Os Monstros Criados pela Competitividade Extrema no Ambiente de Trabalho

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A competição no ambiente de trabalho é saudável, mas quando instigada em demasia, pode levar a individualismos exagerados, desviando o foco principal dos colaboradores, que é colaborar, trabalhar juntos para o alcance das metas corporativas.

Na ânsia de querer brilhar mais que o outro, as pessoas podem chegar até ao ponto de torcer pelo erros dos colegas ou pior, mesmo contribuir, ainda que indiretamente (ou por omissão), para que os erros ocorram.

Tudo isso, com o passar do tempo, cria um ambiente tóxico no meio corporativo, onde ninguém pode confiar no outro, o nível de estresse e ansiedade vão se elevando, assim como a intolerância entre as pessoas e por fim o saldo: equipes de baixa produtividade, alta rotatividade de pessoal e absenteísmo ocasionado por problemas de saúde e por aí vai.

O resultado inevitável, quando se perpetua esse tipo de ambiente tão nocivo para os colaboradores, é a estagnação da empresa e eventualmente o fracasso total através da falência do negócio. A boa notícia, porém, é que há como mudar isso, e sem gastar um centavo, veja mais abaixo.

Mas ao contrário do que muitos pensam, a mudança não deve começar pela liderança – embora uma liderança consciente tem seu peso importante – mas acima de tudo, deve começar por cada um de nós, no papel de colaboradores.

A saúde do nosso ambiente de trabalho começa com nossas pequenas atitudes de cordialidade, respeito, empatia e tolerância, especialmente expressadas com palavras.

Quantas vezes fomos omissos ao deixar de ajudar quando vimos algum colega derrapar em algo no seu trabalho, seja pela qualidade do serviço, prazo não cumprido, falha de comunicação, etc ?

E além da omissão, pior, chegamos a alimentar o problema com críticas a terceiros sobre como aquela pessoa falhou, com ares de zombaria e mesmo crueldade. “Ah, é só uma piadinha, pra descontrair!”. No fundo você sabe que não é assim, ainda mais quando não aceitamos o mesmo tipo de piadas conosco.

Não podemos nos deixar que a alta competitividade nos transforme em monstros. Já há crueldades demais por aí, no mundo online e offline, onde as pessoas se agridem gratuitamente, e certamente sua empresa não precisa de mais alguém assim.

Estenda a mão, se ofereça para ajudar, mentorear aquele colega com mais dificuldades e dê feedback de forma gentil se encontrar abertura para isso. E por que não, até mesmo tomar partido se ver a pessoa sofrendo injustiça? “Ah, mas posso me queimar ao me meter”, dizem uns.

Ora, se você pode se queimar por defender um colega de uma injustiça descabida, até que ponto aquele lugar te merece?

Na maioria das vezes não temos nem que chegar a tanto. Em geral as coisas são bem mais simples: basta uma palavra de incentivo, um cumprimento pelo bom trabalho, para que persista, pode fazer toda a diferença na vida de alguém. Pode ser a ignição que falta para que aquela pessoa reconquiste a confiança perdida e deslanche na função, fazendo com que no fim, todos ganhem.

Saiba que nós respondemos através dos elogios e não de críticas. As críticas fazem a gente ficar na defensiva, levando  as divergências para o lado pessoal. Critique uma vez e a pessoa vai relevar, duas vezes e ela vai ficar receosa, na terceira, vai achar – ou ter certeza – de que é pessoal.

Agora, elogie-a pelas coisas que tem feito corretamente e as chances são astronômicas de que ela vai responder com um trabalho melhor ainda no próxima vez, afinal, quem não gosta de ouvir elogios?

Infelizmente, vemos pessoas armadas até os dentes no trabalho, que não hesitam a atirar ao menor deslize do colega, tudo na tentativa de ofuscar o brilho do outro. Nessa busca cega pelo status de estrela – as vezes até de forma inconsciente – elas destroem, não somente a carreira, mas o emocional daquelas pessoas que têm como alvo, levando-as a adoecer de depressão, que em alguns casos pode até levar ao suicídio.

Isto é muito mais comum do que você pode imaginar. Só no Brasil, em 2016, 75 mil profissionais foram afastados do trabalho por causa da depressão e a OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que até 2020, ela será a doença mais incapacitante do mundo.

Segundo artigo da BBC Brasil, 5,8% da população brasileira sofre com esse problema, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros, e além disso, segundo dados da OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina.

