Não Consegue Contratar? 9 Dicas pra Encontrar Aquele Talento Escondido

Compartilhe isto com seus amigos!

“Não consigo encontrar profissionais disponíveis na rede, tenho vagas em aberto há meses, o que fazer???”

Quem dera esse tipo de reclamação, vindo de algum recrutador, ocorresse de forma tão frequente em outros setores da economia como ocorre no setor de TI (Tecnologia da Informação), mas não parece o caso, infelizmente. Com ou sem crise causada pelo covid-19, muita dessa dificuldade ainda permanece.

A demanda de uso da Tecnologia, mesmo em tempos de crise, não diminui na proporção em que a demanda de trabalho diminui nas outras áreas, justamente por ser ela, a Tecnologia, uma forma de simplificar processos e otimizar a utilização de recursos, permitindo importantes reduções de custos, ações tão relevantes em qualquer cenário de crise econômica.

Daí, somando-se com a imigração de profissionais de TI qualificados à outros países devido a muitos fatores cruciais como qualidade de vida e segurança, aliados à baixa adesão de alunos nos cursos de Tecnologia da Informação no Brasil, é justificável a dificuldade de se encontrar profissionais de TI disponíveis na maioria das regiões do país.

Em suma, contrata-se menos em TI em tempos de crise, mas ainda assim, contrata-se mais do que se comparado a outros setores da economia, problema esse que ainda incomoda muitos recrutadores do setor.

Com essa problemática em vista, deixo aqui 9 dicas que podem ajudar os recrutadores a chegarem mais facilmente aos tão desejados profissionais de TI (ou de outra área, o que é aplicável também) espalhados pelo país afora, para que fechem essas vagas pendentes o mais rápido possível, o que deve melhorar a produtividade das empresas e gerar mais negócios, e consequentemente, mais contratações:

1 – Customize seu perfil no LinkedIn colocando palavras-chaves relacionadas às habilidades técnicas do seu público-alvo

Por exemplo, se sua especialidade é buscar profissionais de desenvolvimento de software, adicione palavras-chaves ligadas àquelas habilidades requeridas pelas vagas de DEV que você costuma publicar, assim o LinkedIn poderá indicar seu perfil automaticamente para muitos profissionais que tenham um “match” de perfil.

Caso não tenha um perfil específico que você busca dentro da TI, coloque as palavras-chaves que mais identificam os perfis que você busca naquele momento e customize seu perfil com outras palavras-chaves quando seus objetivos mudarem. Lembre-se, seu perfil não precisa ser estático.

2 – Adicione o maior número de profissionais de TI que você puder na sua rede, além de outros recrutadores também

Quando você envia o convite para adicionar alguém na sua rede e essa pessoa o aceita, ela passa a ser não somente uma conexão, mas uma seguidora sua. Dessa forma, ela terá acesso as suas publicações de vagas no feed de notícias delas em primeira mão.

Quando por alguma razão você não puder adicioná-la, poderá ter a opção de seguí-la, podendo assim interagir quando sentir o momento propício para oferecer novas oportunidades.

O fato de você adicionar outros pares na sua profissão vai permitir que o LinkedIn, com base no seu algoritmo de inteligência artificial, lhe indique os profissionais que estão na rede deles para que você os adicione, já que tem interesse em comum, fazendo com que sua rede cresça com mais rapidez e qualidade.

3 – Entre em comunidades de profissionais de TI no LinkedIn e Facebook

Especialmente no LinkedIn, ao fazer parte de um grupo, você terá acesso a pessoas as quais você não teria, não fosse através do recurso de grupos da ferramenta. Mas não se limite somente ao LinkedIn e Facebook.

Existem grupos de WhatsApp, Twitter, Instagram, Telegram, além de outras redes menos famosas. Pelo menos nessas, tenha seu perfil configurado e otimizado para que possa atingir aquele público de TI que não utiliza o LinkedIn de forma tão intensa, como usa essas outras ferramentas.

E não se engane, tem muita gente boa e experiente no mercado por aí, que mal usa o LinkedIn, mas que não deixa de acessar outras redes sociais.

4 – Poste as vagas de TI em formato texto nos posts nas redes sociais

Muitos recrutadores postam somente imagem, o que dificulta a distribuição do post na rede pelo algoritmo do LinkedIn e outras redes sociais. Não precisa adbicar da imagem, pois ela tem seu peso ao chamar a atenção visual dos usuários da rede, mas coloque texto também no post, pois isso facilitará a vida dos algoritmos de busca das redes sociais ao destacar seu post no feed do seu público-alvo.

