O mercado de trabalho para os técnicos: Vai um emprego aí?

Seria viável hoje fazer um curso de nível técnico ao invés de partir direto para um curso de nivel superior? Ou seria uma perda de tempo? Eu tive formação técnica em Processamento de dados antes da faculdade, e essa formação abriu minha primeira porta na área de Tecnologia. Pode ser uma boa opção pra você também, e o que é melhor: opção com salário de nível superior. Veja por que:

Rapidez de colocação no mercado de trabalho

Em geral de menor duração que cursos de nível superior, os cursos de nível técnico permitem uma entrada mais rápida no mercado de trabalho.

Curso focando a prática

Devido a própria natureza dos cursos técnicos, quanto a seu conteúdo ser mais prático que na maioria dos curso de nível superior, o recém-formado sai na frente em busca de uma vaga no mercado de trabalho.

Diferença salarial? nem tanto…

Em muitos ramos de atividade o profissional de nível técnico tem remuneração parecida com a de profissionais de nível superior.

Falta de profissionais no mercado

As empresas estão indo buscar os alunos dentro da escola, veja a reportagem especial do Bom Dia Brasil.

veja o video sobre o mercado de Emprego para Técnicos

Se você não tem dinheiro para pagar um curso de nível superior…

Não fique parado, faça um curso de nível técnico. E se mesmo assim achar caro fique atento , há muitas escolas públicas (ETE’s) ou SENAI’s que você pode cursar gratuitamente. Sim,existem milhares de universidades no país com suas milhares de vagas em aberto. Houve sim uma queda no valor das mensalidades de muitas instituições mas ainda está longe de ser viável para grande parte da população recém-formada em escolas públicas pelo Brasil afora.

A idéia aqui não é mostrar que você pode substituir a faculdade, mas que enquanto a oportunidade não chega, você adentra ao mercado de trabalho como técnico, e com um salário melhor terá condições de pagar sua faculdade, de realizar seu sonho (aliás, fazer curso de nível superior tecnólogo ou bacharel?).

Não fique parado. Tenho amigos que deixaram a universidade or falta de dinheiro e oportunidade de cursar uma universidade pública…e abandonaram tudo. Mas seria essa a solução? Você pode fazer diferente, aproveite a melhora da economia brasileira. E então a faculdade será apenas uma questão de tempo. Se sua área é realmente TI, saiba como escolher seu curso!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Vinicius
  2. Franciele Barros