Trabalhar em equipe é uma exigência básica de um profissional que almeja continuidade e crescimento em sua carreira profissional. Porém essa capacidade é algo que somente pode ser visto na prática, afinal no papel (especialmente no currículo) todo mundo é perfeito, pois o coitado do papel aceita tudo.
Ainda fico pensando cá comigo se já houve alguém que respondeu de forma negativa ao entrevistador se trabalha bem em equipe…
Quando se direciona uma equipe responsável para um projeto, é até normal, devido a tentativa de maximizar o lucro, os gerentes alocarem recursos humanos utilizando a seguinte a fórmula: n profissionais -1. Isso mesmo..”.O quê? está precisando de 5 pessoas? tá bom, vou alocar 4 , confio na competência e comprometimento deles, sei que vão dar conta!”
Aí você murmura, blasfema, mas nada muda. Aliás, pode piorar um pouquinho, se você já achava que 4 não ia dar conta, imagine em 3…afinal, você descobre que tem um Horácio no grupo!
pausa para definição:
Que tipo de profissional é esse? Horácio????
O Horácio é um filhote de Tyrannossaurus rex, um personagem simpático, criado pelo brilhante Maurício de Souza (de quem dispensa apresentação). Você pode ver na figura abaixo suas patinhas, como são curtas…presume-se uma grande dificuldade de pegar nas coisas.
Basicamente o profissional Horácio é a pessoa que sempre está fugindo das responsabilidades no trabalho, sempre saindo pela tangente, empurrando suas atribuições para o primeiro colega da equipe que ele encontrar…e costuma fazer isso com tanta elegância que muita gente nem percebe e acaba assumindo sua carga de trabalho..tal qual o Horácio, tem bracinhos curtos, quase nada está a seu alcance.
Todos nós já tivemos nosso momento Horácio em nossa carreira profissional, ao longo de nossa vida. São atribuidas tarefas para nós que abraçamos, mas acabamos por deixar por conta de outros, muitas vezes sem nem avisar…mas quando a exceção vira regra aí começa o problema… “afinal somos uma equipe, né não!?!? ” diz o Horácio.
Não se deixe enganar…descubra o Horácio de sua equipe!
O Profissional Horácio tem algumas características que lhes são peculiares:
- O profissional Horácio geralmente é uma pessoa muito legal, bastante sociável, bom de papo
o que torna sua arma principal para convencer, ainda que de forma inconsciente, que seu colega de equipe assuma sua responsabilidade sem muita resistência…
- Parece que sempre some quando todo mundo está abarrotado de trabalhos para ontem
Você procura ele e nunca o acha, ou sempre vai apresentar uma boa desculpa para chegar atrasado naquelas horas cruciais de trabalho
- Isso não é comigo…
O profissional Horácio não esta preocupado em expandir seus conhecimentos através do auxílio de outros membros da equipe, simplesmente repassa os problemas. E pra que aprender o serviço dos outros? “não ganho pra isso!”, acredita ele, e não dirá isso abertamente, mas mostrará sutilmente através de suas ações.
Socorro! o que fazer?
Se você tem um profissional Horácio em sua equipe (pior que um, só mesmo mais de um), jogue abertamente com ele, mostrando como isso tem dificultado o andamento do projeto e sobrecarregado os demais colegas, e que poderá tomar outras atitudes, como comunicar seu superior a respeito, caso não haja mudanças.
E se tiver que fazer isso, faça na frente dele, isso mostrará que vocês conversaram sobre o assunto antes, e que não é uma simples fofoca. No mais, ser cúmplice ou fazer vista grossa a esse tipo de atitude não fará bem a ninguém.
Agora se VOCÊ é o Horácio da turma, cuidado, alguém mais pode estar lendo este artigo, além de você…:)
Artigos que também podem lhe interessar:
- 7 dicas para você sair no horário certo do trabalho – pode acreditar que isto é possível
- Pesquisa:Boa aparência é requisito importante na seleção
- 9 Situações que Podem Ter Causado sua Demissão e Não Tem Nada a Ver Com sua Capacidade Técnica
- Ambição é bom para carreira profissional – mas veja se não está exagerando com estas dicas
- Profissional de TI: Veja 3 dicas para cuidar de sua saúde
- Fama de Reclamão na Empresa? Veja Como Resolver Isso com Estas Dicas
- Cuidado com os enroladores sêniores na sua empresa
dprogrammer
É bom fazer com que o Lider da Equipe cobre de cada funcionário o que foi passado para fazer. E que pergunte se algum membro da equipe fez algo que não estava sob sua responsabilidade. Se ajudou um colega, sem problemas, mas se fez todo o serviço, é bom que não se repita.
Vinicius
Olá amigo, concordo, há muitos líderes por aí que tem medo de cobrar diretamente seus funcionarios e acaba cobrando todo mundo…para sr líder a pessoa tem q ter bastante personalidade…qdo isso nao acontece, aí que os horácios proliferam…abs!
Amanda
Bom dia,
concordo plenamente com a maneira de lidar com os Horácios,afinal,o bom andamento do trabalho é diretamente afetado quando os horácios estão por perto.
O líder tem q saber lidar com esse “tipo” de funcionário,o q na maioria das vezes não ocorre,pois os mesmos,como vc citou,ou fazem vista grossa ou são até cúplices destes …
Adorei conhecer um pouco mais sobre o Horácio ! Bom para fixar mais atenta com os colegas ao lado .
Abraços,Amanda.
Horácio
Vou ter de omitir meu nome no curriculo depois dessa campanha.