Imigração a Jato para o Canadá: Passo a Passo Rumo a Sua Conquista do Primeiro Mundo – Parte 2

No artigo anterior, Imigração a Jato para o Canadá: Passo a Passo Rumo a Sua Conquista do Primeiro Mundo – Parte 1 (se você perdeu, siga o link), falamos sobre o processo de imigração para o Canadá a nível federal, e agora falaremos a nível provincial, mais especificamente tratando da província de Quebec, que tem um processo de seleção de seus imigrantes bem particular.

O Quebec é a única província no Canadá onde o idioma predominante é o francês. E talvez por isso, uma das regiões mais fáceis para se obter aprovação do processo de imigração, uma vez que a maioria dos candidatos a imigração preferem ir para  províncias anglófonas, como Ontário e Vancouver, citando como exemplo de maiores destinos dos profissionais de TI.

Porém, existem vários fatores positivos sobre Quebec pra quem pensa em seguir sua carreira profissional no Canadá, e uma delas é o equilibro entre trabalho e familia, através da jornada de trabalho de 7 horas (há exceções com jornadas de 8 horas). Eu mesmo já trabalhei em empregos com jornada a 7 e 8 horas, e basicamente vai depender da cultura da empresa e o público a que serve, se ela de abrangência provincial, nacional ou internacional.

O fato é que a possibilidade de equilibrar a vida familiar com o trabalho é algo raro na área de TI em qualquer lugar do mundo, principalmente para quem veio de cidades grandes, então existe o choque da queda de ritmo de trabalho (um choque positivo, diga-se de passagem) e que aos poucos vamos relaxando e nos adaptando.

Outro ponto bastante positivo, principalmente pra quem mora em Montreal, é a oportunidade de falar duas línguas, o inglês e o francês quase que simultaneamente. Não é raro misturarmos as duas enquanto falamos, perguntarmos em inglês e ouvir a resposta em francês, enfim, é uma grande riqueza cultural que não tem preço.

Quanto ao processo de imigração, o Quebec tem um acordo especial com o governo canadense, de modo que ele foi autorizado a ter suas proprias regras de seleção de imigrantes, o que é uma exceção no país. É por isso que o certificado de seleção do Quebec (CSQ) é exigido como requisito para quem quer ter direto a residência permanente no Canada e pretende morar em Quebec.

Como o próprio nome diz, o certificado de seleção é válido somente para aquela província, sendo que para residir em qualquer outro lugar no resto do Canada, basta você apresentar a carta de residente permanente.

Então, se você decidir por imigrar para a província de Quebec, primeiramente você precisará tirar o CSQ (Certificat de sélection du Québec) antes de aplicar para um visto de residência permanente.

Esse certificado é o que vai atestar que seu perfil profissional atende aos requisitos de eligibilidade exigidos pela província para que possa receber o aval para demandar o visto  para imigrar como residente permanente. Entre os requisitos principais estão o nível acadêmico, profissão, idade e nível de fluência nos idiomas inglês e francês.

O custo do processo de análise do seu pedido de imigração não sai de graça obviamente, portanto é interessante fazer uma prévia dessa análise através do link na web indicado logo abaixo, oferecido pelo próprio governo da província. Lá você vai ter uma idéia inicial se seu perfil se encaixa no que o governo aceita no momento (as regras podem mudar sem aviso prévio, portanto é interessante refazer o teste antes de aplicar).

O resultado não é oficial e não significa uma garantia que seu processo será aprovado mas diminui em muito as chances de que você perca seu tempo e dinheiro, uma vez que você identificará a relevância do seu perfil, podendo tomar a decisão de melhorar alguns pontos antes de pagar para iniciar o processo de imigração.

Muita gente ignora esse teste e descobre depois de pagar a taxa (salgada, diga-se de passagem), que seu perfil não foi aprovado (lembre-se que não há reembolso da taxa independente do resultado da análise do seu perfil).

Talvez você poderá evitar jogar dinheiro fora e toda a ansiedade que um processo de imigração como esse, que pode durar até meses,  pode trazer. Vejo muita gente se frustrar e perder completamente a motivação para a busca de seus sonhos de imigrar, tudo porque faltou planejamento, algo essencial pra quem não tem tempo nem dinheiro a perder.

