O portal do Terra noticiou um provável fim de Steve Jobs no comando da Apple, em breve. Da mesma forma como Bill Gates deixou em julho/08 o comando da Microsoft passando assim a se dedicar em tempo integral na organização de caridade – a Bill & Melinda Gates Foundation, que ele mesmo criou.
Dá para acreditar que esses calejados e bem sucedidos executivos não tenham preparados pessoas que consideram à altura para assumir seus postos e manterem essas gigantes da TI na rota do crescimento?
Mesmo não sendo eu e você um Steve Jobs ou Bill Gates…
…em nossa carreira profissional, mais cedo ou mais tarde chega o momento de largar o osso, aquela função que você estava acostumado a tantos anos e que a executava quase que sem pensar, de olhos fechados, para assumirmos posições mais desafiadoras, evoluir….ou não: talvez para ir para a rua mesmo. Com o intuito de minimizar a ocorrência desta triste e últma opção, eu pergunto:
Você está preparado para crescer, assumir novos desafios em sua empresa?
Vai aí 4 dicas que você pode seguir e que certamente lhe ajudará a estar mais preparado para aquela promoção ou mudança de função que você espera tão ansiosamente:
Organize seu trabalho
Crie procedimentos, documentações que formalizem sua rotina diária, evidências de controle para fins de auditoria, etc. Não adianta ter um alto nível de conhecimento técnico sobre determinada tecnologia se problemas reincidem vez por outra e você passa a ser questionado quanto a seus controles.
Seja pró-ativo, supere expectativas
Comunique-se constantemente com seus superiores, dando assim mostras de seu respeito e feedbacks claros com relação a problemas e alertas que podem prejudicar a empresa num futuro próximo. Procure ter uma visão e conhecimento globais do negócio de sua empresa. Não espere que lhe dêem um curso sobre o assunto, invista em livros, pesquisas na internet, enfim, busque o conhecimento.
Esteja pronto para delegar
Muitos profissionais tem medo de documentar processos e delegar suas atividades para um colega, com medo de que venha perder seu posto. Ledo engano. Ao delegar de forma bem sucedida você acaba mostrando qualidades positivas, como ser uma pessoa metódica, organizada, comprometida com a continuidade dos negócios da organização, e o principal, que você está pronto para novos desafios.
Marketing…Marketing…Marketing
Divulgue seu trabalho. Lembre-se que…
Apenas fracassos e problemas têm propaganda automática…suas atividades bem sucedidas não dispõem desse “recurso avançado”, você precisa divulgá-las manualmente.
Claro, sempre observando a ética, sem precisar passar por cima dos outros, roubando o sucesso alheio.
Talvez amanhã seu chefe lhe pergunte se você tem alguém preparado para assumir sua função, pois tem uma grande oportunidade de crescimento para você… Teria alguém para indicar com segurança? Sua resposta provavelmente denunciará seu planejamento para o crescimento, ou falta dele.
Qual outra atitude você acredita que seja importante e gostaria de compartilhar?
(veja a notícia sobre o Steve Jobs no Terra)
Artigos que também podem lhe interessar:
- Steve Jobs descansa mas deixa um legado inestimável à humanidade
- Linus Torvalds com Windows 7…e daí?
- Notícias de TI: Destaques da Semana – 42
- Profissional de TI Generalista ou Especialista?
- Como Cavar seu Espaço Dentro da Empresa: 6 Dicas ssenciais
- Como deixar uma boa impressão nos primeiros dias no novo emprego
- O Profissional de TI: Preparado para a Entrevista
Akira Kiam
A teoria na prática é outra. Muitas vezes os chefes não querem saber o que você está fazendo. Então, estar pronto ou disposto a apontar o rumo das coisas não depende só da boa vontade, da iniciativa ou proatividade da pessoa.
Se você não encontra eco nos seus esforços, o melhor é procurar aplicar seu potencial em outras bandas.
Seu último artigo..Motorola também vai lançar seu Android
Vinicius
Ótimo comentário, Akira, bem lembrado…
Realmente muitas vezes encontramos chefes pelo caminho que por um motivo ou outro ignora seu subordinado…temos que ter feeling para identificar essa situação e agir, afinal o mercado é grande para os que buscam o crescimento!
YOKO NAKANO
Atualmente moro aqui no Japão. Vejo a maneira como os japoneses se comportam no ambiente de trabalho. Realmente são pessoas trabalhadoras, trabalhadoras ao extremo, trocando a família pelo trabalho. Respeitam bastante os seus superiores e também seus colegas de trabalho que entraram antes na firma. Vejo que essa atitude não é o NATURAL dessas pessoas, e sim o que “manda a LEI”, é o que deve ser feito, senão você não está habilitado à trabalhar aqui no Japão. Tudo isso é preocupante, os japoneses são frios, então quando a situação da firma não está boa, eles podem demitir essas pessoas de uma hora para outra, não lembrando sequer que esse funcionário lhe foi fiel desde que começou a trabalhar. É necessário que todos usemos o BOM SENSO, pra tudo, não é mesmo? FIDELIDADE com a firma, sim, mas FIDELIDADE com você, em 1o. lugar!
Aprendendo a Língua Japonesa
Dicas para Guardar dinheiro
Seu último artigo..DICAS PARA GUARDAR DINHEIRO – MINHA EXPERIÊNCIA
ChErNoByL
Boa dia,
Achei o comentário muito bom. Contudo, gostaria de ressaltar que o crescimento profissional do funcionário não é só responsabilidade dele, mas tammbém, de seu líder.
Por exemplo, essa semana tive uma reunião em minha empresa onde a equipe recebeu o feedback de que não está se esforçando o suficiente e que se o líder sair da empresa de uma hora pra outra não há ninguém apto para ocupar seu lugar. Oras lhes pergunto, de quem é a responsabilidade de capacitar o funcionário para isso?
Infelizmente existem os líderes e os chefes, no caso de onde trabalho existe um chefe, que tem medo de desenvolver seu funcionário e iniciar uma “concorrência”, ou seja, é isso que acontece quando o líder ter medo de delegar tarefas.
Homero Reis e Consultores
Excelente post!
É muito importante o profissional ser capaz de se auto-avaliar e encontrar em si o conhecimento sobre suas capacidades, tanto para saber os pontos fortes quanto para melhorar os fracos e não cometer erros nas decisões para a carreira.
Vinicius
@Homero Reis e Consultores, obrigado amigo, reconhecer isto que é difícil, muitas vezes somos boicotados por nosso próprio orgulho…abse sucesso!