7 Portais Com Trabalhos Freelance em TI + Uma Surpresa

Compartilhe isto com seus amigos!

Se há algo de positivo que pudemos retirar dessa terrível pandemia de COVID-19, para o setor de TI, é isto: muito do preconceito do trabalho remoto caiu por terra.

Hoje em dia existe muito mais confiança por parte das empresas, quanto a contratarem pessoas para execução de trabalho remoto, e essa confiança foi adquirida na marra, afinal as empresas não tinham opção, já que o confinamento, quase que global, obrigou-as a se adaptarem e a aceitarem o trabalho remoto.

E o resultado desse teste forçado é extremamente positivo, em termos gerais, para as empresas e colaboradores e isso no mundo todo!

Essa melhor experiência acaba potencializando o crescimento na quantidade de ofertas de emprego em home-office em nível global, mas não só empregos full-time, mas os freelances também, e isto é fantástico.

Aviso: pra trabalhos freela no Exterior, geralmente é preciso falar o inglês, ainda que os projetos sejam de país que não tenha língua nativa como inglês.

Em vista disso, aproveito o momento para listar aqui alguns dos melhores sites para encontrar empregos freelance no mundo (o link leva ao endereço do site):

UpWork

Este site é bastante atualizado com novas oportunidades na área de TI em geral, e oferece uma forma interessante de classificar os empregos quanto a qualidade deles, assim como os freelancers e as empresas, e tudo através de uma interface bastante intuitiva.

Você tem uma quantidade de “connects”, que funciona como uma moeda, a qual você vai gastando a medida em que vai aplicando em trabalhos freela, e também pode ganhar mais dentro de algumas condições. A ideia dos connects é evitar o SPAM na candidatura dos trampos, como pessoas que acabam se candidatando a tudo o que aparece pela frente, poluindo e diminuindo a eficácia da ferramenta.

FlexJobs

É um portal de empregos freelance, dos mais conhecidos por aí, onde você paga de uma forma periódica (semanal/mensal/anual) e assim tem acesso a muitas oportunidades de trabalho freelance na área de TI, entre outras. E não se restringe somente nos empregos, mas o site tem muito conteúdo interessante também pra ajudar a alavancar seu perfil pra conseguir os melhores trampos freelas.

O portal tem algumas milhares de vagas anunciadas, com flexibilidade variada na carga de horas de trabalho.

StackOverFlow

Este site é um dos fórums de QA especializados em TI mais famosos do mundo, mas é incrível como muita gente ainda não conhece a função de busca de empregos da plataforma.

A interface é bastante simples pra quem já conhece o fórum, é inteiramente gratuito para o candidato, então basta você fazer a busca em vagas no seu perfil e clicar no botão de aplicar no anúncio dela. Você pode ser direcionado para o portal do empregador pra aplicar por lá ou no anúncio, você pode encontrar o botão para aplicação fácil, onde na própria página do StackOverFlow, você pode anexar o CV, carta de apresentação, etc, tudo de forma simples, sem precisar criar um perfil.

Freelancer

É uma das plataformas mais antigas do gênero, na internet, e tem trampos freela em todo tipo de tecnologia na área de TI que você possa imaginar. Tem a versão paga (USD$9.99), e a grátis, com algumas limitações. A plataforma é bastante intuitiva também, dá bastante opções de filtros e um portal completo pra gerenciar seus projetos, ganhos, etc na ferramenta.

Toptal

TopTal é uma simplificação de Top Talent. É uma plataforma que tem uma forma de funcionamento única: os freelancers que se candidatam nela precisam passar por um processo de análise curricular e experiência e pra isso eles devem passar por testes e entrevistas pra ver se são autorizados.

Dessa forma, as empresas que contratam dos seus serviços tem mais garantia sobre o nível de qualidade dos contratados, e isto ajuda a atrair empresas de renome e mais sérias. É um serviço grátis para o freelancer, apesar de todo processo de seleção.

Guru

Guru é um portal que oferece trabalhos freela em muitas categorias, além da TI, mas é possivel ver que é na TI onde há o maior número de oportunidades na plataforma. Tem uma versão grátis, com limitações, e a paga você começa pagando em torno de US$9 por mês.

Hired

É uma plataforma que utiliza um algoritmo de matching do seu perfil com vagas existentes. Quanto mais completo seu perfil na plataforma, melhor eles poderão indicar vagas alinhadas no seu perfil. O interessante é que você não aplica para as vagas, mas as empresas que aplicam no seu perfil, caso tenha um match, e assim entram em contato com você pra uma entrevista. Legal, não!? Não custa nada tentar!

LinkedIn

Finalmente, gostaria de fazer uma menção honrosa ao LinkedIn como a grande surpresa: mesmo não sendo um portal com recursos específicos para quem busca empregos temporários e de curto prazo (freelance), é importante ressaltar que, a medida em que aparecemos na plataforma através de aumento da nossa rede de networking, posts e demais interações, nosso perfil vai subindo no ranking de busca de potenciais empregadores.

Pense assim: é como um ranking de buscas do Google: quantas vezes você foi na segunda, terceira, quarta página do resultado de busca? Aposto que não foram muitas… Então quanto mais relevante você se torna na plataforma, mais alto você fica e assim mais oportunidades tendem a aparecer.

Devido a isto, recebo muitos contatos de pessoas procurando profissionais freelance!

Então fica esta última dica pra você: invista no LinkedIn também, mantenha seu perfil sempre atualizado, interaja, isto vai elevando seu nome para que muitas oportunidades apareçam para você também!

Outra coisa, ainda que você não procure como freelancer, muitas vezes uma porta de emprego numa grande empresa no Brasil ou no Exterior pode começar exatamente com um trabalho despretencioso de freelancer.

Pode funcionar como um teste para depois evoluir para uma vaga permanente, quem sabe!? Portanto não despreze as oportunidades, sejam elas breves, fica a dica!

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!