3 dicas de como lidar com os conflitos no ambiente de trabalho

Passamos por conflitos de relacionamentos em todas as áreas de nossas vidas e no ambiente de trabalho não poderia ser diferente. Ainda mais quando passamos a maior parte do tempo no trabalho e com pessoas das quais algumas gostamos e outras não. Com o cenário da crise é normal o acirramento dos ânimos, aumento da competitividade e aquele sentimento de “salvar a pele a qualquer custo” que começa a se mostrar em alguns daqueles que pareciam mais do que um colega de trabalho pra você.

E é aí que todo o seu conhecimento técnico e expertise não poderá ajudá-lo. A inteligência emocional tem um grande papel nessa fase de sobrevivência. O que fazer no meio de um conflito? Se ele for com um colega de trabalho no mesmo nível de hierarquia a reação pode ser uma, mas como você reagiria no conflito se essa pessoa é seu chefe?briga

O conflito não é mau em si. Ele gera um debate de idéias que pode levar a um aperfeiçoamento de processos, novas idéias de produtos, enfim, todos podem sair ganhando. Agora, quando o conflito tem origem em interesses pessoais, aí a coisa fica difícil. Aqui vão 3 dicas que podem ajudá-lo nessa questão:

1 – Baixe a guarda

Tente abstrair-se das diferenças pessoais de seu colega de trabalho e entender o porque ele diverge quanto às suas idéias. Pode ser que haja coerência nas objeções dele. Evite aquele sentimento, de bate-pronto: “Ah, sabia, ele nunca concorda com o que eu falo, nunca!”

2 – Peça opiniões

Mostre que você está aberto a opiniões dos colegas. Humildade muitas vezes é tachada como uma atitude negativa, o que é errado. Muitos pensam que tem a ver com sentimento de inferioridade, auto-comiseração. Pelo contrário, é uma virtude pois permite que você aprenda com as idéias, experiência dos outros. E como consequência, erre menos. Pessoas que erram mais, num período onde todos estão apertando os cintos nos gastos, é uma das últimas coisas que as empresas vão suportar.

3 – Valorize o trabalho de seus colegas

Reconhecer o bom trabalho dos colegas ajuda em muito no relacionamento. Elogie, dê os créditos devidos a quem merece. Isto aumenta a confiança mútua e promove união no departamento. Muitos não conseguem dar nomes aos bois quando as coisas dão certo. Dizem para o chefe: “nós conseguir resolver…”. Diga: “fulano encontrou uma solução interessante…”. Assim ganhará a admiração de seu colega de trabalho, pela honestidade e reconhecimento.

E você? Já vivenciou uma situação de conflito estressante? Como lidou com isso? compratilhe conosco!

Aproveite para fazer o teste elaborado pela consultora Denise Manfredi da BSP Career, empresa que presta consultoria de Recursos Humanos para empresas e profissionais.  

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

23 Comentários

  1. Vinicius
  2. Geovane
  3. Vinicius
  4. Julia
  5. Vinicius
  6. Elcione
  7. Vinicius
  8. Tata
  9. maria
  10. Vinicius
  11. maria
  12. Alan
  13. Vinicius
  14. Beatriz
  15. Vinicius
  16. Israel
  17. Vinicius
  18. laura margarete pereira
  19. luiz antonio
  20. artur
  21. Rosa
  22. Will

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *