8 Dicas para Aplicar Agora e Melhorar sua Visibilidade no LinkedIn

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Você sabe o que são técnicas de SEO e como elas podem impactar sua visibilidade no Linkedin? Senão, então vamos lá:
SEO significa Search Engine Optimization (ou em português: otimização do motor de busca).

O que isto basicamente quer dizer é que é um conjunto de técnicas para otimizar a forma como um termo (palavra-chave simples ou composta), seja ela o nome de alguém, algum serviço, endereço de site na internet, pode ser encontrado num motor de busca específico, seja ele uma rede social (Facebook,LinkedIn,Twitter, Instagram), um site de buscas (como Google ou Bing) ou outro site qualquer que tenha igualmente um motor de buscas.

Ah, você não sabe o que é um motor de buscas? Você pode vê-lo em operação quando clica no campo de buscas do site ao colocar uma palavra-chave e dar enter no seu teclado.

Por trás daqueles milissegundos esperando, complexos algoritmos começam a rodar em busca dos melhores resultados relacionados a busca que você está fazendo.

O LinkedIn, assim como outras redes sociais mais amadurecidas, tem otimizado ano após ano seu motor de buscas, e o objetivo é simples, embora a tarefa seja complexa: Fazer com que o usuário encontre os resultados mais úteis e relevantes no seu processo de busca – pra isso, a empresa tem investido em algoritmos e recursos de inteligência artificial cada vez mais sofisticados.

Usuários satisfeitos são mais fiéis aos serviços e o LinkedIn, claro, quer que você permaneça em sua rede social a maior parte do tempo possível, a medida em que lhe entrega o que procura, o mais precisamente possível.

É aí que entra nosso trabalho: Como eu e você podemos tirar proveito dos benefícios do motor de busca no LinkedIn, de modo que seja mais fácil que eu seja encontrado quando buscam por candidatos a empregos, parceiros de negócios, etc?

Estas 8 dicas vão ajudá-lo a atingir esse objetivo:

1 – Coloque palavras-chaves no título do LinkedIn

Se você não customizar o título com as palavras-chaves que interessam ao seu perfil, o LinkedIn vai incluir sua profissão e empresa atual. O problema é que essas informações nem sempre (ou raramente) contém as palavras-chaves que auxiliarão no processo de busca do seu público-alvo para que o encontre.

Então, faça o melhor uso possível desse que é um dos campos mais importantes por ser um dos primeiros a saltar aos olhos quando olham para uma lista de perfis como resultado de busca.

2 – Conecte-se com pessoas relacionadas ao seu negócio/profissão

Recrutadores, empreendedores, gestores ou outros profissionais que são formados e têm mesma profissão que você ou semelhante, ou ainda que trabalham na mesma indústria/empresas que você gostaria de trabalhar… enfim, o perfil da sua rede também tem um papel importante no algoritmo do LinkedIn para trazer nas buscas resultados mais relevantes.

A medida em que você adiciona pessoas e segue empresas mais alinhadas com seus objetivos profissionais, mais chances haverão de que seu público-alvo encontre você, uma vez que provavelmente haverá uma maior similaridade de redes de contatos de vocês.

Veja, isto não significa dizer que não podemos ter pessoas em nossa rede que não tenham o perfil ou interesses profissionais semelhantes, aliás é recomendado a gente diversificar, até pra trazer ideias e pontos de vistas diferentes, além de dar acesso a outras redes que você poderia não ter acesso de outra forma.

Lembre-se, cada contato é uma porta para uma rede de contatos diferente.

3 – Coloque palavras-chaves no endereço (URL) do seu perfil no LinkedIn

O LinkedIn automaticamente cria um endereço de perfil, que costuma ser um ndereço cheio de letras e números aleatórios, que não dizem nada com nada, a não ser o fato de ser um endereço único naquela rede social.

O legal é que ferramenta nos permite customizá-lo para torná-lo mais significativo e mesmo mais amigável aos motores de busca. Altere a URL criada automaticamente, adicionando seu nome e palavras-chaves relevantes ao seu público-alvo.

Após alterar, só não esqueça de mudar também no seu currículo, se o endereço do seu perfil já estiver lá ou em outros lugares como rodapé de email, sites, etc.

Como fazer isso: Na página do seu perfil, você vai ver uma opção a direita superior de sua tela chamada “Editar perfil público e URL”. Clique nele e abrirá outra tela, a tela de Configurações de perfil público. No lado direito dessa página você vai encontrar a seção “Altere sua URL personalizada”. Clique no ícone de lápis para editar a URL do seu perfil, em seguida clique no botão “Salvar”.

4 – Adicione competências como palavras-chaves

Na seção de Competências e Recomendações, na página do seu perfil, adicione as palavras-chaves relacionadas a sua especialidade profissional. Ao clicar no ícone de lápis para adicionar a competência, você poderá reorganizar suas competências dentro de cada categoria ou selecionar até 3 competências para destacar entre suas principais.

Aqui é importante você selecionar as mais relevantes para sua carreira no momento.
Você terá 4 seções para organizá-las: Principais Competências, Conhecimento do Setor Ferramentas e Tecnologias e porfim, Outras Competências.

5 – Coloque palavras-chaves na seção Sobre

Nesta área, coloque um resumo de sua história profissional e principais qualificações, incluindo as palavras-chaves, sem contudo abusar de sua utilização. Lembre-se, seu texto deve ser acima de tudo feito para humanos, e não para máquinas, portanto certifique-se de escrever um texto que agrade o leitor e cative sua atenção para que continue lendo seu perfil até o fim. Ao mesmo tempo, você pode encaixar uma palavra-chave aqui e acolá.

6 – Pesquise o perfil de seus competidores

Faça uma pesquisa das palavras-chaves mais relevantes na seção de buscas do LinkedIn e veja quais os perfis profissionais que mais se destacam na lista de resultados. A partir daí, analise seus perfis e veja como está estruturado em termos de palavras-chaves, pode ser que alguns dos termos que você encontrar lá possam se aplicar a seu perfil no LinkedIn. Neste caso, por que não adicioná-los?

7 – Adicione palavras-chaves na secão de Experiência

Não se limite apenas a adicionar cargo e empresa. Ao clicar no lápis para editar a experiência, você verá o campo de Descrição. Lá, poderá editar e adicionar as palavras-chaves relacionadas aquela experiência profissional.

Aproveite para destacar o máximo possível as habilidades e resultados adquiridos, especialmente aos que tenham forte relação com seus objetivos de carreira atuais. Ainda quanto ao cargo, no campo “Cargo”, não precisa colocar necessariamente o que está registrado em carteira CLT. Ao invés disso, você pode colocar um termo mais significativo em relação as suas atribuições naquela empresa. Mais uma vez, se possível, utilize palavras-chaves.

8 – Utilize hashtags (#) com suas palavras-chaves para destacar seu conteúdo

O recurso de hashtags é comum em todas as redes sociais famosas, e com o LinkedIn não é diferente. Elas auxiliam na categorização de conteúdos por toda a rede. Ao publicar suas postagens relacionadas a sua especialidade, utilize as hashtags para que seu público-alvo possa localizar seu conteúdo mais facilmente. Isto pode atrair a atenção de outras pessoas que curtem conteúdo como o seu, assim como recrutadores e parceiros de negócios.

Pequena pausa: Que tal aproveitar pra aprender mais sobre networking no LinkedIn para encontrar os melhores empregos?

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