As certificações na área de Tecnologia da Informação continuam a exercer um papel importante na qualificação dos profissionais da área, e isto não somente no Brasil, claro.
Buscar uma certificação em TI é uma prova do cuidado do profissional com a carreira, de alguém que se preocupa em estar atualizado sobre os últimos recursos e como eles podem agregar valor no desenvolvimento de seu trabalho.
Uma recente pesquisa publicada pelo site CIO (versão americana), feita com mais de 1.700 profissionais de TI certificados, apresentou dados importantes relacionados a esse tema, meio controverso aqui no Brasil graças ainda a imaturidade do nosso mercado interno.
A pesquisa reflete a motivação que levou esses profissionais de TI a buscarem especialização através de um certificado do fabricante:
Podemos destacar aí ao menos dois pontos, que considero de maior relevância: Mais da metade do profissionais consultados (51,1%) reconhece o valor da certificação de TI como fator que melhora seu posicionamento perante os concorrentes em busca das melhores oportunidades no mercado de trabalho
Em segundo lugar 22,7% consideraram a busca por uma certificação um bom caminho para aprender sobre uma nova tecnologia. Destaco que, do total, 8,8% dos profissionais consultados revelaram que a busca pela certificação foi uma exigência de sua posição no emprego.
Mas quais certificações de TI buscar ainda neste ano de 2012, que estão em alta no mercado e quais suas médias salariais?
Veja a lista publicada ainda pelo site CIO, refletindo uma necessidade mais específica, a mercado norte-americano. De qualquer forma independente da ordem apresentada abaixo, estes temas são bastante populares em anúncios de empregos de TI aqui no Brasil também:
1. Project Management Professional (PMP)
Média Salarial: $101,000.
2. Certified Information Systems Security Professionals (CISSP)
Média Salarial: $97,000.
3. Red Hat Certified Engineer (RHCE)
Média Salarial: $90,000
4. VMware Certified Professional (VCP)
Média Salarial: $95,000
5. CompTIA A+
Média Salarial: $47,000
6. Oracle DBA
Média Salarial: $103,000
7. Information Technology Infrastructure Library
Média Salarial: $98,000
8. Cisco Certified Internetwork Expert (CCIE)
Média Salarial: $103,000
9. Cisco Certified Network Associate (CCNA)
Média Salarial: $86,000
10. Microsoft Certified IT Professional (MCITP)
Média Salarial: $85,000
11. Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS)
Média Salarial: $90,000
12. Microsoft’s Certified Systems Engineers (MCSE)
Média Salarial: $77,000
(salário em dólares americanos)
Ficou interessado em conquistar seu (novo) certificado em TI?
Bem, vá com calma, existe muita coisa ainda a se fazer antes, durante e após a conquista do certificado para ser bem sucedido na carreira profissional
Por isso, antes de prosseguir, gostaria de indicá-lo estes artigos abaixo, de sucesso, aqui do site:
Garantia de sucesso profissional com certificação? Onde isso?
Certificação: 5 mitos para se evitar e errar menos na crise
Sua Certificação em TI: 11 Dicas para passar no seu exame
Depois de boa pesquisa e reflexão com base em informações sólidas e confiáveis, vá em frente. As pesquisas de mercado e ao menos minha experiência de carreira atestam que, incontestavelmente, um investimento em certificações de TI valem a pena sim, tecnicamente e financeiramente.
A pesquisa e as certificações em destaques foram divulgadas pelo site CIO, em inglês.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Certificações quentes em TI em 2009: prepare-se para ganhar mais
- Cloud Computing: Certificação quente vai te levar para as nuvens!
- Certificação em Java: Procura-se profissional – Salário até R$8.000,00
- Salários de marajá para profissionais certificados – e experientes – SAP
- Certificações em TI de destaque para sobreviver à crise
- Certificação CISCO – Qual carreira seguir?
- Certificação Oracle: Qual a ideal para você?
Marcos Paulo
Caros,
Acredito que houve um equívoco no seguinte trecho da matéria : “Em segundo lugar, 22,7% dos profissionais consultados revelaram que a busca pela certificação foi uma exigência de sua posição no emprego.”
Pois segundo o gráfico, 22,7% representa quem simplesmente teve interesse em adquirir conhecimento sobre tal tecnologia, como mostra a legenda : “Simply wanted to learn about this technology”.
Espero ter contribuído.
Vinicius
@Marcos Paulo, muito obrigado pela sua contribuição, fiz uma confusão aqui com as cores, já fiz as devidas correções…
grande abs!!
Jefferson
esses salarios são de empresas de grande porte, certo ?
Vinicius
@Jefferson, a pesquisa não detalha o porte das empresas, mas com conhecimento de colegas que tenho lá, com empresas de pequeno porte, o salário não foge dessa média não…mas claro, tem muitos outros fatores a considerar, não dá para padronizar em todo lugar…
Lucas
Senhores,
Venhamos e convenhamos é claro que os senhores não vão encontrar o mesmo salário na Bahia em São Paulo, vários fatores diferenciam a média salarial, mais claro que as certificações, graduação e experiência vão aumentar sua média salarial, “mais eu não vou receber essa média salarial em pequenas empresas..”, filhão se você tiver essas caraterísticas que eu destaquei você consegue estar em grandes empresas e lhe garanto sua média salarial aumentará,
Até mais”