Qual sua opinião sobre a modalidade de trabalho conhecida como Teletrabalho? Segundo o artigo do Convergência Digital…
Conceitualmente o Teletrabalho é todo e qualquer trabalho realizado a distância, ou seja, fora do local de trabalho, com a utilização da tecnologia da informação e da comunicação, computadores, telefonia fixa e celular e tudo que permita, a partir de qualquer lugar, receber e transmitir informações, arquivos de texto, imagem ou som relacionados à atividade laboral.
Certamente o que é um sonho de muita gente (inclusive eu), o Teletrabalho vem ganhando força com o avanço tecnológico, paralelamente as necessidades de redução de custo das empresas, questões relativas ao meio ambiente e de qualidade de vida.
Saiu a pesquisa da Consumer Electronics Association (CEA), entitulada “O Teletrabalho e as tecnologias que permitem trabalha fora das paredes das empresas” que releva dados interessantes sobre o teletrabalho nos EUA:
Nada menos que 37% da força de trabalho nos Estados unidos trabalha em casa pelo menos uma vez por semana.
Benefícios identificados pelos entrevistados:
- horários flexíveis (81%)
- redução de tempo/custos de deslocamento (72%)
- menos interrupções (64%)
- maior produtividade(63%)
Economias com relação ao meio-ambiente também foram citadas:
- um dia de teletrabalho traz uma economia de 16 a 23 kilowatts/hora de eletricidade;
- economia de 5,2 litros de gasolina.
Paralelamente a essa pesquisa, vale lembrar que por aqui, o Projeto de Lei 102/2007, que trata da proteção da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) sobre o Teletrabalho, se encontra em fase de tramitação final na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, e tem tido discussões sobre sua proposta.
O debate que aconteceu em evento realizado em 01/09/2009, no Rio de Janeiro, no 10º Fórum Seprorj (Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro), serviu para discussão sobre os impactos sociais e legais dessa nova modalidade.
De fato o tema é complexo e muito abrangente. O que mais tem são perguntas a serem respondidas: questões como responsabilidade por acidentes de trabalho, controle de expediente e horas extras…
Por outro lado não há como fugir dessa realidade: as cidades cada vez mais intransitáveis, poluição chegando em níveis críticos, niveis elevados de estresse (quem já não chegou estressado logo cedo no trabalho por conta do trânsito?) que afetam a produtividade nas empresas…A pressão vem de todos os lados.
Como já ocorre com ensino a distância, uma causa já abraçada por entidades de renome no exterior e aqui no Brasil, o teletrabalho deve seguir o mesmo caminho.
Nós, profissionais, que seremos invariavelmente afetados por esse novo estilo de trabalho (a área de TI deve encabeçar essa lista por motivos óbvios, a meu ver), devemos ficar atentos às definições legais com relação a esse tema, protestando inclusive quando for o caso.
E você, qual acredita ser o maior empecilho para que as empresas possam aderir a essa modalidade? E por parte dos funcionários?
Dados da pesquisa divulgadas pela Info Abril, e evento do Seprorj divulgado pelo Convergência Digital.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Os Países com Menor Carga Horária Semanal no Mundo – Quantas horas Você Trabalha?
- Tabela dos maiores salários médios dos profissionais de TI de SP
- Salarios de TI são o dobro da média nacional
- Conheças as Melhores empresas de TI e Telecom de 2013
- A prioridade dos CIOs em 2010 para direcionar sua carreira profissional
- Crise na Economia é Chance para Profissionais de TI mostrarem seu Valor
- Veja como melhorar sua imagem nas redes sociais
Davi
Eu acredito que o maior impecilio vai ser as empresas liberarem para o profissional trabalhar em casa, por exemplo um programador, será que a empresa vai deixar o profissional mexer nos códigos fonte em casa? e o medo desse código ganhar outras finalidades.
Christian
Eu trabalho em casa com suporte ao consumidor por e-mail, chat e telefone e posso dizer que é bem proveitoso. Mesmo cumprindo horários, você não tem stress de pegar trânsito, sair de casa em dia de chuva/frio e, além disso, está perto dos familiares. Disciplina e organização são fundamentais.
Vinicius
Christian, obrigado pela participação, os benefícios de fato superam as dificuldades, e como você bem disse, disciplina e organização são a chave para um trabalho produtivo, bem sucedido. Afinal, quem gosta de enrolar, não importa se está em casa ou no escritório…abs 🙂
Vinicius
Davi, muito interessante sua questão…No banco onde trabalho estamos implementando thin clients, que são notebooks burros. Nada pode ser armazenados neles, tudo é feito fazendo-se acesso remoto numa sessão virtual, não havendo portanto como o programador baixar o fonte para sua máquina…acredito que muitas outras tecnologias vão surgindo para dar mais segurança no teletrabalho, já que é uma tendência mundial…obrigado pela colaboração, abs!
Guilherme Cenzi
A minha opinião é que tudo varia da ética profissional, independe da localização o funcionário pode baixar o código fonte ou informações preciosas da empresa, varia da consciência de cada um.
Como disse na matéria da Info, o maior problema das organizações em adotar o home office é a falta de legislação específica para esse tipo de trabalho, o que deixa a empresa muito aberta para futuros processos judiciais.
Como todos aqui, sou totalmente a favor do home office, alguns colegas de trabalho dizem que não iria funcionar para eles, mas penso que em um ambiente sem distrações, teria mais tempo para me concentrar e ser mais focado em meus objetivos profissionais.
No escritório sempre ocorre de ter gente te chamando para tomar um café, comentando sobre o jogo do domingo, da balada de sábado e coisas do tipo.
Se alguém tiver uma oportunidade legal desse tipo favor me contatar haha. Abraços!
André Corrêa
Obs.: No site da Abril diz uma economia de 5,2 litros de gasolina e não 52,9 litros como dito aqui.
Vinicius
André, obrigado pelo comentário, texto corrigido!