Como conquistar sua Certificação de TI

Conquistar uma certificação em TI requer tempo e trabalho duro. As certificações são respeitadas especialmente pelo esforço que se exige de nós de forma a sermos bem sucedidos no exame. Embora existam centenas de certificações no mercado, os passos básicos para conquistá-las são os mesmos, infelizmente não há atalho. Os passos a seguir irão auxiliá-lo na busca de material apropriado, treinamentos e como registrar-se para o exame. Siga-os e boa sorte!

 

  • Decida sobre qual certificação escolher

Embora pareça óbvio, essa questão é essencial para você seguir uma carreira de sucesso: escolher bem, e com base em pesquisa no que realmente se encaixa pra você, o que melhor aproveita suas características. Por exemplo, escolher uma certificação em Java porque lhe disseram que é a que dá mais dinheiro é uma furada, não pela certificação em si, mas porque primeiramente, se você se dá melhor com outro produto e já tem uma certa experiência, e o que é melhor, gosta do que faz, então faz mais sentido escolher a certificação mais apropriada a sua área atual. Isso vai evitar perda de tempo. Outra coisa: você quer se certificar em Java, mas sua empresa trabalha exclusivamente com produtos Microsoft. Qual o tempo você terá para se dedicar ao aprendizado de Java e preparação para o exame?

  • Valorize sua experiência

Você tem tempo de recomeçar sua carreira? pode se dar ao luxo de voltar a estagiar e ganhar um salário simbólico? (Isso mesmo, o fato de você se tornar um profissional certificado não é uma garantia de altos salários, ainda mais em começo de carreira) são perguntas que você deverá responder. Caso você seja esse experiente profissional que cansou da área em que atua e quer mudar por “n” fatores, procure aproveitar suas características. Por exemplo, se você trabalha na coordenação de alguns projetos em sua empresa, considere uma certificação do PMI, que é voltada para gestão de projetos.

  • Estude e treine bastante

Se você já é um profissional experiente na tecnologia em que deseja se certificar, um bom livro voltado a certificação em questão lhe dará o embasamento necessário para conseguir passar no exame. Mas se tudo nessa certificação é novidade para você, então inscreva-se em algum centro de treinamento na sua região (em alguns você pode fazer o treinamento à distância, o que pode ser uma vantagem). Por exemplo, se escolher alguma certificação Microsoft, você pode encontrar em seu site uma lista de centros de treinamentos credenciados pela Microsoft, o que lhe dá uma garantia pois esses centros tem de obedecer a várias regras para serem credenciados, além de perderem esse credenciamento se infringirem as regras, como por exemplo, ter profissionais não reconhecidos como MCT’s ministrando seus treinamentos, mas cada fabricante (CISCO, ORACLE, MICROSOFT, etc) tem suas regras.

  • Registre para o exame

Esse é o passo mais simples: entre em contato com o centro que aplica os exames de acordo com o fabricante que você escolheu. A maioria desses fabricantes permite que você escolha entre a Prometric ou Pearson Vue. Infome o código do exame, idioma caso disponível (algumas provas já são aplicadas em português) e porfim pagará uma taxa, geralmente em dólar. Mas vai aí um conselho: escolha o exame em inglês, já que muitos termos do dia-a-dia da área de TI são em inglês e a tradução do exame ainda é muito pobre. Você poderá sentir mais dificuldade, ainda mais se tiver se preparado para o exame estudando o material em inglês e for fazê-la em português.

  • Atualize sua Certificação

Uma vez que você já passou no exame, fique atento para os caminhos de aperfeiçoamento e carreira dentro da certificação escolhida. As certificações em geral são voltadas a versão do produto, portanto é necessário estar atualizado aos lançamentos e assim fazer o exame de upgrade quando disponível.

E então? já conquistou sua certificação? Compartilhe conosco sua experiência !

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

6 Comentários

  1. GabrielCardelli
  2. neila
  3. Pedro
  4. Vinicius
  5. gabriel

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *