Como Tirar uma Foto Profissional e Causar uma Ótima Impressão no seu Perfil do LinkedIn

Se você tem FOTO no perfil do LinkedIn, parabéns, seu perfil tem 21x mais visibilidade que outros sem! – Fonte: LinkedIn

Já é alguma coisa, mas não se engane, é apenas o  começo. Sua foto precisa transmitir profissionalismo, confiança, credibilidade e acessibilidade. E por que tudo isso é importante?

Gostemos ou não, somos julgados pela nossa capa. De forma consciente ou não, em questão de MILISSEGUNDOS, pré-julgamos e somos pré-julgados quanto a nossa aparência, o que pode ajudar a abrir ou fechar portas de relacionamentos, EMPREGOS, etc. Acredito que agora você tem motivos suficientes para não ignorar esse fato.

Pensando nisto listei as 10 dicas cruciais abaixo para que você transmita uma ótima primeira impressão, de forma que o recrutador fique tentado a conhecer mais sobre você. Vamos lá?

1 – Não faça selfie – evite posições desconfortáveis, pois não refletirão o melhor de você na foto

Selfies não costumam ser apropriadas para apresentações profissionais como o LinkedIn. É aceitável utilizá-las em redes como Facebook, Instagram, mas no LinkedIn, você vai precisar se mostrar o mais profissional possível, pois naquela rede diferenciada, seu papel primário é vender sua imagem, seja para buscar um novo emprego ou fazer negócios.

Ao fazer selfie, geralmente somos obrigados a manobras contorcionistas, que não nos colocam na melhor das posições e ângulo para uma foto de qualidade. Além do mais, ao escolher por um selfie, você transmite a imagem de desleixo, de que a foto não é tão importante e que não merece seu tempo investido para melhorá-la.

O ideal seria contratar um fotógrafo e  tirar a foto num estúdio para obter uma qualidade profissional, mas nem sempre isso é possível, então ao menos peça para alguém tirar sua foto. Dessa forma, você poderá estar mais relaxado e numa posição mais confortável e natural, além de facilitar a mudança ligeira de posições e ângulos em busca do melhor clique.

2 – Somente VOCÊ na foto, PLEASE!

Sei que é tentador mostrar como somos orgulhosos de nossos amores ao ponto de tê-los presente em nossas fotos sempre que possível, porém, na foto do seu perfil do LinkedIn isto não é recomendado. Dito isto, evite animais de estimação, familiares, seu grande amor, enfim, qualquer pessoa além de você.

Pense no objetivo da sua foto no LinkedIn: vender VOCÊ. Se você tiver uma empresa, o recomendado é criar uma página corporativa no LinkedIn, onde poderá colocar sua logomarca, mas seu perfil no LinkedIn é pessoal e lá deverá estar sua foto, portanto, FOCO em você.

3 – Luminosidade é essencial: Dê preferência a luz natural e se posicione para que seu rosto fique nítido, vísivel

Como disse, o mundo ideal seria contratar um fotógrafo profissional e tirar a foto num estúdio, afinal lá eles tem a técnica certa e a iluminação correta para conseguir uma foto que seja nítida e mostre o melhor de você, porém, nem sempre isso é possível por muitas razões.

Neste caso, ao pedir para alguém tirar sua foto (sem selfile, você não esqueceu, certo?) escolha tirá-la de dia, tirando o máximo proveito da luz natural. Contudo, não fique exposto com a luz diretamente sobre seu rosto para não causar sombras ou fazê-lo mostrar expressões de incômodo por causa da iluminação.

Você pode ficar próximo de uma grande janela no lado de dentro do cômodo, protegido da luz direta do sol através de uma cortina de cor clara, fina e transparente e posicionado contra a luz. Dessa forma que você vai consiguir uma boa lumimosidade natural para uma ótima foto sem ter que pagar por equipamentos caros para isto.

4 – Cuidado com imagens de fundo, por mais belas que sejam, não devem tirar o foco de VOCÊ

A foto de perfil é para mostrar VOCÊ, não onde você estava, se estava comendo, dançando, etc. O espaço para a foto do perfil é pequeno por uma única razão: para dar foco no seu rosto. Sabe aquela foto fantástica que você tirou mostrando uma paisagem de tirar o fôlego no fundo?

Então, essa foto pode ir para o seu facebook, mas não para o seu perfil no LinkedIn. Já aconteceu com você de ver uma foto e prestar tanta atenção na bela paisagem por trás dela que nem reparou direito na pessoa da foto? Então, acontece a mesma coisa com sua foto no perfil do LinkedIn se tiver um fundo que chame mais a atenção do que você, portanto, prefira um fundo neutro.

5 – Atenção a olhares/poses sensuais, você poderá  atrair as pessoas ERRADAS;

Numa rede social tem todo tipo de gente, desde pessoas de respeito e extremamente profissionais a pessoas que não tem a mínima noção de respeito ao próximo, que usam a rede senão para atacar, para assediar sexualmente outras pessoas.

Por tudo isso, cuidado com caras, poses e roupas, pois podem estar transmitindo uma mensagem não intencional de sua parte, e que pode estar atraindo as pessoas erradas. Nada justifica o assédio sexual, mas tem pequenos cuidados que ajudam a afastar os abutres, ao mesmo tempo em que vai aproximar você de pessoas mais sérias, preocupadas mais com o que você tem a oferecer profissionalmente.

6 – Relaxe e Sorria, isto não é uma foto de carteira de identidade

Ao sorrir na foto, você mostra que é uma pessoa acessível, influente e confiável segundo o jornal Personality and Social Psychology Bulletin, ao contrário de quem aparece de forma mais séria, sisuda na foto. Qual sua reação quando vê a foto ou encontra alguém com aparência muito séria?

Não é a toa que usamos a expressão de “cara de poucos amigos” para quem mostra a cara fechada. Da mesma forma, quando os recrutadores ou potencial empregadores olham para sua foto, eles não estão somente preocupados se você é capaz de realizar o trabalho exigido pela vaga, mas também se você é uma pessoa agradável para estar perto, se relacionar.

Desde o primeiro contato no LinkedIn, que ocorre através da foto, transmitimos se somos essa pessoa agradável, que emana tranquilidade, alegria e de que está aberta a novas ideias. Agora, quando sorrir para a foto, sorria com seu rosto completo, mostrando os dentes, rugas e tudo o mais e não somente com seus lábios, pois vai parecer mais autêntico para quem vê. Uma dica para arrancar um sorriso genuíno é pensar em algo agradável, engraçado, etc.

 7 – Sei que você saiu tão bem naquela foto de 20 anos atrás mas… coloque uma foto ATUAL

Muitos de nós tem aquela foto preferida, que usamos pra tudo que é perfil de rede social na internet, e não há nenhum problema com isso, exceto por uma coisa: o tempo passa. Tem gente que deixa uma foto de perfil por 5, 10, 15 anos ou mais! O problema é que dificilmente as pessoas que te conhecem somente através do LinkedIn vão te reconhecer pessoalmente ou em fotos mais atuais, e aí você poderá perder um caminhão de boas oportunidades.

Desapegue-se daquela foto magnífica de um passado distante e se prepare para tirar outra melhor ainda, por que não? O tempo passa para todos nós, e aceitar isso também é sinal de maturidade, não somente física mas mental também.

Procure atualizar sua foto de perfil de tempos em tempos se percebeu que mudou muito. Por exemplo, tinha um amigo que tinha uma foto de menos de dois anos atrás, mas não dava pra reconhecê-lo, porque atualmente tinha perdido muito peso por causa de uma cirurgia de redução do estômago.

No caso das mulheres, as mudanças podem ser mais frequentes para algumas, que sempre procuram dar uma repaginada no visual de tempos em tempos, como pintar o cabelo, etc. Como você pode ver, podemos sofrer grandes transformações em pouco tempo, então atente-se a isso para não ficar irreconhecível na sua foto de perfil.

 8 – Se posicione de forma a mostrar o rosto de forma visível

Evite fotos de lado ou de qualquer outra posição que não dê para ter uma visão completa do seu rosto. Mostrar o rosto de forma parcial ou de lado dificulta na sua identificação, pois ao vê-la, o cérebro tende a completar a imagem com uma simetria que pode ser muito diferente do seu rosto originalmente, e isto pode causar certa confusão na cabeça do recrutador ao encontrá-lo pessoalmente, levando-o a pensar: “É esta mesmo aquela pessoa que vi no LinkedIn?”

Claro que você não precisa se posicionar como se tivesse tirando foto para carteira de identidade, pode sim variar nos ângulos, afinal cada um de nós tem um ângulo onde nos saímos melhor, mas cuidado para não abusar e acabar ficando difícil de reconhecê-lo pessoalmente.

Cuidado também para não sair na foto olhando de cima pra baixo, o que pode dar um ar de soberba e arrogância, coisas que você definitivamente não vai querer transmitir se quiser cativar quem vê sua foto.

 9 – Cuidado com photoshop, tem foto de perfil no LinkedIn que parece mais personagem de video-game do que uma pessoa real

Não há nada de errado em utilizar o Photoshop para retocar uma foto, mas cuidado para não exagerar a ponto de criar uma pessoa completamente diferente da que você é. Tem perfis por aí que parecem tirados de desenhos baseados em computação gráfica ou jogos de vídeo-games.

Parece com tudo, menos com uma pessoa de verdade, de tanto photoshop alí. E claro, quando você vê a pessoa pessoalmente ou numa foto natural em outro momento, você nunca conseguiria associar aquela pessoa com a foto do perfil do LinkedIn, onde ela está extremamente artificial.

Você não vai querer que a recrutadora leve um susto ao descobrir que aquela pessoa que ela chamou para a entrevista na verdade “era outra”, pela imagem. Sua imagem no mundo virtual tem que ser consistente com sua imagem real, ok?

10 – Não fique muito longe ou muito perto da câmera

Foto de perfil do LinkedIn não é foto de corpo inteiro, caso contrário vai dificultar muito a visualização do seu rosto, que é a parte principal, principalmente quando a minúscula imagem do seu perfil for acessada através de dispositivos móveis como os smartphones, o que é cada vez mais tendência nos dias de hoje.

O outro extremo também não é o ideal: veja se não está muito próximo da câmera, de modo a cortar partes do seu rosto. Uma forma geralmente recomendada é enquadrar uma parte da região do peito ou ombros até acima da cabeça, o que daria uma visibilidade ideal, mesmo se seu perfil for acessado por meio de dispositivos móveis com telas minúsculas.

A ideia é maximizar a utilização desse espaço tão pequeno, mas ao mesmo tempo tão importante na construção de um perfil que captura a atenção do recrutador no LinkedIn a ponto de gerar futuros contatos.

Dicas BÔNUS pra você 😉 

Dicas gerais de aparência antes do clique:

Você está bem descansado? Caso não esteja, você poderá transmitir isso através de sua expressão facial na foto, o que pode levar as pesssoas a terem uma percepção negativa quanto a sua imagem. Opte por um dia após uma boa noite de descanso.

 Dê uma olhada completa e cuidadosa no espelho e analise os seguintes pontos:

Cabelo: Os homens geralmente tem cabelo curto, porém é mais comum para as mulheres terem os cabelos desarrumados mais facilmente, então dê aquela última revisada;

Maquiagem: Quanto as mulheres, cuidado para não carregar na maquiagem. A dica aqui é se maquiar como se estivesse indo para o trabalho, sem excesso. Quanto aos homens, dê uma lavada no rosto para evitar aparência de suor, etc. Até maquiagem vale, obviamente, mas não deve ser visível;

Dentes: Atenção a manchas, aquela salsinha, etc. Você vai sorrir na foto, certo?

Jóias: Evite jóias que chamam muito a atenção, seja pelo tamanho, brilho, etc.

Roupas: Cuidado com cores berrantes e carregadas visualmente, pois o que parece ser legal ao vivo, na câmera pode ser um desastre. Ao se vestir, procure lembrar que seu rosto deve chamar mais a atenção do que o que você está vestindo.

Óculos: Se você usa óculos o tempo todo, procure mantê-lo, mesmo na foto, pois muitas vezes fica difícil reconhecer algumas pessoas quanto elas tiram os óculos. Veja se não é o seu caso. Posicione seu óculos mais próximo dos olhos, de forma a mostrá-los claramente. Atenção a reflexos, e claro, não se esqueça de limpar a lente dos óculos antes da foto.

 Finalmente, não economize: Tire muitas fotos, inclusive com mudanças sutís de ângulos, você verá como vai ter muitas opções interessantes para escolher.

Como você pode ver, há muitos detalhes para se atentar a fim de conseguir a foto que melhor representa você profissionalmente, ao mesmo tempo em que cria aquela imagem positiva na cabeça do recrutador. Cada detalhe na construção de sua marca profissional é importante, não ignore isso, senão quem vai te ignorar são as empresas.

Gostou do artigo? Quer aprender mais técnicas de customização e networking no LinkedIn para seu perfil se destacar na multidão?

Então cadastre-se abaixo:

25 Técnicas de Networking no LinkedIn Grátis!

Cadastre-se Abaixo e Baixe seu Ebook - Por tempo Limitado

envelope

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails