Ética para se estabelecer na carreira profissional, na vida

O que você faria se encontrasse um amigo seu no local de trabalho fazendo algo de errado, mesmo ele sabendo que essa atitude é prejudicial para a empresa? você o denunciaria caso continuasse com essa atitude? ou ficaria quieto em nome da amizade? É possível ainda ser ético num mundo de concorrência tão predatória?

Afinal,o que é ética, mesmo ??

Nem seu próprio mundo você pode contruir sozinho

Ética vem do grego ethos, que significa caráter, modo de ser, segundo definição na Wikipédia. Envolve respeito, atitude, interação e comunicação. Demonstra quem verdadeiramente você é, como pessoa. É intrínseca, vem de dentro de cada um de nós, sendo moldada ao longo de nossa vida.

Se falarmos no contexto de nossas carreiras, trata de agir com responsabilidade e honestidade com nossos colegas, dar o melhor de nós mesmos onde trabalhamos, enfim, características  que nem sempre são reconhecidas nessa época em que valores morais são precificados.

Ser integro de caráter e ao mesmo tempo manter a competitividade não é algo fácil nos dias de hoje. Para tudo se tenta dar um jeitinho, onde muitos carregam a bandeira da frase “os fins justificam-se os meios“, ou seja, não importa sobre o que ou sobre quem terei que passar, mas custe o que custar vou lá”.

Recentemente tive o prazer de assistir uma palestra ministrada pelo Dr. John Maxwell, uma das maiores autoridades sobre liderança no mundo, o qual afirmou que essa tal de ética nos negócios não existe…há somente a ética. Ele explicou que ética é uma questão de vida, não algo que pode ser setorizado em nossa vida, ou seja, se você sempre mentiu aos seus familiares, esse comportamento inevitavelmente se estenderá nos negócios e demais áreas de sua vida.

Como você pode confiar em um funcionário que diz ser fiel e honesto com você e ao mesmo tempo trair a própria mulher descaradamente? Como ele pode ser fiel a você nos negócios se ele não consegue nem mesmo ser fiel à pessoa com quem dorme todos os dias?

Antes de agir, pense:

  • Eu gostaria que fizessem comigo isto que estou fazendo agora com meu colega de trabalho?
  • Tem como fazer melhor com os recursos atualmente disponíveis, o que estou fazendo hoje no meu trabalho?
  • Eu preciso mentir para poder vender meu produto/serviço ao cliente?

A recompensa por sua atitude pode não vir em seu emprego atual, mas pode estar contribuindo para abertura de portas em sua vida que nem mesmo você imagina.

Aliás, já que estamos carentes de pessoas éticas na direção de nossa cidades também, você pode checar aqui a situação fiscal do político em quem pretende votar nesta eleição, inclusive ter acesso ao valor de campanha. O candidato investiu muito na campanha e tem dívidas antigas? hummm…ética se julga pelas atitudes e não pela aparência, não é?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails
Tags:

2 Comentários

  1. Davi

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis: O Segredo para conseguir os melhores empregos

Atenção: Edição por tempo limitado!