O Terceiro Top of Mind Internet fez um levantamento das primeiras marcas lembradas em 25 categorias. A pesquisa, feita pelo UOL em parceria com o DataFolha, foi divulgada na quinta-feira(14/05). Veja alguns detalhes dessa pesquisa e ainda uma reflexão de como VOCÊ, como profissional, pode também ganhar um prêmio por ser bem lembrado entre seus “potenciais clientes” (empregadores):
Abrangência da pesquisa
Segundo o IDGNow…
… foram ouvidas 2.048 pessoas com 14 anos ou mais, de seis capitais brasileiras:São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Os entrevistados acessam a internet pelo menos três vezes por semana. Segundo Mauro Paulino, diretor do instituto de pesquisa Datafolha, 77% dos internautas consultados acessam a web de casa e 71% de todo a amostra pesquisada navegam diariamente.
Sem mais delongas, veja a relação dos vencedores, aqueles que conquistaram as mentes da maior massa de consumidores, se tornando sinônimo e referência em seu ramo de atuação:
Algumas categorias não foram citadas devido a empate técnico. Os premiados são resultados das estratégias de marketing on-line dessas empresas, que conquistaram o consumidor. E veja que isso pode não ter relação direta com o melhor produto da categoria. Como em tudo na vida, nem sempre vence o melhor, não é?
Qual a imagem de SUA marca perante o mercado?
Sim, pergunto sobre sua marca pessoal e profissional e não da empresa em que trabalha. Tal qual qualquer dessas empresas vencedoras, também temos que nos preocupar com a construção de nossa marca. Interessante como podemos trazer isso para o plano de nossa carreira profissional: muitas ações que tomamos no dia-a-dia com colegas e ex-colegas de trabalho, faculdade, parceiros, fornecedores, não importando o meio em que se originaram, seja pela web, telefone, pessoalmente, refletem diretamente na construção dessa imagem perante potenciais consumidores (futuros empregadores).
Vale a pena ser intransigente?
Por exemplo, não são incomuns os problemas com fornecedores como atraso na entrega de algum material, um suporte não satisfatório, uma falta de retorno e por aí vai. Muitos de nós que interagem com esses parceiros, às vezes somos tão radicais e implacáveis, insensíveis aos problemas alheios que acabamos por construir, ainda que incoscientemente, uma rede social negativa.
A questão não é fazer vista grossa para os erros de nossos fornecedores e parceiros mas é primordial manter um bom relacionamento, saber conduzir uma reclamação com profissionalismo e respeito às pessoas que estão do outro lado. Há várias formas de dizer ao outro que ele está errado. E devemos saber o momento certo para se usar algumas delas, seja com seu chefe, subordinado e por aí vai…
O respeito é uma questão de humanidade acima de tudo e sua prática colabora e muito para a construção de uma boa imagem profissional. Essa imagem, que sem dúvida, é seu maior currículo num mundo tão conectado como o que estamos vivendo hoje.
A questão não é se vamos colher algo, mas o que colheremos, já que todos os dias plantamos alguma coisa com nossas atitudes.
E podemos estar colhendo frutos de nossa intransigência nesse período de crise, mesmo tendo ótimos currículos, simplesmente porque o mundo deu suas voltas e imagine, aquele que você maltratou um dia ficou com uma péssima imagem sua e não o indicou para uma vaga que poderia se encaixar em seu perfil.
E você, como as pessoas te vêem na empresa? e fora dela em seu círculo de amigos? como alguém apto a ajudar, expert no seu campo de atuação, compreensivo, alguém bem relacionado, humano, ou intransigente, antipático?
Artigos que também podem lhe interessar:
- Eleve seu poder de Qi e aumente suas chances de contratação
- O Erro Número 1 que os Candidatos Cometem ao Enviar o CV para uma Vaga no Canadá
- Novo portal de vagas gratuito para profissionais de TI em todo o Brasil
- Como deixar uma boa impressão nos primeiros dias no novo emprego
- Salários de TI de encher os olhos e o bolso
- 4 Dicas para Vender sua Imagem Profissional e Conquistar aquela Vaga
- Perfil: O Profissional “Faz Tudo”
Alê
devemos gerenciar nossos pensamentos, tendo como convicção do que queremos e lutar em buscas de nossos ideais,pois muitas decisões que tomamos no nosso dia-a-dia com amigos,na faculdade ,no trabalho, ou até mesmo em nossas vidas pessoais irá refletir diretamente na construção de nossa imagem perante nossa carreira profissional.Precisamos saber nos avaliar, admitir nossas limitações e procurar sempre dar o melhor de si aperfeiçoandona maneira de ser e de agir.