Ranking das melhores faculdades e cursos superiores de TI

Como escolher uma boa faculdade de TI? aprofundando mais um pouquinho a pergunta, como escolher um bom curso de TI numa boa faculdade de TI? Se a primeira já era difícil, essa então…

Muitas vezes nos fixamos na faculdade em si e não no curso (tudo bem que um diploma da USP fala bastante por si, independente da estrutura dos cursos voltados à Tecnologia da Infomação). Muitas vezes, como bem mostra a tabela abaixo, segundo pesquisa da INFO, determinado curso de uma faculdade ou universidade privada, no caso a Unisinos, está melhor posicionada para o curso de Ciência da Computação do que algumas universidades estaduais, federais e PUC’s.

Os Melhores Cursos de Computação (TI) do Brasil em 2016

De qualquer forma, essa pesquisa nos mostra dados importantes com relação a infra-estrutura, professores com doutorado e professores com dedicação exclusiva. Esses pontos dão idéia da qualidade das aulas, afinal quem tem tempo se prepara melhor, certo?

Utilizando os parâmetros apresentados na tabela (vide link abaixo)  você pode ter uma idéia do nível de sua faculdade, caso ela não esteja listada aqui.

O Guia do Estudante, também da editora Abril, é leitura obrigatória, não somente para quem está indeciso quanto a faculdade a cursar, mas também para os cursandos.

Basta digitar o nome do curso, selecionar o tipo de instituição (privada, federal, etc), o ranking de estrelas) e clicar no botão Buscar. Pode ainda filtrar por estado e cidades para ser mais preciso. Estes dados são mantidos pela editora Abril e devem sofrer atualizações frequentes, vale a pena a visita:

melhores-Faculdades-TI-onde-Estudar
Melhores Faculdades de TI – Onde Estudar

Pesquisando a melhor faculdade/Curso de TI no site do MEC:

Você pode ainda pesquisar no portal do MEC as instituições e cursos de TI pelo Brasil todo que estejam melhores qualificados e conceituados. Basta clicar no EMEC – Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados  e abrirá a tela de consulta abaixo.
Dica: Aconselho selecionar a aba Consulta Textual ( a padrão é Consulta Interativa), pois é mais flexível e prática na hora de se fazer as buscas.
pesquisar-melhores-faculdades-curso-mec
Selecione o tipo de busca que deseja fazer (por exemplo, por nome do curso), na caixa de texto ao lado digite o nome do curso desejado e em seguida clique no botão pesquisar. No exemplo abaixo, fiz a busca pela palavra-chave computação, ou seja, todo curso que tenha computação no nome (como Ciência da Computação, por exemplo) é listado na tela. Ao clicar no item desejado da lista, você será levado a outra tela mostrando os detalhes do curso e instituição.

pesquisar-melhores-faculdades-curso-mec-2
Aqui está uma descrição dos parâmetros de qualidade dos cursos e instituições (fonte: MEC). Na sua pesquisa você pode filtrar e ordenar de acordo com esses valores:

Em relação aos cursos, os indicadores informados são a nota do curso no Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito de Curso (CC).

•   Enade: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades e competências. Participam do Exame os alunos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados. Os resultados do Enade são considerados na composição de índices de qualidade relativos aos cursos e às instituições (como o CPC e o IGC).

•    CPC: é composto a partir dos resultados do Enade e por fatores que consideram a titulação dos professores, o percentual de docentes que cumprem regime parcial ou integral (não horistas), recursos didático-pedagógicos, infraestrutura e instalações físicas. O conceito, que vai de 1 a 5 (sendo 5 o valor máximo), é um indicador preliminar da situação dos cursos de graduação no país.

•    Conceito de Curso (CC): composto a partir da avaliação in loco do curso pelo MEC, pode confirmar ou modificar o CPC. A necessidade de avaliação in loco para a renovação do reconhecimento dos cursos é determinada pelo CPC: cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de avaliação in loco.  Cursos com conceito igual ou maior que 3 podem optar por não receber a visita dos avaliadores e, assim, transformar o CPC (Conceito Preliminar de Curso) em CC, que é um conceito permanente.

Em relação às instituições de ensino, os indicadores informados são o IGC (Índice Geral de Cursos da instituição) e o Conceito Institucional:

•    IGC: sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) de cada universidade, centro universitário ou faculdade do país. No que se refere à graduação, é utilizado o CPC dos cursos, e no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes, que expressa os resultados da Avaliação dos Programas de Pós-graduação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O IGC vai de 1 a 5. O indicador pode ser confirmado ou alterado pelo Conceito Institucional (CI), que é composto a partir da avaliação in loco do curso pelo MEC.

Boa pesquisa e bons estudos! 🙂

Avalie sua faculdade de ano em ano, caso você estude em uma particular como a “infeliz” maioria dos estudantes no Brasil. E critique, você não deve estar pagando barato, imagino…a propósito, você sabe quantos doutores tem em sua faculdade?

Acesse o ranking da INFO

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

44 Comentários

  1. FERNANDO GOMES
  2. FERNANDO GOMES
  3. Vinicius
  4. Alan
  5. Adriana gomes da silva
  6. Lucas da Silva Pimenta
  7. Antoniella
  8. Vinicius
  9. marcelino
  10. Vinicius
  11. Gabriel
  12. jhony
  13. Rogerio
  14. Vinicius
  15. Rogerio
  16. THAIS ANJOS
  17. Vinicius
  18. Vanderson
  19. Vinicius
  20. Vanderson
  21. Nailton Santos
  22. Vinicius
  23. Nailton Santos
  24. Douglas
  25. Douglas
  26. Jefferson Nogueira
  27. José Antonio
  28. Vinicius
  29. Bruno
  30. Geraldo S. N.
  31. Vinicius
  32. Vinicius
  33. Cèlio Augusto Silva
  34. júlio cesar a. de araujo
  35. Carlos André
  36. Vinicius
  37. Henrique Mata
  38. Vinicius
  39. marcio
  40. Rafael
  41. Matheus Avilez
  42. Vinicius

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!