7 Atitudes que Afundam Nossa Carreira Profissional sem nos Darmos Conta

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O marketing pessoal é uma ferramenta essencial para o profissional, não importando sua área de atuação…mas ocorre que às vezes, esse tipo de marketing é feito de  forma tão egocêntrica e inocente (ou não tão inocente assim) que o tiro acaba saindo pela culatra.

E em tempos de crise no mercado de trabalho, tudo o que você menos quer é estabelecer uma péssima impressão entre seus clientes, colegas de trabalho e chefia, o que acaba por gerar a publicidade negativa (sim, porque segundo o prof. Ito Siqueira, o termo Marketing negativo” é uma incoerência).

Veja, tudo o que você construiu em todos esses anos na sua carreira pode ir por água abaixo por coisas que nada tem a ver com sua competência técnica. E muitas delas são simples, coisas que podem ser evitadas com um pouco de autorreflexão e atenção…

Veja 7 atitudes que você não pode tomar no ambiente de trabalho sob o risco de fazê-lo encabeçar as listas de demissões que estão tão na moda ultimamente, ou na melhor das hipóteses, ser deixado de escanteio na empresa:

1 – Corrigir seu chefe em público

É melhor não fazer isso, pois denunciará o despreparo dele com relação a certa informação, constrangendo-o perante o público. A menos, claro, que ele já tenha deixado bem claro que aceite interferências em casos como esse, o que convenhamos, não são muitos que fazem isso.  O melhor a fazer, na maioria dos casos, é chamá-lo de lado e muito discretamente informá-lo do equívoco (sim, porque chefe não “erra”, né não?!…)

2 – Falar mal de seu colega de trabalho ao seu cliente

Para quem ouve a pessoa se gabar em cima do erro dos colegas, a impressão que se tem é de que esse profissional é desleal, alguém em quem não se pode confiar… e a pessoa ainda acha que está abafando “sempre tenho que ficar consertando o trabalho dos outros”, diz ao cliente. Por mais razão que acredite ter, engula os murmúrios e lave a roupa suja com seus colegas de trabalho numa conversa aberta e sincera.

3 – Falar mal de sua empresa ao trocá-la por outra

Algumas pessoas não conseguem se conter e agem como se estivessem sendo libertadas de uma prisão, ou ainda recebendo  sua carta de alforria. Você pode até se sentir assim, porém agir assim é perigoso. Aquilo pode chegar aos ouvidos de seus ex-colegas, que podem mais tarde voltar a trabalhar com você, nunca se sabe…

Além do mais, infelizmente você poderá precisar daquela “senzala” novamente um dia…

4 – Se promover em cima de trabalho alheio

Infelizmente isso é comum…é a famigerada conjugação “eu acerto, nós nos equivocamos, eles erram“. De forma sutil a pessoa omite o nome do autor do bom trabalho para o chefe…frases como “a gente conseguiu fazer…” são comuns, porém não se passa despercebido, especialmente por aquele que foi o autor da solução e não foi lembrado.

E esse que você “esquece” pode ser seu chefe amanhã. Seja específico: “Fulano encontrou uma solução…”, assim você deixará uma boa imagem a todos os envolvidos e sua atitude profissional e justa não passará em branco, pode apostar.

5 – Passar por cima da autoridade de seu chefe

Você tem a ideia para melhoria de um projeto e manda um e-mail para o superior de seus chefe detalhando sua descoberta. Ainda que seu chefe direto esteja copiado no e-mail, isto pode mostrar que você não confia que ele repassará a informação lhe dando os devidos créditos. Mas mesmo que ele não o faça, vale a pena correr o risco de passar a impressão de insubordinação?

Documente o assunto por e-mail com seu chefe, especialmente se não acredita que ele se lembrará de você, mas evite, a todo custo, entrar em guerra com ele. Se não confia, talvez seja o caso de procurar outro emprego, ao invés disso.

6 – Exagerar em festas de confraternização da empresa e happy-hours

Umas bebidas a mais na cabeça, e acaba falando coisas que em sã consciência nunca falaria, ainda mais para seus superiores. Esse expressão sincera dos seus sentimentos pode lhe custar caro, senão a manutenção do emprego, a perda de uma tão esperada promoção.

7 – Fazer piadas com seus superiores

Na ânsia de ser considerado legal, que aquele que alegra o ambiente de trabalho, a pessoa gosta de brincar e até mesmo sai colocando apelido nas pessoas, sem distinção de cor, sexo, idade,….e cargo!. O problema de uma piada, por mais inocente que sejam as intenções de quem conta, é que ela pode ter várias interpretações, e quem não gosta de você vai se certificar que elas sejam compreendidas pelo pior sentido possível.

Infelizmente, muitas pessoas perdem o emprego sem ao menos se dar conta de que motivos tão banais como esses podem ser uma das causas. Preferem sempre pensar no erro dos outros, do Governo, da crise econômica, etc, vendo a si mesmos sempre como vítimas, e assim, ao perderem a oportunidade de olharem para si, não ajustam seus comportamentos e adivinha o resultado: os erros se repetem, afinal, desgraça pouca é bobagem…

E você, tem alguma atitude que pode ser incluída nessa pequena lista? com certeza falta bastante coisa aqui, dê sua sugestão!

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