Principalmente em uma empresa onde a TI não é o seu negócio, a área responsável pela Tecnologia nessa empresa volta e meia é questionada quanto a seu valor em termos de produtividade e resultados diretos agregados ao negócio. Para piorar, alguns erros, apesar de muito conhecidos por grande parte do pessoal da área, acabam sendo recorrentes e por si só reforçando essa imagem negativa, de uma área geradora de custos e suporte precário quando dele se precisa. O cio.uol.com compilou uma lista de 20 erros que comprometem a imagem da área de TI, (sobre os quais comento abaixo), a produtividade da empresa e pode terminar com demissões seguindo a onda da crise econômica.
1. Exagerar nas políticas para senhas
Exigir senhas muito complexas: post-it no monitor com senha vira moda rapidinho..ou nem exigir senha, ou permitir senha muito fraca: Interessante que poucos acreditam que alguém pode ter uma conta de login sem senha…imaginam tudo ao tentar descobrir uma senha, menos tentar logar em branco..
2. Administrar mal o data center
Separar servidores de ambientes de produção, validação e testes, identificação clara nos servidores são só duas ações básicas que podem evitar confusões e até indisponibilidade de serviços por engano
3. Perder o controle sobre ativos de TI
Muitas vezes a alta gerência pede execução de processos em ambiente de produção sem ter noção do custo de processamento para os servidores…aí,”já que o chefe mandou”, o analista vai e faz..quando der problema imagine onde a bomba vai estourar.
4. Tratar o legado como se fosse um palavrão
Está louco para substituir aquele sistema antigo que sustenta serviços críticos na organização? mudança de sistemas costuma ter alto custo inicial e exigir grande esforço, além do risco para os negócios. Não arrisque seu pescoço logo num época de profunda crise econômica como a que estamos vivendo.
5. Ignorar o elemento humano na segurança
De que adianta sitemas seguros e rígidas políticas d esegurança se há funcionários irreponsáveis com sua aplicação? É o mesmo que dormir como o inimigo.
6. Criar funcionários indispensáveis
Ninguém é indispensável…a menos que a gerência permita. Alta disponibilidade tem a ver com gente também e não somente recursos de hardware e software. Ter mais pessoas que possam realizar tarefa criticas na empresa é uma questão de continuidade dos negócios.
7. Causar problemas em vez de oferecer soluções
Tem um problema sério para resolver ? ofereça soluções que não custem mais que o prejuizo caso não seja tomado nenhuma ação para resolução.
8. Logar como raiz
Guarde as contas de administrador num lugar seguro, longe dos administradores de sistemas e faça cada um utilizar sua própria conta.
9. Tentar ficar na vanguarda total
Mal sai uma nova versão de um software e o profissional de Ti aventureiro quer colocar em produção já no dia seguinte, sem argumento que justifique em termos de ganhos para a empresa tal atitude.
10. Reinventar a roda
Programadores utilizando seu tempo para desenvolvimento de aplicações que não agregam valor ao negócio e podem ser encontradas prontas na internet e de graça.
11. Perder de vista usuários móveis
O trabalho remoto acaba fazendo com que muitos funcionários sejam invisíveis aos olhos dos administradores em termo de segurança de seus acessos e dispositivos conectados à rede.
12. Drenar recursos com compliance
Investimento de recursos com estratégia de compliance pode virar gasto, se feito de forma obsessiva, sem levar em conta as prioridades para o negócio.
13. Subestimar a importância da escalabilidade
Workstation como servidor para um serviço crítico para “economizar, por enquanto”, é certeza de problema amanhã. A mudança mais pra frente pode custar muito caro para a empresa.
14. Gerenciar mal sua estratégia de SaaS
SaaS (Software como serviço) é bom, mas não para tudo. Deve-se avaliar com cuidado cada caso, pois dessa forma pode representar grande economia para a empresa.
15. Não definir seu código
ter uma boa linguagem de programação mas um profissional não tão bom não adianta. É claro que esse profissional vai querer trocar de linguagem de programação após veementemente culpá-la pelo mau desempenho da aplicação.
