O mercado está fervendo à procura de profissionais na área de tecnologia para o preenchimento de suas vagas. Conforme noticiou o O Dia Online, as medidas do Governo Federal para redução de custo de exportação das empresas tem gerado um expectativa de 100 mil novas vagas até 2010.
Por isso, vai aí algumas dicas: não perca tempo com cursos longos de forma desnecessária…pense bem e responda:
- Para quê um DBA vai cursar Ciência da Computação (4 a 5 anos) se pode cursar Tecnologia em Bancos de Dados (2 a 3 anos)?
- Para quê um desenvolvedor vai cursar Engenharia da Computação (5 a 6 anos) se pode cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2 a 3 anos)?
Talvez para o seu ego valha muito esses títulos mas seu empregador não tá nem aí com esse tipo de coisa…aliás , quando você foi contratado lhe pediram para apresentar o diploma de conclusão? Ou então experimente perguntar a seu chefe se ele se lembra qual a sua formação universitária…
No site do MEC você encontra a relação dos cursos de tecnologia. A função desta relação é prover as faculdades e universidades, diretrizes para a criação de seus cursos ou mesmo migração dos cursos já existentes. Em cada uma dessas opções você verá a carga horária recomendada e uma breve descrição do objetivo do curso além da infraestrutura recomendada para um bom suporte.
Dica: compare a grade do curso e título com essas diretrizes do MEC. Se a faculdade as estiver seguindo, mehor será para o futuro do curso em termos de reconhecimento e atualização no mercado.
Pense assim: o tempo que você vai perder cursando várias disciplinas que nunca vai usar (conheci vários desenvolvedores que cursavam engenharia só por causa do título), você poderá estar cursando uma especialização voltada para sua área específica de atuação, um MBA por exemplo e se destacar na sua posição…enquanto aquele seu amigo está ainda no 4º ou 5º ano de Engenharia.
E, por quê não aproveitar o tempo e dinheiro de sobra (um curso de 2-3 anos é mais barato…) para estudar inglês?
Hoje, mais do que nunca é imprescindível para um profissional que almeja uma carreira de sucesso de TI. Aproveite e saiba como escolher um curso de inglês com maiores chances de sucesso.E tem mais uma coisa: ainda que muitas empresas não utilizem o inglês no dia-a-dia, acabam utilizando-o como diferencial nos processos seletivos, portanto não fique para trás.
Conclusão:
Estudar é bom. Estudar com inteligência e visão é melhor ainda. Seu bolso e sua cabeça agradece.
O mercado, como você pode ver , tem pressa. Aproveite a onda de crescimento econômico em nosso país, que tal como uma verdadeira onda, não se sabe ao certo quando a veremos novamente.
E você? concorda com essa opinião? Fique a vontade para opinar!
Artigos que também podem lhe interessar:
- O mercado de trabalho para os técnicos: Vai um emprego aí?
- Demorou: cursos superiores de TI mudarão de nome
- Estude TI de Graça nas Melhores Universidades do Mundo
- Cursos grátis de TI através do Sindicato de Processamento de Dados de SP
- Ciencia da Computação, Engenharia da Computação…o que escolher?
- Curso de Inglês grátis com foco em negócios e com certificado
- Curso de Inglês Online GRÁTIS através do Programa Idiomas sem Fronteiras
Vinicius
@lucas araujo, o bacharel tem a possibilidade de associar a órgão de classe, quanto ao tecnólogo em questão não sei. Mas ainda acredito que uma boa faculdade aliada com um estágio relacionado a formação seria um mundo ideal para começar bem. Pesquise no CIEE como está a demanda para estágio com essa formação, ok?
abs e sucesso
Fabricio Sousa
Olá Vinicius, Tudo bem?
Sou fã Nº1 em área que envolva Saúde.
Estou querendo fazer Gestão Hospitalar, o que você me diz e como está essa área de trabalho?
Gostaria de saber de você também se o curso é de nível superior e se recebo diploma de Graduação de nível superior.
Tiago
Queria saber qual a melhor opcao entre TI e RH. Pode ajudar? Grato
Vinicius
@Tiago, Entre RH e TI…são duas coisas completamente distintas. Teria que saber o que vc mais busca numa carreira para tentar lhe responder isto, saber mais sobre seu perfil.
Por exemplo: se o salário para vc é o mais importante, considero uma carreira na área de TI muito mais vantajosa nesses termos. Existem muitas variáveis nesse tipo de análise…
Enfim, cada um tem suas prioridades, ok?