As nossas palavras têm seu peso de responsabilidade nesses números quando as usamos para desmerecer, zombar de alguém, apontar erros com o intuito de envergonhar em público, denegrir ou intimidar as pessoas.

Por outro lado, nossas palavras também podem ser canais poderosos de bençãos na vida das pessoas que nos rodeiam, e sim, elas podem CURAR, e no trabalho não é diferente: um elogio sincero é capaz de espantar as nuvens sombrias e dar uma nova perspectiva aquela pessoa, de mostrá-la que ela tem potencial sim, e que errar é humano.

Palavras assim injetam aquela dose de confiança que ela já não tinha mais, de modo que suas chances de acertar da próxima vez aumentem consideravelmente ao acreditar mais em si mesma. A auto-profecia se cumpre e ela começa a ir bem.

E você pode fazer melhor ainda do que apenas elogiar: faça isso em público. Isto não somente terá um peso maior para aquela pessoa que está precisando – de forma positiva – mas também dará bom exemplo aos outros para que sigam esse caminho nobre da próxima vez.

Como pode ver, não adianta apenas pensar coisas boas a respeito do seu colega, é preciso que exteriorizemos isso para que tenha o efeito contagiante e benéfico desejado sobre o outro, refletindo assim, por consequência, no ambiente onde trabalhamos.

A grande verdade é que precisamos de pessoas mais humanas nas empresas, mais colaborativas e menos competitivas, que se dêem as mãos e se ajudem na caminhada rumo a um objetivo comum, afinal estamos todos no mesmo barco naquela empresa.

Se cada um rema para um lado, as chances de não sair do lugar – ou de ir para o lado errado – são enormes, fazendo com que as acusações mútuas e o estresse aumentem e o final da história não tende a ser feliz. Não faltam exemplos na mídia ou mesmo no nosso círculo social.

Seja você mesmo um agente de cura, de transformação, de motivação no seu ambiente de trabalho. Não espere pelo seu chefe, pares ou subordinados, seja VOCÊ o exemplo.

Você pode começar a praticar mais isso a partir de hoje:

Olhe a sua volta: alguém provavelmente está passando por algum problema e está precisando de uma palavra de incentivo e encorajamento, é sua chance de colocar mais uma vez sua humanidade em prática e liderar pelo exemplo.

Faça alguém se sentir melhor HOJE. Você não sabe o dia de amanhã: poderá livrar alguém de um grande mal, de fazer parte da tenebrosa estatística sobre depressão e suicídios, cada vez mais comum em nossa sociedade. Comece hoje pois o amanhã para aquele seu colega de trabalho pode ser TARDE demais.

Comece a utilizar frases como exemplificados abaixo, não custa NADA:

“Você está elegante/chique hoje!”

“Parabéns pelo trabalho de ontem, realmente fantástico!”

“Como vão as coisas? O final de semana, na família, tudo em bem?”

“Reparei que você anda muito preocupado/quieto esses dias, se tiver algo em que possa ajudar, conte comigo!”

“Ouvi Fulano falar bem do seu trabalho, parabéns!”

“Não esquenta não, vamos revisar juntos onde deu errado, você supera isso fácil!”

“Estou vendo que você tá cheio de trabalho aí, pode compartilhar o serviço, te ajudo a sair do sufoco”

“Não se preocupe, já passei por isso e superei e com você não vai ser diferente, você tem potencial”

Como disse, cumprimente seu colega pelo trato com o cliente, pela sua postura ou pelo bom trabalho que vem fazendo. Ou mesmo pela sua aparência, mas sempre de forma respeitosa.

E quando ele errar, não amplifique, não espalhe, mas mostre que você está por perto para ajudar no que for preciso para que ele faça melhor da próxima vez. Mostre compaixão, amor para com o próximo nessa pequenas coisas corriqueiras. Você pode fazer uma baita diferença na vida de alguém, e o legal é que isso vai voltar para você de alguma forma, é uma lei da vida, e todos estamos sujeitos a ela.

Como pode ver, os benefícios não são somente para o outro: Você vai ver como seu trabalho vai fluir melhor – e das pessoas a sua volta – assim como seu nível de felicidade, satisfação e mesmo sua própria saúde.

“Bajule-me e posso não acreditar. Critique-me e posso não gostar de você. Me ignore, e posso não perdoá-lo. Me encoraje e nunca me esquecerei de você. Me ame e serei forçado a amá-lo.” – William Arthur Ward

As pessoas, no trabalho e fora dele, vão perceber essas mudanças positivas em você, sem tardar. E você vai colher os resultados de uma atitude mais humana muito mais rápido do que espera 😉

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