O mercado está fervendo à procura de profissionais na área de tecnologia para o preenchimento de suas vagas. Conforme noticiou o O Dia Online, as medidas do Governo Federal para redução de custo de exportação das empresas tem gerado um expectativa de 100 mil novas vagas até 2010.
Por isso, vai aí algumas dicas: não perca tempo com cursos longos de forma desnecessária…pense bem e responda:
- Para quê um DBA vai cursar Ciência da Computação (4 a 5 anos) se pode cursar Tecnologia em Bancos de Dados (2 a 3 anos)?
- Para quê um desenvolvedor vai cursar Engenharia da Computação (5 a 6 anos) se pode cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2 a 3 anos)?
Talvez para o seu ego valha muito esses títulos mas seu empregador não tá nem aí com esse tipo de coisa…aliás , quando você foi contratado lhe pediram para apresentar o diploma de conclusão? Ou então experimente perguntar a seu chefe se ele se lembra qual a sua formação universitária…
No site do MEC você encontra a relação dos cursos de tecnologia. A função desta relação é prover as faculdades e universidades, diretrizes para a criação de seus cursos ou mesmo migração dos cursos já existentes. Em cada uma dessas opções você verá a carga horária recomendada e uma breve descrição do objetivo do curso além da infraestrutura recomendada para um bom suporte.
Dica: compare a grade do curso e título com essas diretrizes do MEC. Se a faculdade as estiver seguindo, mehor será para o futuro do curso em termos de reconhecimento e atualização no mercado.
Pense assim: o tempo que você vai perder cursando várias disciplinas que nunca vai usar (conheci vários desenvolvedores que cursavam engenharia só por causa do título), você poderá estar cursando uma especialização voltada para sua área específica de atuação, um MBA por exemplo e se destacar na sua posição…enquanto aquele seu amigo está ainda no 4º ou 5º ano de Engenharia.
E, por quê não aproveitar o tempo e dinheiro de sobra (um curso de 2-3 anos é mais barato…) para estudar inglês?
Hoje, mais do que nunca é imprescindível para um profissional que almeja uma carreira de sucesso de TI. Aproveite e saiba como escolher um curso de inglês com maiores chances de sucesso.E tem mais uma coisa: ainda que muitas empresas não utilizem o inglês no dia-a-dia, acabam utilizando-o como diferencial nos processos seletivos, portanto não fique para trás.
Conclusão:
Estudar é bom. Estudar com inteligência e visão é melhor ainda. Seu bolso e sua cabeça agradece.
O mercado, como você pode ver , tem pressa. Aproveite a onda de crescimento econômico em nosso país, que tal como uma verdadeira onda, não se sabe ao certo quando a veremos novamente.
E você? concorda com essa opinião? Fique a vontade para opinar!
Artigos que também podem lhe interessar:
- O mercado de trabalho para os técnicos: Vai um emprego aí?
- Demorou: cursos superiores de TI mudarão de nome
- Estude TI de Graça nas Melhores Universidades do Mundo
- Cursos grátis de TI através do Sindicato de Processamento de Dados de SP
- Ciencia da Computação, Engenharia da Computação…o que escolher?
- Curso de Inglês grátis com foco em negócios e com certificado
- Curso de Inglês Online GRÁTIS através do Programa Idiomas sem Fronteiras
Vitor Furlanetti
Venho acompanhando o blog há algum tempo e tenho gostado muito, mas estou comentando aqui para discordar parcialmente do post.
Já trabalho na área e esse ano comecei minha graduação, poderia escolher entre um sequencial de 2 anos ou graduação com 4 anos.
Escolhi o segundo.
Meus critérios de escolha foram que os 4 anos não seriam um problema, pois já trabalho na área e além de não ser problema usarei esse tempo para matar 2 coisas, 1a a graduação e 2o usarei o tempo para estudar para minhas certificações. Como já trabalho tenho que estudar para apenas 1 ou 2 matérias então todo o tempo restante eu tenho para me dedicar à outros assuntos.
Creio que há casos e casos, afirmar que superior de 2 anos é melhor que bacharel pode ser para alguns, mas não podemos generalizar. Na minha região os cursos de 2 anos ainda são vistos com desdém.
Parabéns pelo blog!
admin
Vitor, primeiramente obrigado pela participação e acréscimo através de sua experiência…o adjetivo de “melhor” coube aqui para uma questão de entrada mais rápida e objetiva no mercado de trabalho, como você bem frisou, os cursos tecnológicos ainda estão em fase de desenvolvimento, o que significa que devem melhorar e o MEC tem batido nisso, enquanto que os de bacharelado tem tradição no mercado…mas esse melhor é mesmo bem relativo e sempre vai levar em conta a necessidade individual de cada um…mas acredito que em poucos anos esse preconceito vai diminuir bastante com o aumento da qualidade e padronização desses cursos. Sou bacharel em Ciencia da Computação, acho que a grade curricular desses cursos poderia ser mais flexivel adaptavel as necessidades do mercado de trabalho…
Abs!
Emerson
Tomara que todo mundo vá nessa BURRICE de fazer esses cursinhos por aí. Aí, na hora de fazer um concurso público bem concorrido, vão estudar, estudar, estudar e se passarem vão chorar as pitangas por não terem sido aceitos, já que não são bacharéis.
Pra quem vai trabalhar por conta própria ou só vai querer o mercado privado, não faz tanta diferença, mas se um dia o cara pensar em fazer concurso público estará enrascado.
Athilink
Quando comparamos a vantagem do concurso público em relação ao mercado privado, enxergo a estabilidade pois afinal é o que agrada a grande maioria ( feriado na quinta-feira é sinônimo de emendar a semana e etc..) . Em relação ao mercado privado os salários são bem mais altos e os cargos exigem mais dos colaboradores, e é claro que nas empresas privadas a estabilidade vem através da competência o que não se aplica nas estatais que está resumida a questões políticas.
Vinicius
Athilink, concordo, são dois pesos diferentes e que cada um deve avaliar com cuidado segundo suas próprias prioridades de vida, ganhar mais nem sempre é o que todo mundo deseja, a satisfação em curtir mais os momentos da vida pode ser maior (que é bom, ah sim, é, eheh), abs!
Marlon
A escolha entre um curso de tecnólogo e um bacharelado é muito relativa. Sou formado em Engenharia da Computação e trabalho em uma grande empresa de TI da qual participo dos precessos de seleção, e para nós o que interessa não é o título do diploma, mas sim as competências e aptidões de cada candidato. Como foi citado, o título de bacharelado ou engenheiro pode fazer diferença para contratações em “empresas públicas”, mas paralelo a isso o mercado de tecnologia é amplo as todas as categorias.
Vinicius
Marlon, obrigado pela colaboração, em posição semelhante à sua, já contratei formandos com todas as aptidões e competências necessárias ao cargo, no lugar de formados, inclusive em faculdades pomposas.
Guilherme
Passei em 2 vestibulares: Tecnolgia em Meio Ambiente na UEM e em Bacharelado em Geografia na Unioeste, no Paraná. Porém, estou em dúvida em qual dos dois irei fazer por isso gostaria de sugestões para que eu possa tomar decisões corretas e não perder muito tempo.
Vinicius
Guilherme, se levarmos em consideração que você se identifica com essas duas áreas e não somente uma questão de escolha a uma delas pq era menos concorrido, acredito que qto ao futuro, uma carreira de Tecnólogo em Meio ambiente está mais que na moda e tudo indica que a demanda vai aumentar, a reação da natureza demonstra isso e os governos dos países ricos e emergentes tem sentido a pressão e estão começando a ceder. Abs!
perdeu
1) Tem como citar algumas materias desnecessarias?, acho q isto esta sendo confundido com o q o aluno(no caso vc q escreveu) n acha relevante…..
pq um dba e um desenvolvedor irão fazer facudlade de 4 anos? partindo do ponto de vista q ele seja um bom profissional, as materias complementares são melhor aproveitas primeiro por geralmente são algo novo ou seja torna-se interessante o estudo e pesquisa outro motivo, é q o profissional acaba aprendendo as estruturas/teorias de seu oficio q n teve tempo de aprender ou n sabia q exista, disciplinas como tga,osm, calculo ou computação grafica e engenharia de software, pois a outra parte do curso é “como fazer” e isso é um pe no saco para um profissional q sabe como tem q fazer….. 2) Entrar na faculdade é facil, quero ver sair formado…….um profissional algumas veze se desamina de assistir aulas com conteudos basico q ja domina….ou enrolação, e acaba largando mão da faculdade para tirar um certificação.
seu chefe tem mais coisa q fazer. Saber da sua formação e aptidões e recrutamento é serviço do rh.