Para saber se seu perfil e de seu/sua conjuge é elegível, faça sua avaliação online no link Preliminary Evaluation for Immigration (PEI) . De novo, lembre-se que o resultado do teste online é somente uma avalição grátis sem fins oficiais, apenas uma opinião do ministère de l’Immigration, de la Diversité et de l’Inclusion(MIDI) quanto a sua candidatura dentro das informações que você providenciou.

Importante salientar que se você pretende imigrar como empreendedor, esse teste não serve como avaliação. Você deverá neste caso acessar o Investor Program para mais informações.

O teste online é anônimo, então não se preocupe com a pontuação mostrada, pois é somente par aefeito informativo. No teste você deverá responder questões relacionadas ao seu perfil, treinamentos, experiência profissional, conhecimentos do inglês e francês, sua relação com o Quebec (parentes, etc), suas estadias no passado, se tem uma proposta de emprego de uma empresa na província e informações quanto a sua/seu conjuge.

Ah, é importante considerar também sua capacidade financeira para se sustentat  durante os primeiros meses no novo país.

É importante ser honesto consigo mesmo e não superestimar seus skills, como muita gente faz com idiomas por exemplo, colocando avançado quando na verdade mal tem o intermediário. Lembre-se que você deverá provar o nível do idioma com certificados internacionais.

Veja os programas de imigração abaixo, no caso de você morar ou já ter morado na província antes:

Programme de l’expérience québécoise (PEQ – Québec experience program)

PEQ – Québec graduate :  Se você obteve um diploma elegível para a PEQ no Quebec e se tem nível intermediario para o avançado no francês, esta é uma opção. Subentende-se que você morou na província durante seus estudos.

PEQ – Skilled temporary foreign worker: Esta opção se aplica a você se você reside no Quebec e trabalha numa profissão elegível apra a PEQ pelos útimos 12 ou 24 meses. Os requisitos de idioma são os mesmos do ítem anterior.

A opção abaixo, no entanto, é para você que não reúne as condições anteriores com relação a experiência profissional no Canada, especificamente na província de Quebec:

Regular selection program for skilled workers

Este programa vai considerar seu perfil sócio-ocupacional (e de seu/sua conjuge incluido na aplicação no processo de imigração) baseado em 10 fatores.

Foreign student in Québec

Este programa se aplica se você está estudando ou completou seus programas de estudos no Quebec.

Temporary foreign worker

Este programa se aplica se você foi legalmente admitido no Quebec como um trabalhador temporário por pelo menos um ano.

Youth exchange program

Este programa se aplica se você foi legalment eadmitido no Quebec como participante de um programa de intercâmbio da juventude (como por exemplo através de um Working Holiday, Young Professionals or International Co-op Internship permit) por pelo menos um ano.

Existe uma exceção para que você imigre para o Quebec ainda que não tenha o CSQ que é o Temporary foreign worker citado acima. Através dele, o empregador pode conseguir uma autorização de trabalho chamada Certificate of Acceptance (CAQ) emitida pelo  LMIA (Labour Market Impact Assessment) através da embaixada canadense.

Basicamente, a empresa deverá justificar a necessidade de contratar alguém com seu perfil provando que não conseguiu encontrar profissional no mercado interno. Isto é feito para se proteger a mão-de-obra interna na província. Caso aprovado, a empresa enviará para copias do CAQ que você utilizará na obtenção do visto temporário.

Aliás, esta foi a forma mais rápida que me permitiu entrar no Canadá com emprego garantido ainda que não tenha o CSQ ou o visto de residência permanente no país.

No meu caso, solicitei o CSQ após chegar aqui e em seguida o visto de residência permanente. Passei por muitas dificuldades mas venci, e isso que quero deixar pra você. Terei novidades de algumas parcerias para te ajudar a realizar seu sonho também e não cometer muitos dos erros que cometi, gastando $$$ dólares que poderiam ser bem melhor utilizados.

Por enquanto, cadastre seu email nestá página a direita da sua tela e fique ligado!

Quer aprender mais sobre como Imigrar?

​Então cadastre-se abaixo agora!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails