Este é um dos Maiores Motivos Porque Seu Currículo é Ignorado pelos Recrutadores – Veja Como corrigí-lo

Compartilhe isto com seus amigos!

Ok, você recebeu aquela ligação ou contato do recrutador pedindo para que envie seu currículo atualizado para uma vaga que acreditam estar de acordo com seu perfil.

Você, todo animado com a oportunidade, faz uma busca nos seus documentos pela versão mais atualizada do seu documento, dá uma olhada rápida nele e corre para anexá-lo no email para enviá-lo. Mas eis que você faz tudo isso o mais rápido que pode e então começa esperar ansiosamente por um feedback.

Passa-se o tempo e NADA. Ou quando recebe, vem aquela mensagem que ninguém gosta de ouvir: seu currículo não atende ao perfil da vaga e será arquivado para futuras oportunidades.

Um dos grandes motivos porque isso ocorre é devido a FALTA DE CUSTOMIZAÇÃO do currículo. Saiba que um currículo genérico é um dos maiores motivos de descarte pelos recrutadores.

Muitos candidatos, na pressa de responderem logo, acabam comentendo esse erro, porém, do outro lado, não precisará de muito tempo para a recrutadora perceber que seu currículo pode ter a ver com muitas vagas em outras empresas por aí, MENOS com aquela vaga específica em que ela está trabalhando.

Um currículo customizado e que chama a atenção da recrutadora é aquele talhado de acordo com as necessidades daquela vaga específica e está atrelado as necessidades de três públicos-alvo:

  1. O recrutador:

Esse profissional, ao entrar em contato com você, vai apresentar suas credenciais. Neste momento, você terá dados suficientes para poder pesquisar sobre ele ou ela na internet e nas redes sociais (incluindo, principalmente o LinkedIn) em busca de informações mais detalhadas sobre seu perfil profissional, hobbies e outros interesses fora do mundo corporativo. E para que isso?

Com essas informações em mãos, você terá como fazer uma aproximação mais adequada, o que vai ajudá-lo a conquistar o carisma daquele profissional.

  1. A empresa:

Toda empresa tem sua identidade, valores, cultura, que a torna única. Geralmente, você pode encontrar no site da empresa todas as informações relacionadas a sua cultura.

Mas não se limite ao que a empresa fala de si mesmo. Recomendo fortemente que você faça uma busca na internet pelo nome da empresa para saber o que estão falando dela na mídia afora, em fóruns, blogs, sites de reclamações, etc.

Além de ajudar a lhe prevenir de cair em roubadas, você terá um melhor entendimento dos produtos, mercados e mesmo as dificuldades que a empresa vem passando no momento, podendo então alinhar essas necessidades com o seu currículo.

  1. Funcionários que trabalham ou trabalharam na posição semelhante a que você está se candidatando:

Alguns sites corporativos chegam mesmo a detalhar nomes de líderes e mesmo equipes inteiras, mas se não for o caso, você deverá encontrar muitos dos profissionais que trabalham ou trabalharam naquela empresa através do LinkedIn.

O próximo passo, depois de encontrá-las, é estudar seus perfis na tentativa de mapear as qualidades técnicas e comportamentais, fazendo uma relação delas com o seu próprio perfil.

Se algumas daquelas pessoas já saíram da empresa, pode ficar mais fácil uma tentativa de contato através do LinkedIn para perguntar como era trabalhar lá, qual o tipo de perfil requerido, etc.

Você vai se surpreender como algumas pessoas são abertas e amigáveis, dispostas a ajudar se simplesmente forem solicitadas com tato e profissionalismo. Munido das novas informações coletadas, você poderá customizar o linguajar do seu currículo de modo que o recrutador veja em você uma pessoa que caiu como uma luva para a posição.

É você gerando sua sorte através de uma estratégia precisa e eficaz de networking focado na busca de empregos 🙂 .

Então, já fez esses ajustes necessários? Calma, não envie o currículo ainda! tem mais algumas coisas essenciais para você ajustar e que pode ser feito em algumas horas:

Clique aqui para aprender como Fazer Seu Currículo: CheckList Grátis com 60 Ajustes Rápidos no CV

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!