Será que você está pronto para crescer em sua carreira profissional?

O portal do Terra noticiou um provável fim de Steve Jobs no comando da Apple, em breve. Da mesma forma como Bill Gates deixou em julho/08 o comando da Microsoft passando assim a se dedicar em tempo integral na organização de caridade – a Bill & Melinda Gates Foundation, que ele mesmo criou.

Dá para acreditar que esses calejados e bem sucedidos executivos não tenham preparados pessoas que consideram à altura para assumir seus postos e manterem essas gigantes da TI na rota do crescimento?

Mesmo não sendo eu e você um Steve Jobs ou Bill Gates

…em nossa carreira profissional, mais cedo ou mais tarde chega o momento de largar o osso, aquela função que você estava acostumado a tantos anos e que a executava quase que sem pensar, de olhos fechados, para assumirmos posições mais desafiadoras, evoluir….ou não: talvez para ir para a rua mesmo. Com o intuito de minimizar a ocorrência desta triste e últma opção, eu pergunto:

Você está preparado para crescer, assumir novos desafios em sua empresa?

Vai aí 4 dicas que você pode seguir e que certamente lhe ajudará a estar mais preparado para aquela promoção ou mudança de função que você espera tão ansiosamente:

Organize seu trabalho

Crie procedimentos, documentações que formalizem sua rotina diária, evidências de controle para fins de auditoria, etc. Não adianta ter um alto nível de conhecimento técnico sobre determinada tecnologia se problemas reincidem vez por outra e você passa a ser questionado quanto a seus controles.

Seja pró-ativo, supere expectativas

Comunique-se constantemente com seus superiores, dando assim mostras de seu respeito e feedbacks claros com relação a problemas e alertas que podem prejudicar a empresa num futuro próximo. Procure ter uma visão e conhecimento globais do negócio de sua empresa. Não espere que lhe dêem um curso sobre o assunto, invista em livros, pesquisas na internet, enfim, busque o conhecimento.

Esteja pronto para delegar

Muitos profissionais tem medo de documentar processos e delegar suas atividades para um colega, com medo de que venha perder seu posto. Ledo engano. Ao delegar de forma bem sucedida você acaba mostrando qualidades positivas, como ser uma pessoa metódica, organizada, comprometida com a continuidade dos negócios da organização, e o principal,  que você está pronto para novos desafios.

Marketing…Marketing…Marketing

Divulgue seu trabalho. Lembre-se que…

Apenas fracassos e problemas têm propaganda automática…suas atividades bem sucedidas não dispõem desse “recurso avançado”, você precisa divulgá-las manualmente.

Claro, sempre observando a ética, sem precisar passar por cima dos outros, roubando o sucesso alheio.

Talvez amanhã seu chefe lhe pergunte se você tem alguém preparado para assumir sua função, pois tem uma grande oportunidade de crescimento para você… Teria alguém para indicar com segurança? Sua resposta provavelmente denunciará seu planejamento para o crescimento, ou falta dele.

Qual outra atitude você acredita que seja importante e gostaria de compartilhar?

(veja a notícia sobre o Steve Jobs no Terra)

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Vinicius
  2. ChErNoByL
  3. Vinicius