Ao longo de nossa carreira profissional identificamos muita gente que foi promovida e nos questionamos sobre as aptidões e realizações que as levaram a se destacar. Talvez você já tenha passado por isso.
Muitos de nós dirão que o escolhido era amigão e puxa-saco do chefe, conhece bem menos sobre o negócio que seus concorrentes à vaga, e muitos outros argumentos até que justos no ponto de vista de entrega de resultados.
Taxamos então essa pessoa de política, num sentido pejorativo, devido até a um mau entendimento do termo (quando o mais correto seria politicagem, se fosse o caso), bem frisado por José Antônio Rosa, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos que colocou bem a questão de política x politicagem. Vale a pena conferir.
No competitivo e selvagem mundo corporativo não podemos deixar passar oportunidades de vender-nos, cultivar uma política sadia, o oposto da politicagem.
Não adianta uma alta capacitação técnica e conhecimento se você não for capaz de divulgar seus resultados e qualidades com clareza e inteligência e claro, no tempo certo. Você pode valer ouro, mas somente ficar sentado em sua mesa esperando que o trabalho fale por si não resolve muito.
E o pior é que não adianta fugir, se abster e deixar acontecer. Se você não se vender, venderão você, e assim será refém de julgamentos de terceiros, muitas vezes vendidos de qualquer forma, exceto construtivamente. E assim muitas boas oportunidades se irão por pensarem que você não vale tanto assim quanto aparenta.
Veja um exemplo de como se vender: de tão simples que é, é facilmente negligenciado:
Uma coisa básica, por exemplo, é não divulgar para seus superiores e colegas sobre a conclusão de uma especialização ou certificação, tudo por conta do medo da reação dos outros, a começar por achar que está se exibindo, querendo mostrar superioridade.
Deixar de se vender não é sinônimo de humildade, longe disso aliás.
Hoje em dia é comum as empresas terem um sistema de RH com os dados do perfil dos funcionários de forma fazer cruzamentos de informações para identificar alguém com o perfil para preencher alguma vaga interna em aberto. Ora, se você não divulgou sua especialização para o RH, poderá ter perdido uma grande chance de realocação de função por eles não saberem que você estava qualificado.
Prepare-se para matar a cobra e mostrar o pau, fazer-se visto e reconhecido pelas suas realizações e resultados relevantes à organização.
Por outro lado, vender-se de a qualquer custo não é o que queremos dizer. É possível vender-se com dignidade, respeitando o espaço e liberdade do outro. O mercado é grande e há muito espaço para os bem capacitados e bons vendedores de si mesmos.
E você, como tem se comportado? como um bom vendedor de si mesmo? Já perdeu alguma oportunidade por ter-se sabotado nessa questão ao não divulgar suas realizações? Está permitindo que te vendam de qualquer forma?
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