Muito se discute ainda pelos blogs e sites afora no mundo virtual e no mundo real também (está lembrado? aquele feito de gente de carne e osso…), mas a verdade é que, apesar de toda a polêmica em torno do assunto, as grandes empresas certificadoras em tecnologia, como IBM, Microsoft, ORACLE, SUN,entre outras, tem revigorado seus programas de certificação, e entre as principais mudanças, está a mudança na forma de aplicação das provas.A Microsoft, por exemplo, através do feedback do mercado, passou a possibilitar um nova experiência ao candidato através de seus testes, tornando essa experiência muito mais próxima do mundo real, o dia-a-dia do profissional de TI na utilização da ferramenta em questão.Isso com certeza vem trazer mais credibilidade aos exames, valorizando os detentores das credenciais de tecnologia, o que está longe de ser uma garantia de emprego.Mesmo não garantindo 100% de uma colocação profissional elas certamente ajudam e podem ser fator decisivo na decisão entre um ou outro candidato. Uma pesquisa do IBOPE com 893 profissionais constatou, por exemplo, que os profissionais certificados recebiam salários 58% mais altos em comparação aos demais.Outra pesquisa do Institute Data Corporation (IDC) Brasil constatou ainda que as chances de o profissional certificado conseguir um emprego aumentam em 53%, em relação a profissionais que não possuem este título. O índice é mais elevado, dependendo da categoria de certificação conquistada.
A certificação prova um certo grau de conhecimento do produto, o que de alguma forma já é uma garantia para o empregador. Agora, pense nisso: entre um profissional certificado e outro não, pensando em diminuir as chances de erro quanto ao nível de conhecimento em determinada ferramenta, qual o profissional você acredita que será escolhido pelo selecionador?
E você, já tem algum certificado? Comente aqui !
Artigos que também podem lhe interessar:
- Garantia de sucesso profissional com certificação? Onde isso?
- Certificação Oracle: Qual a ideal para você?
- 3 valores por trás das certificações em Tecnologia da Informação
- Google cria seu programa de certificação para profissionais de TI
- Como conquistar sua Certificação de TI
- Certificação: 5 mitos para se evitar e errar menos na crise
- Pesquisa: as certificações e habilidades mais valorizadas em 2008
Joao Marcos
O artigo “O Valor da Certificação para o Profissional de TI”
menciona uma pesquisa do IBOPE com 893 profissionais. Você sabe me informar quando foi feita esta pesquisa, e como posso encontrá-la ?
Vinicius
Olá João!
esqueci de por a referencia na época em que escrevi o artigo, vc pode acessá-la em : http://www.infnet.com.br/superior/graduacao_ads_certificacao.htm
abs!
Thiago
E certificações referentes a gestão (itil, cobit, pmbok, pmp).
Estão em alta? ajudam mesmo para quem nao tem experiencia em gestao mas que quer ingressar nesse ramo? o que poderia nos dizer?
Vinicius
Olá Thiago,
Todas essas certificações que você citou estão em alta mas salvo raras exceções, somente serão úteis para quem já tem alguma experiência em gestão…para a certificação PMP, por exemplo, é necessário comprovar pelo menos 4.500 horas e 36 meses de experiência nos últimos 6 anos para se fazer o exame. Algumas empresas permitem a iniciativa de profissionais que não são gerentes/coordenadores de encabeçarem projetos, devido a sobrecarga de projetos que os gerentes já possuem…pode ser uma boa oportunidade para angariar experiência e poder se certificar posteriormente…espero tê-lo ajudado, abs!
Alberto
O nível Foundation é a qualificação de nível básico que oferece aos candidatos um conhecimento geral dos elementos-chave, conceitos e terminologia utilizada na biblioteca ITIL V3, incluindo as ligações entre os estágios do ciclo de vida, os processos utilizados e sua contribuição para as práticas de Gerenciamento de Serviços.
Por que eu deveria me certificar ITIL Foundation?
Após a conclusão dos componentes de educação e análise relacionados com esta qualificação, os candidatos podem esperar obter uma visão geral e conhecimentos básicos ea compreensão da ITIL.
A conclusão bem sucedida da qualificação Fundação também cumpre os critérios de entrada pré-requisito para o próximo nível de estudo no âmbito do regime de qualificação ITIL, o ITIL V3 Nível Intermediário.
Esta qualificação é principalmente destinada para:
aqueles que requerem uma compreensão básica do framework ITIL;
aqueles que precisam de compreensão de como ITIL pode ser usado para melhorar a qualidade da gestão de serviços dentro de uma organização;
Profissionais de TI ou outros que trabalham dentro de uma organização que tenha adotado e adaptado ITIL que precisam ser informados, ou contribuir para um programa contínuo de melhoria de serviço.
A qualificação ITIL está aberto a todos os indivíduos que podem ter interesse no assunto.
A qualificação ITIL Foundation em Gerenciamento de Serviços não se destina a permitir aos titulares de qualificação para aplicar as práticas do ITIL para Gerenciamento de Serviços, sem orientação.
Idiomas Exame ITIL V3
O exame de ITIL Foundation foi traduzido em muitas línguas a fim de satisfazer os requisitos de qualificação da comunidade ITIL global. Veja a área de Línguas Exame para obter uma lista completa dos idiomas atualmente disponíveis ou em fase de tradução.
Curso ITIL V3 (http://www.trainning.com.br/itilfoundation.asp)