6 dos Maiores e Melhores Portais de Emprego GRÁTIS Disponíveis no Brasil

Compartilhe isto com seus amigos!

Não basta estar desempregado, dá para piorar: ter que pagar sites de classificados de empregos na internet para ter direito a acessar as vagas. Essa situação, tão comum no Brasil, não é nada normal em países desenvolvidos, como os EUA e Canadá, por exemplo.

Em países de primeiro mundo, quem paga são as empresas, para anunciarem as vagas, nunca os candidatos, para terem acesso a elas!

Agora, pense nisso: você acha que as empresas que anunciam de graça nesses sites, enquanto você paga para ter acesso a elas, se limitam a esses sites somente para anunciá-las ou utilizam outros canais, como LinkedIn, Twitter, Indeed, só pra citar alguns? Não!

Ou seja, você pode estar concorrendo as vagas com muita gente que nem paga por aquele serviço que VOCÊ paga. A partir daí, você pode ter uma ideia porque mesmo se candidatando a tantas vagas no seu perfil naqueles portais, ainda assim o retorno é tão baixo… mesmo para uma mísera entrevista que seja…

Mas nem tudo está perdido, você não precisa ser refém dos sites pagos: temos ótimos portais de buscas de emprego, e ainda por cima, GRÁTIS. Veja, não estou aqui para dizer que os sites de empregos pagos pelos candidatos são vilões, é apenas um modelo de negócio que, apesar de não ser o ideal a meu ver, ainda funciona para muita gente.

Porém, players de peso, como os listados abaixo, estão conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Listei abaixo 6 desses maiores e melhores portais de empregos, que abrangem todas as carreiras e de nível nacional, e que não cobram NADA dos candidatos.

Recomendo fortemente o investimento de seu tempo neles (não de grana, pois são GRÁTIS) antes de partir para uma solução paga:

1. Vagas

Vagas é um portal totalmente gratuito para quem busca empregos, que opera desde 1999. Tem mais de 14 mil vagas publicadas nos mais diversos setores da economia e uma média de mais de 100 mil vagas por ano. E ainda conta com muitas dicas para o desenvolvimento da carreira profissional. Eles cobram das empresas através da oferta de vários serviços especializados na área de RH.

E também tem um aplicativo grátis chamado Vagas de Emprego, para IOS e Android. Nele, você pode cadastrar alertas, acompanhar suas candidaturas, entre outros recursos muito úteis.

2. Indeed

Indeed é um dos maiores sites agregadores de empregos do mundo, também presente no Brasil e muito utilizado. Tem uma interface simples, similar a do Google, onde você pode encontrar vagas em uma região específica que são divulgadas por outros portais afora pela internet.

Uma grande vantagem dele é que você pode ver as avaliações da empresa que divulga a vaga, como questões sobre ambiente de trabalho, salários, gestão, etc, o que pode lhe ajudar a tomar uma melhor decisão sobre sua candidatura.

Tem um ótimo aplicativo, disponível para IOS e Android, recomendo muito. Uma função legal é que o algoritmo da plataforma automaticamente sugere empregos novos cadastrados diariamente, de acordo com as palavras chaves que você costuma utilizar nas buscas, além da função de alertas por e-mail, essencial.

3. LinkedIn Jobs

O Linkedin Jobs é uma ferramenta básica para quem já usa essa rede social, isto é, deve ser acessada como um recurso dentro do próprio Linkedin. A vantagem do recurso de empregos dela é que ela lista as vagas que tem o melhor “match” com seu perfil profissional.

Daí a importância de customizar seu perfil com as palavras-chaves mais relevantes, pois assim o algoritmo da ferramenta poderá indicar as vagas mais aderentes a seu perfil.

Outra função é que, fazendo uso de algoritmos avançados baseados em inteligência artificial, o LinkedIn refina a qualidade das vagas que apresenta a você baseando-se na sua atividade na rede social também, como posts que curte, compartilha ou comenta, hashtags e empresas que segue, o que ajuda a mostrar empregos que são realmente relevantes com seu objetivo atual de carreira.

Não se esqueça de ajustar a função Linkedin – Interesses de Carreira para ajudar o algoritmo a mostrar vagas mais relevantes a seu perfil.
O aplicativo é grátis, no site do LinkedIn, disponível para IOS e Android.

4. Glassdoor

Glassdor, a empresa de Review anônimo de empresas mais famosa do mundo e que recentemente adquiriu a LoveMondays, permite não somente avaliar empresas e salários, mas também tem a função de busca de empregos, alertas de vagas e acompanhamento de empresas favoritas.
Outra função fantástica pra quem está se preparando para entrevista de emprego é o Review Entrevista, que permite fazer review anônimo sobre a entrevista numa determinada empresa e ainda adicionar as perguntas que foram feitas, para que outros usuários tomem conhecimento.
Você pode consultar experiências de outros candidatos as vagas naquela empresa e assim ter uma melhor ideia de como se preparar para sua entrevista. O aplicativo é disponível para Android e IOS.

5. Google Jobs

Google Jobs agrega milhares de empregos de sites corporativos e outros sites classificados de empregos online. A função de busca de emprego do Google é extremamente simples de usar! Pra variar, o Google não reinventou a roda, ou melhor, a interface: apenas usando a sua boa e velha interface de buscas, digite a sua profissão e a palavra emprego.
Aparecerá um painel azul, onde você poderá ver uma lista de filtros no topo e a lista de vagas abaixo.
O legal é que você pode adicionar seu endereço no seu perfil do Google e assim ela vai indicar dando preferência a vagas mais próximas da sua região.
Nos filtros, além dos tradicionais, você ainda pode adicionar outros filtros, como localização, data de postagem, empresa, etc. Pode ainda salvar a vaga para consulta posterior e criar alertas de vagas por e-mail.

6. Portal SINE

O portal Emprega Brasil disponibiliza a busca por milhares de empregos no seu site e também no aplicativo SINE Fácil. No aplicativo, além de permitir a busca de vagas de emprego em todo o Brasil, ainda permite agendamento de entrevistas e acompanhamento de candidaturas.

A vantagem principal desse serviço de busca de empregos em relação aos demais é que este se integra com o Ministério do Trabalho, podendo assim ter acesso a várias informações como o seguro-desemprego, por exemplo.

O aplicativo, no entanto, está somente disponibilizado para a plataforma Android.

Esses são os 6 sites que mais recomendo no Brasil, mas reconheço que tenham muitos outros sites úteis nesse sentido. Meus critérios de análise foram a solidez e confiabilidade da marca, a abrangência no território nacional e a variedade de profissões cobertas. Invista um tempinho conhecendo cada uma das funções  oferecidas por esses grandes portais e explore-as, vai fundo.

Para cada carreira e região no país, pode ser que um deles seja melhor que outro na disponibilização de vagas no seu perfil, mas aí só o tempo e muitos testes irão dizer.

Pode ser que no fim, um site de empregos pago lhe seja útil, mas a se ver por esses grandes portais de empregos grátis disponíveis, há uma grande chance de que aqueles que cobram por esse serviço dos candidatos não sejam mais tão relevantes como eram algumas décadas atrás…

E aí, qual sua opinião? Já utilizou alguns deles?

Recomenda algum outro?

Antes de você ir, outra coisa importante: não adianta se cadastrar em tudo o que é site bom por aí, se não se atentar as 20 verdades por trás da Falta de Feedback (ou Feedback negativo) do Recrutador Após Enviar o CV. Certos ajustes no seu CV e na forma como está enviando para as vagas pode fazer uma enorme diferença.

Preste atenção a esses detalhes, vai valer a pena!

 

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!