Imigrante Recém-Chegado: Esta Carta do Governo Pode Convencer o Empregador a Contratar Você no Quebec

Compartilhe isto com seus amigos!

Começar uma vida num outro país pode ser mais difícil do que você imagina, especialmente quando se trata de inserção no mercado de trabalho. Sendo um recém-imigrante, você vai provavelmente enfrentar muitas barreiras, tanto pelos aspectos culturais, como de língua.

Isto é normal e esperado, pois leva tempo para que possamos absorver a nova cultura e aprendermos a nos comunicar num nível aceitável que permita uma comunicação mínima para executar o trabalho que nossa formação profissional e especialidade exigem.

Porém, tem ainda um aspecto tenebroso, que é a questão do preconceito, e nem países desenvolvidos, com população, na média melhor educada, escapam dessa.

Por isso é que o Quebec, uma das maiores províncias do Canadá, tem o programa chamado Employment Integration Program for Immigrants and Visible Minorities (PRIIME), gerenciado pelo Emploi-Québec.

Esse programa visa uma melhor inserção de imigrantes recém-chegados (até 5 anos no país) e minorias visíveis, neste caso, compreendendo nesse grupo, pessoas não-brancas, mesmo as nascidas em solo canadense. Outra restrição é que você nunca pode ter trabalhado na sua área de atuação (profissão), seja nos EUA ou Canadá, o que neste caso, você já seria considerado um profissional integrado no mercado de trabalho.

Para ter acesso a esse benefício, é relativamente simples: você pode comparecer a um CLE (centre local d’emploi) mais perto de sua residência para falar com um agente, que vai avaliar seu histórico profissional e acadêmico. Após ser aprovado preenchendo os requisitos mínimos do programa, lhe será fornecido o documento relativo ao programa PRIIME, que será entregue ao seu (futuro) empregador.

Você não precisa ter uma proposta de emprego em mãos pra ter essa carta PRIIME e isso é o legal da coisa, pois serve como mais um argumento para que você possa apresentar na entrevista de emprego e até mesmo no CV e carta de apresentação antes de enviá-lo, pois a empresa que o contratar poderá ter a opção de pagar até 70% a menos do salário normal para um profissional, que com aquele perfil receberia (o Governo pagará o restante).

E não termina aí: a empresa que o contratar ainda terá acesso a vários outros benefícios do programa, como subvenção para formação de complemento profissional para a execução da função, podendo ser coberto até 100%, além de possível ajuda nos custos de reestruturação do RH para receber pessoas de diferentes culturas, enfim, são muitas vantagens!

O programa é uma ótima ferramenta, não somente para desempregados, mas também para aqueles que estão em sub-empregos devido a dificuldades de integração no mercado de trabalho por problemas dos mais diversos.

Para quem é de TI, isso já pode ser o suficiente, pois o setor de Tecnologia da Informação não está sujeito a nenhum órgão de classe, portanto nossa área não é regulamentada, bastando apenas confirmar nossa experiência e formação acadêmica.

Porém, se sua profissão exige regulamentação para poder atuar em território canadense, não desanime: você ainda pode contar com o IPOP (Intégration en emploi de Personnes formées à l’étranger référées par un Ordre Professionnel), que vai certamente poder ajudá-lo com as orientações necessárias par que você consiga fazer seu caminho de adequação de sua qualificação acadêmica e técnica até conquistar sua autorização na ordem profissional relativa a sua profissão para atuar no país, assim como você atuava no Brasil.

Uma vez contratado, o CLE e o empregador farão os arranjos necessários para poder validar o benefício, que poderá durar até 52 semanas. E se você não tiver ainda uma proposta de emprego, o CLE pode ajudá-lo na sua busca, outra vantagem pra participar do programa.

E aí, gostou da novidade? Compartilhe e acesse os links abaixo para mais informações:

Acesse a página do Quebec sobre o Programme d’aide à l’intégration des immigrants et des minorités visibles en emploi (PRIIME) para mais informações. Veja todas as regras deste programa no Emplois-Quebec (PDF) para ter certeza que o programa é pra você.

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!