Seu último artigo..Tipagem de dados
Fernando
Bom pessoal gostaria de opiniões das pessoas que ja estao na area…
Trabalho como tecnico em informatica e estou em duvida em 2 cursos de faculdade.
1º Sistema da Informaçao ( 8 Semesre)
2º Segurança da Informçao (5 Semestre)
Gostaria de uma analise tecnica para saber entre esses 2 cursos…
Vinicius
Olá Fernando,
O curso de sistemas da informação é bastante genérico, já o de segurança da informação atende a necessidades específicas na área de TI. Primeiramente você deve analisar o currículo do curso e ver se você se identifica com as disciplinas. A área de segurança está crescendo muito, instituto de pesquisas (IDC) verificou um aumento na busca desses profissionais no mundo no fechamento do ano passado em relação a 2007, mesmo no meio de toda essa crise. MAs tem que ver se gosta da coisa. Tem que ser generalista, não tem essa de só windows ou só linux (só pra citar alguns quesitos), enfim, demanda um alto nível de conhecimento e dedicação. Mas vale a pena.
Agora se você tem dúvidas ainda, o curso de sistemas de informação vai dar uma pincelada geral em tudo, onde você poderá verficar a área dentro da TI onde mais se identifica…Espero ter sido útil, abs!
Henrique P.
Ja tive essa duvida e me dei mal ( pelo menos na faculdade onde eu cursava), passei no vestibular de tecnologo mais não cursei para fazer o de bacharel, ai foi meu erro, pois muito tempo ( 8 anos) e pouco aprendizado, eu larguei no final do 1° periodo e vou cursar o tecnologo, tem amigos e conhecidos que formaram e hj não sabem necas, e duido mais e a verdade, eu acredito que a faculdade não ensina apenas te orienta ou aprimora. Conclusão que eu tirei disso tudo foi que não basta só ir pra faculdade ou somente ser autodidata, vc precisa dos dois, conhecimento e diploma seja ele bacharel ou tecnologo.
Vinicius
Fala Henrique, complicado mesmo, a gente cursa, cursa, cursa e vê nossos colegas começando depois e terminando antes…e você vê que no final fica tudo igual…abs!
Hellen
Sou tecnóloga e tremendamente arrependida. Onde vc ouviu falar que curso de tecnologia é melhor que um bacharelado?
Pelo jeito, você é bacharel e nunca se deparou com situações que te excluem tanto do mercado de trabalho quanto do mundo acadêmico, não?
No more comments…
wesley
estou em duvida se faço engenharia da computaçao ou tecnologia em redes de computadores pois ja trabalho com isso e gosto e futuramente me especializar em segurança de redes o que acham
Vinicius
Olá Wesley, há uma grande diferença entre engenharia da computação e tecnologia em redes de computadores, dê uma olhada direitinho na grade curricular dos cursos. Uma maior afinidade com a grade do curso escolhido e ainda por cima poder alinhar a teoria com a prática no trabalho vai ser muito positivo para o seu aproveitamento e sua carreira no futuro…abs!
Léo
Acabei de me formar em tecnologo em petróleo e gás e já atuo como técnico na área, na área que atuo existe um cargo específico para engenheiro de operações, onde o mesmo realiza as mesmas funções que eu exerço mas por estes serem formandos em engeheiros é assim que é assinada a sua carteira profissional e com um sálario um pouco melhor, será que se eu fizer uma pós-graduação em engenharia eu também poderia atuar como engenheiro de operações? Já que está função não assina e nem realiza projetos e apenas coordena a execução das ativades relacionadas a exploração de poços?
Vinicius
Olá Léo!
Existem as exigências técnicas que obrigam o registro profissional no CREA, mas por outro lado, ainda que o profissional não execute ações que exijam a obrigação do registro, há as normas do RH de cada empresa, que se reservam no direito de exigir ou não o registro de seus engenheiros contratados. Isso vai da cultura de cada organização (e da concorrência às vagas), com base na natureza do cargo. Tente conhecer o ambiente de outras empresas do setor que têm cargos semelhantes para entender qual a prática predominante nesse assunto, e assim veja se não vale a pena fazer a graduação em engenharia…outra opção é tentar encontrar algum outro diferencial que possa de certa forma substituir essa necessidade formal perante seu empregador…espero ter ajudado, abs!
Fábio
Oi,sou consultor de RH de uma empresa do Vale.
Dizem,muitos, que é INFINATAMENTE melhor ser Bacharel porque o curso tem mais tempo de duração(teóricamente,pois temos de avaliar a carga horária)e seria mais completo,além do fator concurso público e estatais que ainda exigem esse titulo.Também, ainda existe uma visão geral por parte de quem é pouco informado(incluse alguns empresários) que o Tecnólogo tem nível técnico e não superior.
Mas a tendencia é que em pouco tempo o profissional tecnólogo será aceito plenamente em todos os setores, é apenas uma questão política e de tempo.
Quanto a respeitabilidade,aqui na minha região do Vale do Paraiba, os tecnólogos recem formados entram no mercado em pé de igualde com os graduados do ITA,por exemplo em algumas áreas especificas.É um curso de graduação Superior,sim,e recomendo para quem não se preocupa muito com título e que por questões pessoais quer rapidamente ingressar no mercado de trabalho,no setor privado.
Uma pesquisa recente constatou que o indice de empregabilidade dos tecnólogos formados nas FATEC’s, por exemplo, no fim do curso atinge uma média de mais de 92%.Na área de informática esse índice chega a 97%.O salário médio de um tecnólogo recem formado é de 3 a 4 salários minimos, aumentando por volta de 30% em média após um ano de trabalho.A mesma pesquisa também constatou que os tecnólogos não encontram dificuldade em desemprenhar suas funções,a maioria disse também não ter tido dificuldades em entrar no mercado.
Então, recapitulando:As desvantagem:
1-Grandes Estatais e o setor público AINDA não reconhecem plenamente o profissional tecnólogo.
2-Socialmente, você não vai ter o mesmo estatus que um bacharel por exemplo.Algumas grandes empresas do setor privado ainda exigem algum tipo de especialização JUNTAMENTE com o título de tecnólogo.
vantagens:
1-No geral é um curso relativamente rápido que foca mais a parte prática e deixa um pouco de lado a teoria.
2-Todos os fatores negativos relativos a desconfiança por parte de uma pequena parte do mercado em geral,já estão mudando.E a perspectiva para o profissional Tecnólogo é exelente.Está subindo rapidamente de valor e confiabilidade no mercado.
3-No geral,todos os cursos são bem avaliados e não se preocupe pois formam profissionais bem preparados para o mercado.
Especialmente para quem já não é tão jovem e deseja ter curso superior com retorno rápido,é uma boa pedida.
4-Se possivel,faça simultaneamente algum tipo de especialização em determinado segmento do ramo que você faz seu curso superior de tecnologia + curso de Inglês de QUALIDADE.Com esses diferenciais você já consegue aumentar em pelo menos 40% sua renda inicial.Quanto mais especializado você for em Uma área,o retorno financeiro aumenta bastante em progressão geométrica.Lembre-se disso.
Izzy
[[[[[
“Hellen disse:
3 de agosto de 2009 às 16:44
Sou tecnóloga e tremendamente arrependida. Onde vc ouviu falar que curso de tecnologia é melhor que um bacharelado?
Pelo jeito, você é bacharel e nunca se deparou com situações que te excluem tanto do mercado de trabalho quanto do mundo acadêmico, não?
No more comments…”
]]]]]]
Isso é totalmente mentira. Claramente essa pessoa fez o curso de tecnologia, porém não tem experiência alguma.
Na TI não interessa sua formação e sim sua experência. Eu, tendo apenas estudado em casa, por conta própria (autodidata) e desenvolvido muitos sistemas como freelancer, já tirei a vaga de muitos bacharéis em empresas que trabalhei. Por quê? Por ter a experência que as empresas procuravam. As empresas querem produtividade e não teorias.
E vale mencionar:
Os cursos de tecnologia, ao contrário do que muita gente pensa, não formam profissionais de nível técnico e sim tecnólogos, com nível superior. A diferença entre os dois é que o tecnólogo poderá dar continuidade aos estudos e cursar especialização, mestrado e até doutorado. Além disso os cursos de tecnologia são mais rápidos, geralmente entre 2 e 3 anos, porque oferecem uma formação específica para a área escolhida.
Então, se você já tem um conhecimento ou tem noção de onde está se metendo, e quer entrar logo pro mercado de trabalho, FAÇA UM CURSO DE TECNOLOGIA. Agora se você apenas tem noções como operador de computador, não sabe o que quer da vida, então faça faculdade porque se vai ter bastante tempo pra ver o que fazer dela (Até aulas de religão e filosofia vão aparecer).
