Cloud Computing: a Microsoft e seu novo mega datacenter

Nuvens cada vez mais densas estão se formando no mundo da tecnologia…e agora é a vez da Microsoft: Com um mega datacenter de 550 milhóes de dólares sendo construído em San Antonio, no Texas,  destinado a suportar as aplicações em cloud computing da empresa, como o Hotmail, Microsoft.com e Windows Live Messenger, Live Mesh e Exchange Online entre outras inovações futuras.

Algumas curiosidades da mega estrutura de datacenters para cloud computing da Microsoft:

  • 602.000 galões de água reciclada para refrigeração
  • Tem o tamanho de 10 campos de futebol (americano), que deve dar por volta de 55.000 m²;
  • 7 salas com geradores de energia (backup) com aprox. 1000 baterias cada uma;
  • São na verdade dois datacenters gigantes, lado a lodo, sendo um backup do outro;

Além disso, um software específico foi desenvolvido pela própria Microsoft para gerenciamento dos recursos do mega datacenter, dado sua complexidade.

Os mega datacenters se multiplicam a toda velocidade pelo mundo, como os anunciados pelo Google, IBM, CISCO e especificamente no Brasil, a Locaweb, que sem modéstia alguma, pretende ser o maior da América Latina. Isso mostra que o conceito de computação em nuvem está muito longe de um modismo sem fundamento.

Isso nos deixa um alerta:

Devemos, como profissionais de TI, estar atento às mudanças tecnológicas trazidas pela nuvem, adaptarmos a essas novas e emergentes tecnologias, para assim aumentarmos nossa capacidade de empregabilidade.

Esse sim é o verdadeiro remédio contra a crise do emprego tanto em momentos bons da economia quanto nos maus…

Isso mesmo, bons momentos trazem dinheiro e consequentemente desenvolvimento à uma região. O desenvolvimento é feito de mudanças tecnologias entre outras coisas…e uma coisa tão boa como essa tem o poder de deixar os profissionais obsoletos para trás.

As 16 carreiras com maior demanda nos próximos meses é uma prova dessa evolução no mercado de trabalho. Virtualização passou a ser tratada com mais seriedade nas empresas a partir do conceito de Cloud Computing.

Mais detalhes do mega datacenter da Microsoft, veja na InformationWeek (inglês).

E aí, qual mudança você acredita ser mais significativa no mercado de trabalho de TI?

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

4 Comentários

  1. arnaldo
  2. BrunoFoca

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *