Como Validar seus Diplomas e Certificados para o Processo de Imigração Canadense

Compartilhe isto com seus amigos!

“Como meus diplomas e certificados são reconhecidos no processo de imigração para o Canadá?” Esta é uma pergunta comum sobre o processo de imigração e é sobre isso que você vai aprender a seguir.

Pra quem é da área de Tecnologia da Informação, como eu, deve saber que, como nossa área não é regulamentada, não precisamos nos submeter a órgãos e conselhos profissionais nacionais, com suas regras que costumam dificultar a vida dos candidatos a imigração. Não entro no mérito da questão da necessidade em algumas profissões, isto é outro assunto, bastante complexo, aliás.

Mas voltando ao que interessa, veja como você pode conduzir seu processo de validação de seus diplomas e certificados no que se refere ao processo de imigração para o Canadá – com foco aqui na categoria de imigração para profissionais qualificados, o famoso Federal Skilled Worker Program (FSWP).

O Educational Credential Assessment (ECA) é a avaliação do seu diploma de graduação ou certificado (conquistados fora do Canadá) quanto a equiparação com o título equivalente no sistema educacional canadense.

Importante frisar que todos os títulos que você deseja que sejam considerados na pontuação do ranking de imigração deverão ter o ECA respectivo.

No caso de você estar se candidatando a imigração sendo o principal aplicante e fazendo-o através do Federal Skilled Worker Program (FSWP) – que é o caminho mais comum para profissionais de TI experientes – você terá que completar esse passo.

Ao fazer isso, você deverá adicionar o código do seu relatório do ECA no Express Entry (o novo sistema de imigração canadense) para obter a pontuação na categoria Educação no CRS (Comprehensive Ranking System), que se trata do ranking de candidatos a imigração. São pontos importantes demais na contagem da linha de corte do ranking para você deixar passar.

Claro que não basta apenas pegar o ECA, é necessário que ele mostre que sua formação acadêmica é compatível com a formação de nível colegial, superior ou pós-superior no Canadá. Agora uma questão recorrente é se devemos enviar somente o último diploma, como o de graduação do nível superior para emissão do ECA, por exemplo, ou ainda o de segundo grau também.

O site informa que na maioria dos casos, somente o diploma e certificado de níveis mais altos são necessários, mas claro, é preciso entender caso a caso.

Ao analisar seu processo (lembrando que deverão ser documentos oficialmente traduzidos, caso não estejam em inglês ou francês), eles atribuirão os pontos caso suas formações tenham relação com a tabela de conversão.

Aliás, verifique a tabela antes de enviar seu ECA no processo, lá você poderá ver qual seria a equivalência e os pontos que obteria em consequência (link no final do artigo).

Importante notar que não há garantias quanto a aceitabilidade no mercado de trabalho, tudo vai depender muito da profissão e da área onde a pessoa atua.

No caso de profissionais de TI, nunca soube de problema a esse respeito. A falta de regulamentação de profissões de TIC no país, como mencionei, certamente ajuda na falta de exigências que outras áreas demandam nesse quesito, como aceitação por conselhos e órgãos de classe antes de ser autorizado a exercer a função.

ATENÇÃO: Se você for convidado a aplicar para o processo de residência permanente no Canadá mas não tiver seu ECA em mãos, você perderá a oportunidade, sua aplicação não poderá ser processada!

O tempo de processamento pode demorar algumas semanas, dependendo do volume, então recomendo não deixar para última hora. Já vi gente perdendo o prazo por causa de uma coisa dessas, que poderia ter sido feita com bastante antecedência… e os caras não perdoam, perdeu o prazo, já era.

Veja quais os centros credenciados para análise dos diplomas e certificados dos quais mais ouvi falar, indicados pelo site de imigração canadense:

International Credential Assessment Service of Canada e o University of Toronto School, ambos com custo de emissão de 200 dólares canadenses (pra você ficar um pouco menos preocupado, o dólar canadense vale bem menos que o americano, no momento em que escrevo este artigo, ufa).

Ao fazer sua escolha, você encontrará os detalhes passo a passo no site sobre como enviar suas documentações, pagar a taxa de processamento, entre outras coisas importantes.

Uma coisa boa, pelo menos, é que uma vez recebido seu ECA, ele pode ser utilizado até 5 anos depois de sua emissão, então tem um bom tempo pra utilizá-lo no processo de imigração antes de expirar, caso você não tenha sucesso no seu primeiro ano tentando imigrar.

Eu, porém, escolheria a Universidade de Toronto, pois apesar de o valor da taxa ser exatamente o mesmo, você pelo menos tem a possibilidade de utilizar o valor pago integralmente como crédito ao fazer algum curso por lá no futuro. Mesmo que não faça, não estará perdendo nada em relação aos outros centros de credenciamento, então por que não?

Fora este, tem outros centros de validação de diplomas na página de imigração no link abaixo, mas os prazos e processos são parecidos, não vejo onde outras opções poderiam ser mais interessantes.

Se tudo der certo, você pode conseguir a maioria dos 25 pontos atribuídos ao critério de Educação no processo de imigração dentro do programa Federal Skilled Worker Program (FSWP).

Por outro lado, se você não conseguir compatibilizar sua formação educacional de acordo com alguma das opções detalhadas na tabela, você não poderá se qualificar para imigrar pelo Federal Skilled Worker Program (FSWP). Neste caso, terá que pesquisar sobre outras possibilidades no site de imigração do Canadá.

O processo de validação dos seus diplomas e certificados é um dos primeiros passos para entender qual o melhor caminho escolher para imigrar. Já vi casos de pessoas que fizeram todo o resto e deixaram essa parte mais para o final  e que decepção, ao virem que seus níveis de Educação formal não lhes davam os pontos suficientes.

No mais, continue firme no seu processo de imigração. É trabalhoso mesmo, demanda persistência, paciência, mas milhares de profissionais chegam aqui todos os anos, por que não pode ser SUA vez?

Dê tempo ao tempo, mas sem esquecer de fazer o máximo no que dependa de você.

Você, profissional de TI, está animado com a chance de imigrar mas não sabe por onde começar? Me adicione no LinkedIn e vamos conversar a respeito! 😉

Os links úteis citados neste artigo estão listados abaixo:

Tabela de conversão (equiparação de estudos)

Informações gerais sobre o processo de validação de diplomas e certificados para fins de imigração – IRCC

ECA – Validação de diplomas e certificados – sugestões:

Comparative Education Service – University of Toronto School of Continuing Studies
International Credential Assessment Service of Canada

 

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!