Atenciosamente,
Analista e Programador Java Senior e aluno do curso de tecnologia “Gestão da Tecnologia da Informação” da UnisulVirtual.
http://www.unisul.br/unisulvirtual/home.html
Doug
Boa Tarde, caros amigos(as).
Estou começando Sistemas de Informação, pois sou daquele cara que quer saber de tudo e acaba não saindo do lugar, agora irei me dedicar ao curso, para futuramente escolher algo para me especializar, leio de tudo, um pouco de redes;programação;xhtml;css, etc…., trabalhar hoje em dia como WebMaster compensa? e redes como anda o mercado ?
William
olá amigos
Estou na dúvida entre Sistemas de Informação(4anos) e Redes de Computadores(2/5anos)
o problema e que sistemas tem muita matemática , gosta da parte de programação
mais não da matemática.
Vinicius
William, em geral, redes de computadores é um curso mais específico. Se você gosta mesmo de programação, detre esses dois recomendo Sistemas de Informação, que lhe dará uma visão mais abrangente das mais variadas áreas da TI. Agora, melhor ainda se vc tiver a opção de escolher um curso de desenvolvedor. Tem muitos no mercado. Porém, sempre compare pela grade curricular dos cursos, pois esse negócio de título nem sempre da muito certo…abs!
Rômulo
Olá, gostaria apenas de falar que essa questão de concurso público, é muito relativa. Eu me formei Tecnologo de Redes pelo IFES, e nunca tive problemas com processo seletivo em empresas, inclusive todas as 4 empresas em que cheguei a mandar currículo, fui chamado pra entrevista. No processo seletivo pra estagiário em que fiz, dos 20 aprovados, os 5 primeiros eram do IFES, inclusive o 1, 3, 4, eram eu e mais dois amigos meus da minha sala, e o 2 era do oturo curso no IFES, sendo que entre os últimos estavam os “Engenheiros da Computação”.
Inclusive ano passado passei em um concurso público pra analista de TI. A exigência no edital era “nível superior em TI”, daí foi passar, e no dia da posse trazer o diploma, não tive problema algum com relação a isso, inclusive vários amigos meus passaram em concursos pra nível superior, sendo tecnólogos.
Atualmente a única empresa que declara ter “algo” contra os tecnólogos, é a Petrobrás, e ainda assim, ja esta na justiça essa questão.
Parabéns ao criador do blog!
Claudio
Terminei o primeiro periodo de Gestão Ambiental e estou em dúvida quanto ao mercado de trabalho. É possível prestar concursos públicos? Como está o mercado para o gestor ambiental? Esse curso é realmente uma boa opção?
Alexandre
Olá!
Olha, nenhum curso superior, seja ele Tecnólogo ou Bacharelado irá te dar ofertas de emprego automaticamente sem você sair do lugar. A época em que isso acontecia era a uns 15 a 20 anos atrás em que existiam poucas pessoas especializadas.
Não adianta você fazer um curso superior e não se dedicar nele ou não se interessar em fazer uma pós e ter alguns cursos complementares; Ultimamente, a experiêcia e o conhecimento do profissional que ele de fato DEMONSTRA ter, conta mais do que o tempo em que você passou estudando.
O fato de terem algumas pessoas que fizeram tecnólogos e estão arrependidas por não conseguir empregos não necessariamente quer dizer que tecnólogos são ruins ou piores que o bacharel, já cansei de ver engenheiros, advogados, publicitários e vários outros bacharéis formados que tem dificuldades de arrumar emprego. E o mesmo vale para o inverso.
O ramo da informática requer atualização constante, de nada adianta vc ter feito 6 anos de engenharia de computação se você está a mais de 2 anos sem fazer nenhum curso complementar ou com uma experiência de trabalho sólida. Apenas o diploma não garante emprego, tenham consciência disso.
O que foi dito pelo autor do tópico que em muitas vezes o seu chefe (e até mesmo o pessoal de RH) nem lembra da sua formação acadêmica, isso acontece demais.
Meu conselho é fazer aquilo que você GOSTA, analise bem a grade do curso que você quer e se pergunte:
“Eu vou querer ficar estudando isso por X anos?”
“Eu vou querer ficar trabalhando com isso por Y anos?”
“Eu vou estar tão apaixonado pelo ramo a ponto de buscar uma especialização ou cursos na área?”
