Não basta simplesmente sonhar em trabalhar nas melhores empresas de TI, conhecer as maiores demandas tecnológicas dos próximos meses e obter as melhores formações acadêmicas na área. Há muitos outros fatores que independem de certificações e outros canudos e mesmo capacitação técnica e que podem ser decisivos para o destino de sua carreira profissional daqui a alguns anos.
É preciso também estar atento ao que grandes líderes que trilharam o difícil caminho rumo ao topo – e chegaram lá – tem a dizer sobre o que se espera dos líderes atuais e futuros na área de TI das organizações. Afinal, a voz da experiência fala mais alto do que teorias acadêmicas pomposas.
E se há realmente algum atalho para se chegar lá em cima, grandes líderes como esses é que poderão dizer.
A diversidade de funções que um líder tem que desempenhar e habilidades a desenvolver só tem aumentado a se ver pelas opiniões abaixo.
Os pontos do artigo são de Martha Heller, principal gestora da Prática de Liderança em TI na ZRG, empresa de recrutamento de executivos em Boston (EUA). Ela conversou com três CIOs de sucesso para saber quais são as características obrigatórias para quem almeja chegar ao topo. Reproduzimos aqui os 5 pontos para sua reflexão.
1 – Experiência em gestão de operações que não estejam ligadas à párea de tecnologia: “Se um profissional já administrou segmentos de uma empresa voltada a serviços, por exemplo, sabe como desenvolver métricas para ajudá-lo na tomada de decisões e medir a produtividade das equipes”, explica o CIO da rede norte-americana de farmácias CVS Caremark, Stuart McGuigan. O executivo justifica sua afirmação dizendo que atualmente o mais importante para um líder de TI é conhecer aspectos do negócio. “Só assim é possível vislumbrar como o departamento de tecnologia ajusta-se a tal estrutura”, diz ele.
2 – História de mudanças e desafios: Para a CIO da seguradora norte-americana MetLife, Jeanette Scampas, os melhores gestores são aqueles que já passaram por diversas e diferentes experiências profissionais e que utilizarão todo o conhecimento adquirido na trajetória profissional para trazer resultado ao negócio da companhia na qual atua. “No meu segmento, para ser um CIO é necessário o conhecimento de TI, bem como uma carreira marcada por mudanças”, diz ela, que complementa: “Valorizo pessoas que têm habilidades operacionais e financeiras.”
3 – Experiência de liderança: “A MetLfife é uma companhia global e possui unidades em todo o mundo. É difícil encontrar um profissional que consiga liderar operações geograficamente distantes e numericamente grandes”, diz Jeanette. Além disso, ela também destaca os desafios de lidar com as diferenças entre as culturas dos colaboradores de diferentes países.
4 – Conhecimento das múltiplas funções existentes em uma corporação: Kevin Hart, CIO do provedor de internet Clearwire, acredita que um gestor de TI bem-sucedido deve ter passado pelas mais diversas áreas das organizações. “Eu, por exemplo, já atuei nos departamentos de engenharia, finanças, vendas, produtos, entre outros”, afirma ele, que complementa: “O CIO do futuro será aquele que percorreu todos os níveis da esfera corporativa.”
5 – Profundo conhecimento tem tecnologia: Mesmo com toda essa conversa sobre a necessidade de experiências de negócio, o CIO não pode deixar de conhecer as particularidades tecnológicas.
Se pararmos para pensar, muitas vezes as oportunidades de diversificar nossa experiência na carreira, mesmo que na mesma empresa e função, passa por nós sem que percebamos. Por exemplo, quantos deixam de atuar em outros projetos na empresa onde trabalha por “não ganhar o suficiente para acumular mais uma responsabilidade”?
Muitas experiências nas empresas por onde passamos valem mais do que muitos cursos de especialização que seu chefe possa ter barrado por contenção de custos., e que o possa ter desmotivado.
Precisamos olhar de uma forma diferente para as oportunidades que se apresentam e começar a trabalhar duro, isto é, se almejamos algo mais na carreira atual em que trilhamos.
E se temos que começar tem que ser já, porque uma carreira de sucesso, que leve ao topo na TI de uma organização, não costuma ser construída do dia para a noite, nem mesmo de um ano para o outro. Pelo menos os que chegaram lá parecem concordar com isto…
Artigos que também podem lhe interessar:
- 10 Conselhos para Gerenciar sua Carreira de TI
- O mercado para o especialista em SEO: boas perspectivas
- Consultor SAP – Sucesso à vista!
- O Valor da Certificação para o Profissional de TI
- Game da Intel de gerenciamento em TI agora em português
- 10 erros de postura comuns que podem afundar sua carreira
- 9 Idéias viáveis de Empreendedorismo na área de TI
Discussão