Garantia de sucesso profissional com certificação? Onde isso?

garantia_sucesso_carreira_ti

Nós sempre aqui procuramos divulgar ínformações novas sobre programas de certificações na área de Tecnologia da Informação, e isto é de conhecimento de todos que acessam este espaço regularmente. Sempre acreditei na educação contínua para expandir o aparato ferramental do profissional que deseja se destacar no mercado, isto é uma grande verdade. Conhecer ferramentas, técnicas, metodologias, processos novos nos dá mais condições de tomar melhores decisões, ou seja, aumentam nossas probabilidades de sucesso. Daí a garantir que um profissional certificado é melhor que outro não certificado há uma distância muito grande.

As empresas que comercializam materiais e cursos voltados a conquista das certificações de TI disponíveis no mercado fazem seu papel (com alguns exageros, a bem da verdade) de vender seus produtos como quem sugere que “sua vida nunca mais será a mesma depois deste certificado!”.

O pior é que tem muita gente comprando essa idéia com base em argumentos como a falta de profissionais qualificados no mercado. Não que essa informação seja mentirosa, pelo contrário, porém ser qualificado e ser certificado não são sinônimos. Ser certificado pode ser considerado como uma das características de um profissional qualificado. E por qualificação entende-se um profissional com vivência em certa atividade e que possa conprovar com resultados sua capacidade de assumir a vaga a que se candidata.

E isso não é verdade apenas sobre as certificações. Escolas de nível superior de renome também não é garantia. Tudo isso serve para abrir portas, apenas, deixar de lado alguns candidatos supostamente menos preparados que você…

Por essas e outras, apostar na carreira não é apenas fazer bons cursos e tirar boas certificações. É preciso assumir riscos na carreira ao trocar de emprego (ainda que com salário menor…) para diversificar a experiência, se o local onde estiver não primar pela filosofia de diversificação de conhecimentos.

Ou senão, do que adianta um profissional deter as certificações top na tecnologia de banco de dados Oracle, por exemplo, e trabalhar há anos como analista de suporte a redes e temer trocar de emprego para fazer valer seus conhecimentos adquiridos? muita gente por aí com esse tipo de especialização reclama pelos salários oferecidos quando busca novas oportunidades n mercado, mas se é certificado e não tem experiência, como espera começar na nova carreira? por cima? a menos que tenha “excepcional networking”, esqueça. Não há atalhos.

Para terminar, faço minha as palavras abaixo, de André Assef, especialista em recrutamento, seleção e retenção de profissionais de TI, que escreveu no portal Convergência Digital:

Uma grande parcela de profissionais deveria começar a perceber que somente as especializações adquiridas nos cursos de certificação não garantem o sucesso e a conquista de altos cargos, como gerente de projetos, PMOs, entre outros. A diferença está na experiência adquirida ao longo do tempo para lidar com problemas que nem sempre são discutidos durante o curso.

O mercado vai continuar aquecido, e vai continuar faltando profissionais qualificados, na acepção correta do que é qualificação. Muitas empresas preferem manter as vagas em aberto por muito tempo, até meses. Outras, por questões urgentes de demanda acabam até contratando profissionais que atendem parte dos requisitos, mas com o salário bem aquém do proposto ao perfil inicial.

E você, qual sua visão sobre este assunto? Dê sua opinião!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Ke
  2. andre
  3. andre
  4. Vinicius
  5. Vinicius
  6. Vinicius
  7. Ke
  8. thiago tecnology
  9. thiago tecnology
  10. Tiago
  11. Vinicius