo os contatos, pois com essa informação em mãos, você poderá canalizar seus esforços naquela plataforma específica na busca de mais contatos do mesmo tipo, afinal, é gerando entrevistas que se aumentam as chances de conseguirmos um emprego, certo?

Para quem está desempregado, já é ruim o fato em si, mas sabe como as coisas podem piorar? Quando nem ao menos entrevistas aparecem! Daí a importância de, quando alguma entrevista aparecer, você entender melhor de onde aquele contato veio para poder investir e assim gerar mais como esses!

Se ocorreu pelo LinkedIn, talvez valha a pena até investir na versão Premium da ferramenta, que é paga, mas oferece um destaque maior ao candidato, e o melhor, o teste por 30 dias costuma ser grátis, então pode valer muito a pena a experiência, além do portal de cursos incluso na assinatura para afiar suas ferramentas de trabalho, veja mais sobre os mais de 3400 cursos disponíveis no LinkedIn.

Portanto, aí está uma pergunta importante, que você pode explorar para poder entender melhor como andam seus investimentos de tempo e dinheiro nos canais de buscas de emprego que anda utilizando.

Talvez descubra que está pagando aquela assinatura de um site de empregos famoso por aí há um bom tempo já, mas acaba descobrindo que os contatos estão vindo do LinkedIn e outros sites, que são gratuitos, então talvez seja a hora de cancelar aquele serviço inútil, ao menos para você, e assim salvar seu bolso, ainda mais num momento delicado como o do desemprego.

Claro, tem muito mais perguntas que você pode fazer para a recrutadora, que podem colocar você numa boa vantagem para conquistar a vaga, mas aquela já é um começo importante.

Comece a entender já seu processo de busca de emprego para otimizá-lo ao máximo, assim você poderá ter boas surpresas ao canalizar seu precioso esforço nos canais que mais lhe dão retorno!

 

 

 

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