16. Não virtualizar
Os custos de aumento de espaço em um CPD e de aquisição de novos hardwares são em geral muito maiores do que se beneficiar da virtualização.
17. Confiar demais em um só fornecedor
É fácil se acomodar com um fornecedor e aceitar soluções sem nem mesmo fazer uma análise de outras opções de mercado…aliás você tem SLA com seu fornecedor?
18. Insistir em projetos problemáticos
Projetos podem falhar por n razões e às vezes é melhor recuar logo que se identifica o prejuizo do que ficar pagando pra ver até o fim, com o desatre já anunciado.
19. Não se preparar para picos de energia
A TIverde está aí pra isso. Buscar soluções para economia de recursos como energia no Datacenter, por exemplo, é fundamental. Sua empresa, seu emprego e a natureza agradecem.
20. Estabelecer prazos irreais para projetos
Tempo é dinheiro em projetos: quanto mais tempo se gasta, mais dinheiro vai para o ralo. Planejar é 50% do sucesso, cumprir o planejado, outros 50%.
Vou aproveitar para acrescentar mais um ponto aqui:
21. Política de Backups e testes de Restore ausente ou ineficiente
Testar a restauração dos backups é tão importante quanto a ter uma política de backups eficiente e que atenda a necessidade do negócio. O trabalho burocrático e massante dos testes compensa o prejuízo em caso de perdas de dados por falha na tentativa de recuperação dos dados das unidades de backup.
Certamente estão faltando pontos que compromentem a imagem do deportamento de tecnologia…o que você poderia acrescentar mais nesta lista?
(Os pontos desse artigo foram extraídos do cio.uol.com)
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Ivan Luis Busnardo
Muito bom artigo, infelizmente nós da área de T.I. não conseguimos eveitar falhas até por que incrivelmente somos humanos e sujeiros a falhas, mas com as devidas orienteções e informações podemos eliminar uma grande parcela de problemas.
muito bom seu blog
abraços
Seu último artigo..Tecnologia para Escritórios Contábeis
Tathiane Romanelo
Achei muito interessante as informações descritas no artigo! E concordo com várias delas!
O ponto que menciona a importância das pessoas numa organização é, na verdade, o coração de todo o processo.
Sem a devida valorização e capacitação do profissional, e por que não dizer, do ser humano que lida com os ativos de TI, é impossível ter bons resultados.
Um setor de TI que não trabalha valores e posturas com seus colaboradores, é um setor que fatalmente estará a todo momento apgando incêncios, gerando custos, desgaste de profissionais, de equipamentos e da própria imagem do setor em relação à organização.
Num momento do mercado de trabalho em que os valores pessoais e habilidades de relacionamento são mais importantes do que conhecimento técnico em si, não podemos deixar de lado o fator humano nas empresas.
Parabéns pelo artigo!!!
Crístopher
Cara, muito bom seu artigo, estamos sempre sujeitos a esses erros, mas sabemos que tudo depende de pessoas capacitadas e usuários que respeite as normas da EMPRESA, cada um tem sua parcela de culpa.
Gostaria de receber mais dicas como estas que vc diponibilizou no blog.
Parabéns!
Cristopher Delgado
Analista de Suporte de Informática – Sp
Vinicius
Olá Crístopher, obrigado pelos elogios, procuro sempre oferecer aqui algo que seja interessante no dia-a-dia dos profissionais de TI e aspirantes a tal..assine nosso blog via RSS ou email ao lado e receberá automaticament e atualizações!
Abse sucesso!
Gabriel Silva
É preciso estarmos com olhos mais atentos com quem os nossos filhos se comunicam e o que fazem na internet já que é um mundo de novidades, monitoro a minha filha com um programa que instalei no celular dela que me permite ver tudo o que ela faz ou acessa, o aplicativo é ótimo e recomendo para vocês. https://brunoespiao.com.br/espiao/painel-controle/