9 Situações que Podem Ter Causado sua Demissão e Não Tem Nada a Ver Com sua Capacidade Técnica

Compartilhe isto com seus amigos!

“Não é possível, sempre desenvolvi tão bem meu trabalho, e mesmo assim fui demitido!” Olha, o problema pode não ter relação alguma com seu desempenho técnico, mas com o dos outros! Sem perceber, podemos estar atrapalhando os outros com nossas atitudes, onde o prejuízo poderá ser muito maior para o resultado da empresa como um todo do que o resultado do seu trabalho, individualmente falando. Eis aí uma razão que pode ser o suficiente para demitirem alguém.

E como atitudes minhas podem afetar o desempenho dos meu colegas e por consequência, queimar minha imagem a ponto de ser demitido?

Vou dar-lhe a seguir 9 das situações mais comuns, que enervam pessoas no ambiente de trabalho, a ponto de não quererem nem trabalhar mais perto de você. São situações que aprendemos a lidar somente com a experiência e também ouvindo os mais experientes, pois são coisas que não são ensinadas por aí nas escolas. Portanto, é bom ficar atento, pois podem evitar situações no mínimo constrangedoras, e no máximo, a demissão mesmo:

1 – Comer na mesa de trabalho

As vezes, ocorre de termos que comer na nossa mesa ao invés de ir para o refeitório, mas o problema é quando isso se torna recorrente, você fizer muito barulho para comer e ainda a comida cheirar muito, o que pode incomodar os colegas a sua volta. Provavelmente, vão tolerar e esquecer a primeira vez, mas ocorrendo uma segunda, terceira, aí começa a irritar as pessoas e a afetar sua imagem. “Cara, começou a comer isso de novo? Melhor eu dar uma volta!”.

2 – Vestir-se de forma inadequada

A palavra “inadequada” é muito relativa, por isso, é preciso invocar as regras da empresa sobre esse tema, ou se não tiver nada disso definido, o bom senso. Um bom indicativo é ver se você não está chamando a atenção dos outros pelas roupas que usa. Se for o caso, pode estar precisando de algumas mudanças. Você não vai querer ser destaque do departamento pelas suas roupas…

3 – Descuidar-se dos seus cheiros

Aqui tem os extremos, ambos ruins: alguém que toma banho de perfume todos os dias, de forma a encomodar os colegas. O cheiro é bom no primeiro minuto, mas passado alguns mais, começa a se tornar insuportável. Se estão se lembrando do seu perfume o dia todo, pode ser um indicativo de que você está exagerando. O outro extremo é quando a pessoa não toma banho quando deveria ou ainda, mesmo após o banho, coloca roupas sujas, suadas, o que torna inútil o tempo que gastou embaixo do chuveiro.

4 – Falar alto no telefone

É incrível como tem pessoas que se sentem terrivelmente em casa quando estão ao telefone na empresa. Esquecem do mundo a sua volta e falam tão alto que dá pra ouvir do outro lado do escritório, o que desconcentra muita gente. É preciso manter a consciência de que o escritório é um ambiente compartilhado e que se deve respeitar o “espaço auditivo” dos outros. Na dúvida, pergunte ao colega do lado se  não tem falado muito alto. Além de incomodar as pessoas, ainda corre o risco de você falar sobre questões confidenciais de clientes ou mesmo pessoais, e que podem lhe colocar em maus lençóis.

5 – Utilizar os recursos da empresa para finalidades pessoais de forma abusiva

Aqui, é bom destacar o telefone também. Quem aí nao se lembra facilmente de um colega que fica horas em assuntos particulares no telefone no ambiente de trabalho? O mesmo serve para internet, impressora e outros. É bom lembrar que é muito comum todos esses recursos serem monitorados, o que pode fazer com que seu nome não se destaque de forma positiva nos logs de auditoria da empresa, portanto, atenção.

Em geral, as empresas aceitam que se utilizem seus recursos por questões pessoais, desde feito com muita moderação, mas tem gente que realmente abusa.

6 – Não limpar e organizar os ambientes por onde passou

Gente que usa a área do refeitório, cafeteria, salas de reuniões e mesas de outros colegas e deixam papéis e outras sujeiras pelas mesas, tudo isso costuma ser percebido pelos outros que virão depois de você, o que vai começar a queimar seu filme com aquelas pessoas, ao passar uma imagem de desleixado, egoísta, pouco preocupado com o bem-estar dos outros. Tenha o cuidado de limpar e organizar os lugares por onde passa, de deixar se possivel melhor do que encontrou, pois isto é um sinal de respeito para com o próximo. E é percebido pelos outros.

7 – Ouvir música de forma a incomodar os outros

Em algumas funções e momentos, precisamos de concentração total e uma boa música pode ajudar muito nisso no ambiente de trabalho, algo normal. O problema é quando nos trancamos no nosso mundo com música alta, fazendo com que percamos total noção do que ocorre a nossa volta, e aí começa a atrapalhar a comunicação quando as pessoas tem que nos cutucar pra chamar nossa atenção. Ou ainda pior, quando começamos a fazer barulhos com a boca, pés, etc, sem mesmo nos darmos conta – ah, como isso irrita os outros…

Tente manter um volume razoável, que ao mesmo tempo em que lhe ajude a se concentrar, não lhe deixe esquecer de que está no escritório, rodeado de colegas que necessitam de concentração, assim como você.

8 – Reunião no banheiro: Tá brincando???

Você vai ao banheiro e tromba com um grupo de colegas fazendo uma mini-reunião! Acaba até nos deixando desconcertados por ter que atrapalhá-los. Sério, precisa discutir aquele assunto no banheiro? Se você precisa conversar com a pessoa, respeite o momento do seu colega lá, marque a conversa para mais tarde, ou pegue-o no corredor pra isso, mas não no banheiro, ou vai passar uma péssima imagem, não só para aquele colega mas para outros que estão usando o banheiro para os fins para os quais o dito cujo foi projetado.

9 – Comentários fora de lugar sobre a aparência de alguém

Veja, seus comentários sobre a aparência de alguém podem ser inofensivos na sua opinião, mas não na de quem ouve. Portanto, é mais sábio se limitar aos elogios pelo trabalho e comportamento do colega ao invés de tocar em assuntos relativos a aparência física, o que pode soar discriminatório ou como assédio e pode ser passível até mesmo de demissão. Além do mais, se você comenta sobre a aparência de alguém de forma leviana a um colega, essa pessoa poderá ficar na defensiva com você, pois tudo indicará que você faz ou faria o mesmo sobre ela, nas suas costas.

Trabalhar em equipe não se limita apenas ao aspecto técnico da coisa, como muitos pensam – e por isso, patinam na carreira profissional, andam de lado. É preciso expandir esse conceito, e essa  dicas simples, mas que ainda muito negligenciadas, são um bom começo. Muita gente que nunca trabalhou com você diretamente, analisando os pontos acima, poderão concluir que nunca gostariam de trabalhar com você, por melhor tecnicamente que você seja – já pensou nisso?

E aí, o que você achou? Essa lista não é exaustiva, tem muito mais que podemos adicionar, deixo por sua conta nos comentários!

Veja também estes artigos, pode interessar: Demissão: o que fazer para evitá-la ou minimizar seus efeitos negativosQual o risco de você ser demitido de seu emprego hoje?

 

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!