Muitas vezes nós só vamos atrás de outra oportunidade de emprego quando estamos efetivamente desempregados, ou pelo menos, com os dias contados na empresa atual. Acabamos por deixar nossos currículos desatualizados por muito tempo, deixamos de anunciar ao mercado nossas novas conquistas acadêmicas, certificações conquistadas e demais especializações e realizações relevantes onde trabalhamos. Então no desespero, começamos a acessar desesperadamente vários sites de empresas que julgamos importantes e efetuamos o cadastro, espalhamos nosso currículo aos amigos e colegas de trabalho na esperança de que precisem de alguém como você em breve.
Pagamos sites e serviços especializados de recolocação, tudo o possível pra ver se pinta alguma oportunidade, aliás, uma ótima oportunidade. Depois de fazermos tudo isso esquecemos de duas ações que, apesar de não serem novidades para ninguém e não custar nada além de um pouco de tempo, acabamos por não dar o valor merecido, que são:
- Cadastrar o currículo diretamente no site da empresa desejada
- Acompanhar o painel de vagas, quando disponível
É costume das empresas em geral, não importando a área de atuação no mercado, buscar profissionais para suas vagas em aberto em primeiro lugar no seu próprio cadastro, para em seguida partirem para serviços de terceiros. Pois bem, o serviço que você pagou para recolocação foi inútil nesse caso. Como exemplo, em uma das empresas que trabalhei, era possível configurar um alerta que disparasse uma mensagem para o selecionador quando um determinado perfil profissional era cadastrado no portal, permitindo ação imediata.
Portanto, mantenha seu nome no mercado, atualizando seu currículo nos portais das empresas em que deseja trabalhar, mesmo que não pretenda trocar de emprego a curto prazo. Caso seja chamado, dê retorno ao selecionador e agradeça a gentileza, dispensando assim a oportunidade mas deixando uma porta aberta.
Para facilitar seu trabalho, fomos um pouco além da relação da ComputerWorld e mapeamos cuidadosamente os links referente às páginas de carreira das companhias listadas no excelente trabalho da ComputerWorld (50 melhores empresas para se trabalhar – TI e Telecom 2008) divulgado em Julho/2008 que você pode acessar na página como estudar, empresa por empresa, seguindo pela ordem apresentada no ranking.
O próprio arquivo disponibilizado pela ComputerWorld apresentam alguns links e sites incorretos, (afinal ninguém é perfeito, não é?), por isso acreditamos que da forma que disponibilizamos será bastante útil.
Sabemos a dificuldade que é muitas vezes você navegar num site e se aborrecer devido ao tempo perdido simplesmente porque o bendito link para cadastramento de currículo e acesso às vagas estava perdido em algum lugar do portal com letras microscópicas e títulos pouco intuitivos.
Só filosofando um pouquinho…
Quer colher bons frutos amanhã em sua carreira profissional? Então comece a semear hoje!
Dito isto, por que não correr um pouco e já ficar por dentro das vagas em aberto das grande companhias em TI e Telecom ? E quando você menos esperar pode aparecer aquela oportunidade que você tanto sonhou…
Artigos que também podem lhe interessar:
- Otimismo bom e o ruim para o desenvolvimento da carreira
- Feliz ano de Novo – Faça de 2014 o ano da SUA virada na carreira profissional
- Postura – não perca a saúde enquanto usa o computador
- Profissional de TI Generalista ou Especialista?
- Feliz ano de 2012 com muita saúde, paz e sucesso!
- O Alto preço de ser um executivo de alto escalão
- DBA Ladrão é condenado após confessar roubo de dados
rafael
Ótimo texto! muita gente realmente deixa pra correr atrás daquilo que quer na última hora, nesse caso, o profissional só vai atras de uma nova posição na carreira quando ve a sua propria carreira em perigo, quando na verdade devia estar preparado pras aventuras que aparecessem ao longo do caminho (afinal, uma característica fundamental de um profissional de ti é a capacidade de estar preparado para qualquer tipo de advento)
Vinicius
Isso aí Rafael, geralmente somos muito acomodados e perdemos grandes oportunidades por isso…até parece que as melhores oportunidades aparecem qdo já estamos empregados, não é?!
abs!
Leandro Liao
Estou pensando em fazer o curso: economia empresarial e controladoria, mas não sei a área que irá trabalhar, se e boa ou não.
Me ajudem a escolher, Economia empresarial e controladoria, Matemática aplicada a negócios, ou Atuária.
Alguem poderia me ajudar a responder.
o e-mail e lileandro@hotmail.com
Obrigado L.
Vinicius
Olá Leandro, é meio complicado essa escolha, acredito que a melhor área é aquela em que vc se identifica mais…pode se mais de uma então vc pode se perguntar para ajudar:
como está sua carreira profissional no momento? já está atuando em alguma dessas áreas? se sim e está gostando, aproveite o caminho andando e siga em frente, caso contrário, analise o currículo de cada curso e veja o que melhor se adapta a seu perfil…por exemplo, apesar de haver forte relação de contabilidade e matemática, tem gente que odeia um e adora o outro..a melhor área é a que te dá prazer em investir seu tempo, o que o fará ir mais longe com certeza!
espero ter ajudado em algo, abs e boa sorte!