5 – Utilize hashtags(#) no post de vagas de forma estratégica para aumentar o alcance das suas vagas

Veja neste link sobre como fazer isso de forma otimizada no LinkedIn para potencializar o alcance dos seus posts de vagas no feed do seu público-alvo.

6 – Seja claro na postagem, publicando o post da vaga de forma mais completa possível, mas não se esqueça de “vender” a empresa também

Veja 5 pontos para te ajudar a postar vagas no LinkedIn com mais efetividade:

6.1 – Adicione o local de trabalho (Cidade/Estado):

Muita gente perde tempo pedindo informações sobre uma vaga interessante e que por fim descobrem que é pra trabalhar do outro lado do país… tome frustração!

6.2 – Se possível, adicione uma faixa salarial: Vagas com faixas salariais costumam ser mais atraentes e mais sérias na visão de quem vê o post. Além do mais, a faixa mostra uma flexibilidade que permite atingir um bom número de profissionais e diminui as chances de falsas expectativas salariais no meio do processo seletivo.

6.3 – Disponibilize outras formas de contato na vaga: Muita gente não poderá mandar mensagem diretamente para seu perfil por não o ter como conexão ou comentar no post por medo de se expor e se queimar com o empregador atual, então ajude o possível candidato a contatá-lo com mais facilidade: adicione ao menos telefone/email comercial no descritivo da vaga.

6.4 – Coloque data de publicação da vaga no post: Algumas pessoas vão compartilhar a vaga que você publicou, apenas copiando e colando tudo em outros posts, artigos, sites de empregos ou redes sociais, e essas republicações podem rolar semanas, portanto, coloque uma data pra ajudar a evitar que semanas ou meses depois, você ainda receba questionamentos sobre aquela vaga, já fechada há muito tempo, o que é uma enorme frustração pra quem está na busca de um novo emprego.

6.5 – Venda a empresa, não somente a vaga: Por último neste tópico, venda a empresa no post, apresentando as vantagens, o porque o candidato não pode perder a chance de aplicar para aquela vaga. A concorrência está grande em alguns setores como TI, então não subestime a quantidade de opções que seus potenciais candidatos teriam a disposição por aí.

7 – Adicione um bônus de indicação

Hoje em dia, com a escassez de profissionais de TI no mercado de trabalho, é muito comum empresas oferecem bônus de indicação para funcionários, mas outras empresas estão oferecendo também para o público em geral, ao incentivarem outros para que compartilhem a mensagem com o maior número de pessoas.

Já vi muitos casos em que, quando alguém indica uma pessoa a uma vaga e ela é contratada, após passar a fase de experiência, a pessoa que indicou recebe um valor em dinheiro ou outros prêmios, o que tende a sair mais barato e apresentar melhor retorno do que muitas outras formas tradicionais de propaganda por aí.

8 – Publique dicas que sejam relevantes a seu público-alvo

Se seu público-alvo for de TI, pense nos problemas que eles podem estar enfrentando, os quais você pode ajudar a resolver, como por exemplo, dados e informações sobre customização de CV, entrevistas de empregos, mercado de trabalho em TI, atualização profissional, apresentação pessoal e outros assuntos correlatos.

Tal conteúdo deverá atrair mais profissionais no perfil que você busca à sua rede, de forma natural e constante, além de aumentar sua visibilidade. Eles ganham com suas dicas e você ganha com mais material humano para trabalhar e fazer o mercado girar para o bem de todos, olha que legal!

9 – Dê retorno aos candidatos… SEMPRE!

Você, recrutador, que só posta vagas e retorna somente para os candidatos escolhidos, você está se queimando na comunidade, saiba disso. Se alguém responde a vaga que você publicou e você simplesmente ignora, vão achar, no mínimo, que as vagas que você posta não são reais e que você o faz apenas em busca de visibilidade, likes, comentários, etc.

Ao ignorá-los, falarão mal de você para outros, mais do que falarão bem quando acertar, derrubando assim sua reputação e consequentemente, o alcance de seus posts.

É imprescindível que você construa uma relação de confiança com seu público-alvo, para que comece a obter o retorno em termos de bons candidatos as vagas que você busca.

Custa tempo, investido com muita dedicação, constância, paciência e entrega. Faça os ajustes sugeridos aqui e entregue coisas boas à sua rede e com o tempo, você vai começar a colher. Costuma demorar um pouco para ver os resultados, mas suas chances de que dê certo são altas, pode acreditar!

A décima dica, reservo para você, o que mais acrescentaria neste artigo? Fique à vontade nos comentários!

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!