Não vá pelo que pague mais ou apenas pelo título do curso, pois vale mais a CONTINUIDADE do seu estudo e a qualidade com que você faz certa coisa bem do que um diploma de bacharel (e porque não até de tecnólogo em alguns casos…) empoeirado na estante.
Fabio
Acho que depende muito do seu conhecimento e sua posição profissional na vida, se voce atua com informatica c e não pensa em entrar em um orgão publico compensa cursar tecnologia, porem se ainda não tem experiencia alguma na area de TI, acho que o bacharel é muito melhor, alem de ter mais tempo para conseguir um estagio voce tem um conhecimento mais abrangente do conteudo e assim seguir o que mais se identifica, existe area dentro da TI que esta muito defasada, muita gente isso desvaloriza muito a mão de obra desses profissionais e o salario acaba não compensando, como a area de infra por exemplo, ja vi administrador de redes ganhando 2000 reais por mes isso com faculdade, ingles e varias certificações, como existe programadores ganhando cinco vezes mais com apenas uma faculdade, devemos por isso antes de começar a faculdade da uma olhada no mercado de trabalho e a sua base salarial.
Kleyton
Não uma questão de mercado de trabalho quando o cara é bom no que faz o mercado está de portas abertas para ele seja ele Bacharel, Tecnólogo, Técnico ou até com Certificado de Curso Profissionalizante.
A questão é que estão passando a carroça na frente dos bois, como sempre o MEC está fazendo com o Formados em curso Superior o mesmo que estão fazendo com as escolas públicas diminuindo caraga horária, disciplinas nem provas mais você precisa, “e o que temos? Jovens saindo da escola sem base nenhuma, daqui a pouco o cara não vai mais precisar fazer medicina vai fazer tecnólogo em pediatria ou cardiologia, e ai você levaria seu em um Tecnólogo em pediatria? Onde fica toda a minha grade da minha formação de Bacharel que eu estudei desde da estrutura da a minha classe de formação até aos conceitos de ética da profissão? Hoje as pessoas não querem ser Tecnólogos para se especializarem em determinadas áreas mas sim para terem o Diploma em 2 anos, assim fica muito fácil, desta maneira vão acabar as categorias dos Técnicos que tanto precisamos, e a Pós – Graduação pra que existir? Mas como alguns dizem vamos todos ser Tecnólogos é mais fácil, mais rápido e tá na moda mas não podemos esquecer toda moda um dia passa e se justo essa não passar não sei o que vai ser de nosso pais.
Para vocês que pensam em ser um bom profissional não pense apenas no tempo que terá que se dedicar, faça um curso superior, seja um profissional completo e depois se especialize em uma área que te agrade e tem mais você fazendo uma faculdade talvez descubra que área que você atua hoje não seja o que você realmente quis, este é o caminho mais correto mesmo que a caminhada seja longa e cansativa no final você vai ver que tudo valeu a pena.
Agora sobre não aprender nada isto vai de cada um e pode acontecer o mesmo tanto com o Bacharel quanto com o Tecnólogo, lembre-se “ Deus de uma vida para cada um, para cada um cuidar da sua”.
Um grande abraço para todos.
Mirra
Eu estou na duvida entre:
Engenharia (10semestres);
Gestão da Informação (7semestres);e
Tecnologo de Rede de Computadores.
Tenho medo de escolher algo que o mercado não precise, ou de passar muito tempo fazendo engenharia sem ser realmente necessario. Tambem penso em fazer concursos e gostaria de saber se um desses cursos não ajudariam. O que vc acha?
Vinicius
@Mirra, acredito que o mais importante seja qto a qual curso vc mais se identifica. Engenharia, especialmente para quem vai trabalhar com TI, não costumo recomendar muito, porque praticamente todo trabalho que um engenheiro na área de TI faz, outro profissional formado num curso mais curto pode fazer.
O que significa que o tempo maior gasto para o curso e o dinheiro (pois é mais caro) não deve compensar o retorno.
Se vc quer entrar no mercado de trabalho logo, procure um curso de menor duração, atente-se à grade do curso para ver se vc se identifica com as disciplinas.
Essa parte é mais importante que a duração do curso em si, é o que vai ser mais determinante para o seu sucesso.
Espero ter ajudado, abs
Maykon henrique
Estou em duvida preciso de uma ajuda.
Sistemas da informacao( bacharel ) ou tecnologo gestao tecnologia da informacao ?
Porem gosto de pratica, nao muita teoria.
