Seu Meio Social Pode Afetar a Força da Sua Rede no LinkedIn – Mas Você Pode Mudar Isso

Compartilhe isto com seus amigos!

Uma rede de networking forte significa mais oportunidades de emprego e negócios, e acima de tudo, oportunidades de melhor qualidade, está aí algo que já é senso comum. Segundo publicação do LinkedIn, mais 70% da pessoas são contratadas em lugares onde elas tem uma conexão.

A gente sabe que cada pessoa é diferente, vindo de diferentes históricos familiares nesse nosso Brasil constituído de tantos “Brasis” diferentes, e que isso não costuma ser mérito ou demérito de alguém. Mas fato é que dependendo do “Brasil” em que essa pessoa cresceu e vive, seu networking pode ser melhor ou pior, independente de falarmos aqui em redes sociais ou a vida offline.

E 0 que já sabemos ocorrer no mundo offline, já pode ser confirmado pelo LinkedIn: Segundo pesquisas da empresa, dependendo do ambiente em que a pessoa cresceu e vive, suas chances de ter uma rede de networking forte e eficaz em termos de resultados são bem maiores.

São dados coletados utilizando Inteligência Artificial, Machine Learning, Data Science, enfim, tudo o que há mais avançado em tecnologia disponíveis atualmente. Segundo eles, fato de se ter uma rede de networking forte e eficaz pode ser impactado pelos seguintes fatores:

Onde a pessoa mora e cresceu:
Uma pessoa que mora num bairro com renda média de 100 mil dólares tem 3 vezes mais chances de ter uma rede de network forte que alguém de uma região de baixa renda

Onde você estudou:
Alguém que estudou numa escola ou universidade de ponta e de grande reputação tem 2 vezes mais chances de terem uma rede de networking forte

Onde você trabalha:
Alguém que trabalha numa empresa de ponta e de grande reputação tem 2 vezes mais chances de terem uma rede de networking forte

Somando tudo isso, alguém com esse ambiente mais favorecido pode ter até 12 vezes mais chances de ter uma rede de networking forte, o que representa, sem dúvida, uma boa vantagem competitiva.

Tá, não tive essa sorte toda, o que faço? Só lamento?

Boa pergunta! Embora você possa não ter tido a mesma sorte que outros, em relação ao ambiente familiar e social onde cresceu e vive, incluindo as empresas onde trabalhou, ainda assim é possível ter uma rede de networking mais forte.

Veja, uma rede basicamente se faz com conexões, uma a uma. E cada conexão, representada por uma pessoa adicionada a sua rede, é um portal para uma outra rede, atrás do qual poderão estar escondidas muitas oportunidades. Quando alguém pede para se conectar com você ou você mesmo é aceito ao pedir conexão com alguém, dois mundos se abrem, para ambos.

Vocês entram como que num acordo mútuo, para que as conexões de ambos tenham acesso ao conteúdo publicado por vocês, e então o alcance do conteúdo publicado por ambos cresce, e de forma exponencial.

E veja, a pessoa não precisa de milhares de conexões na sua rede para ser útil a você, talvez uma pessoa só que ela tenha em sua rede pode mudar sua carreira profissional da forma mais intensa e espetacular como nunca ocorreu antes na sua vida profissional – acredite, isto é possível.

Daí a importância de valorizar todos os pedidos de conexão que recebemos, independente da caminhada profissional daquelas pessoas, se têm experiência, estão empregadas ou não.

Mas não se engane, não tem fórmula mágica: Para se ter uma rede de networking forte e eficaz, você terá que se dedicar a desenvolvê-la, construí-la, o que é um processo lento e contínuo, mas a se ver pelas estatísticas, altamente recompensador!

Não sabe como tornar sua rede no LinkedIn mais forte e eficaz?

Veja 9 Acões Para Aumentar sua Visibilidade no LinkedIn Perante Empresas e Recrutadores, Acredito que vão lhe ajudar bastante para o fortalecimento da sua rede de networking, levando-o a oportunidades de empregos e negócios aos quais você não teria acesso de outra forma!

E aí, não se limite ao seu passado, você pode ter uma rede mais forte, agora é com você!

Fonte dos dados neste artigo: LinkedIn: Closing the Network Gap

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!