Me ajudem, ate agora nao me decide…
Maykon henrique
Aguardando…
Vinicius
@Maykon henrique, minha real opinião? acho os dois cursos muito genéricos. Recomendo algo mais específico. Esse tipo de formação acaba sendo mais útil como complemento para quem tem boa experiencia na área de TI. Voce poderia escolher algo voltado especificamente para tecnologia de Redes ou de bancos dados ou ainda desenvolvimento de softwares. O mercado precisa mais de pessoas com conhecimentos bastante específicos…ok?
maykon
Nao acredito, serio?!
que e muito generico esses dois.
i agora oque eu faco!
nao tenho condicoes em fazer um bacharel no momento se nao eu faria CI ou EC.
Recomenda algum tecnologo pra mim…
Porfavor!!!
maykon
Vinicius estou aguardando sua posicao…
ano que vem comeco minha faculdade e tem que ser na area de T.I
mais e muita duvida.
Vinicius
@maykon, um curso de tecnólogo, com duraçao média de 2 a 3 anos vai ajudá’lo a se recolocar de forma rápida no mercado. Agora depende do seu perfil, se voce gosta de lógica, matemática, recomendo a área de desenvolvimento de softwares, que tem historicamente milhares de vagas sobrando. Ou ainda há a opçao para banco de dados, segurança de redes, admin. de redes, programaçao de jogos, enfim, tem muitas opçoes, todas com boas perspectivas de emprego.
Entenda bem seu perfil, o que gostaria de fazer, porque a satisfaçao no que fazemos é ainda o melhor caminho para o sucesso profissional, ok?
maykon
ola vinicius!
Meu Perfil: tenho 21 anos, tenho pouco experiencia na area de T.I.
Atualmente trabalho na Sony brasil na funcao de almoxarifado.
Mais meus planos na minha vida e se formar na area de T.I.
tenho uma paixao louca nessa area…
Agora estou em duvida em fazer tecnologo por que muitas pessoas dizem que tecnologo e mais apropriado para quem ja trabalha na area e quer se aprofundar depressa. Pois assim tera a soma da experiencia e da formacao de tecnologo.
Se nao fosse pedir muito de vc, eu gostaria que me desse algum blog ou site ou uma lista dos cargos na area de t.i oque eles fazem trabalhando, pra mim poder ter uma base do que eu quero mesmo fazer.
Eu vi um analista de sistema recentemente trabalhado aqui na sony e gostei do que ele faz, ele trabalhava mais com manutencao instalacao de sistema mais tipo mao na massa, eu gostei…
maykon
Me ajuda !!!
Na minha cidade manaus, tem as seguintes faculdades: Uninorte, Unip, Martha falcao, Fametro, Uni nilton lins, ulbra, fucapi.
Qual dessas faculdades vc recomendaria fazer faculdade de na area de T.I?????
Vinicius
@maykon, É difícil falar sobre A ou B, mas algumas perguntas básicas pdoem lhe ajudar a escolher:
O curso é reconhecido pelo MEC?
Qual é a avaliação do curso pretendido no site do MEC?
Qual a porcentagem de professores mestres e doutores na instituição?
Voce se identifica com a grade do curso? Lembre-se que o mesmo curso em faculdades diferentes podem ter grades bastante diferenciadas
Como é a infraestrutura (laboratório, biblioteca…)
Comece comparando por aí. Dentre essas, não se preocupe muito com nome de universidade, ok?
maykon
eu ainda nao verifiquei esses detalhes referente ao mec.
mais aqui na minha cidade faculdade quem tem nome na area de T.I e a fucapi pelo que falam por aqui.
Enquanto a grade curricular ser diferenciada de uma faculdade e outra, eu andei pesquisando e percebe isso mesmo.
Assim eu quero trabalhar na area de T.i mais com suporte manutencao mao na massa,enquanto eu me identificar com a grade curricular do curso ta meio que dificil so um pouco leigo com isso.
Oque eu consigo entender mais ou menos e o curso tecnico de informatica a grade curricular, ela nao e tao complexa.
maykon
no aguardo…
Vinicius
@maykon, Se voce quiser me passar o link da curso no site da faculdade que vc pretende fazer, posso dar uma olhada e te dar uma opinião, ok?
maykon
martha falcao
Maykon henrique
http://unip.com.br
Maykon henrique
http://marthafalcao.com.br
Maykon henrique
http://fucapi.com.br
Maykon henrique
http://esbam.com.br