Como Enviar um Convite (Quase) Irrecusável no LinkedIn e Multiplicar as Oportunidades na sua Rede

À medida que você aumenta seu número de conexões do LinkedIn, suas chances de ter acesso a mais oportunidades relacionadas a carreira e negócios crescem, e de forma exponencial. E uma das formas mais simples para fazer sua rede crescer é enviando convites as pessoas no LinkedIn para que elas aceitem você como suas conexões.

Tecnicamente falando, o  processo de enviar um convite é muito simples e você nem é obrigado a escrever nada na sua solicitação antes de enviar, porém é muito provável que seu convite seja recusado, principalmente se aquela pessoa é desconhecida ou mesmo um conhecido com quem você perdeu contato há muito tempo.

E pior ainda que ter seu convite ignorado, é aquela pessoa marcar você como alguém desconhecido. E como ela faz isso? Ao receber o seu convite no aplicativo do LinkedIn dela, ela terá duas opções: clicar no botão “X” para ignorar seu pedido ou clicar na opção “Não conheço esta pessoa”.

Se ela seleciona esta última, você pode ser marcado como SPAMMER (no LinkedIn, pessoas que mandam convites de conexões a torto e a direito pela rede, sem critério algum a desconhecidos). Como o LinkedIn combate o SPAM visando a melhor experiência possível dos usuários da rede, aquela pessoa poderá ser alertada ou mesmo ter sua conta suspensa dependendo da quantidade de vezes que ela é marcada como desconhecida.

Como pode ver, não é uma simples questão de ser ignorado, que por si só já é ruim – dá pra piorar.

É importante observar que, independente da opção que aquela pessoa escolher, você não saberá qual foi. No seu aplicativo do LinkedIn, você verá uma opção chamada “Gerenciar todos”, como destacada abaixo:

Nela, você poderá gerenciar seus convites pendentes para sua aprovação e os pendentes dependendo da aprovação das pessoas para as quais você enviou. Você pode a qualquer momento excluir o convite pendente daquela pessoa se demorar muito tempo, pois isto mostra de duas, uma: a pessoa ignorou sua conexão ou é daqueles usuários que só entram no LinkedIn quando estão desempregados. Em ambos os casos, não vale a pena ficar esperando muito.

Atenção: Não quero dizer que você será ignorado simplesmente por enviar um convite em branco

Sim, pode funcionar bem em muitos casos. Ao enviar convite para uma pessoa que compartilha da mesma profissão ou indústria, a razão para que ela aceite você em sua rede fica mais evidente, o que por si só aumenta suas chances de ser aceito mesmo que não tenha enviado um convite customizado. Já no caso de vocês não terem interesses em comum (ao menos de forma evidente) faz com que suas chances de conectar com sucesso com ela caiam drasticamente.

Quando uma pessoa recebe seu convite, não importa quão importante ela seja, três perguntas costumam saltar na cabeça delas:

1 – Quem é essa pessoa?

2 – Por que ela está me enviando o convite?

3 – O que eu ganho em aceitá-la na minha rede?

Se você não colocar nada no seu convite, você vai ter que confiar que ela vá com sua cara (se seu perfil tiver foto, obviamente) e/ou se identifique com o que colocou no título do seu perfil (profissão, indústria, etc). Seria presunção demais acreditar que pelo simples fato de convidar alguém para sua rede, ela vá aceitar, mesmo em se tratando de LinkedIn, onde as pessoas tem uma propensão maior a aceitar convites de desconhecidos com o intuito de expandir a rede.

Hoje em dia, as pessoas estão mais cuidadosas, dado o número crescente de histórias de assédio sexual, moral, roubos de dados e muitas outras desgraças cada vez mais comuns nas redes sociais, então tem se tornado mais comum desconhecidos serem barrados ao pedirem conexão.

E para diminuir as chances de que isto aconteça, ao mesmo tempo em que consiga atingir seu alvo que é fazer sua rede crescer para futuramente colher seus frutos através de belas indicações e referências a grandes oportunidades, siga estas dicas essenciais:

Uma observação importante antes de você enviar o convite:

Se você estiver no aplicativo no seu dispositivo móvel, você deverá clicar para ver o perfil completo da pessoa que deseja conectar, em seguida clicar na seta ao lado do botão “CONECTAR” e selecionar a opção “Personalizar convite”. Na página web é um pouco diferente e mais fácil, por sinal: ao clicar no perfil completo da pessoa que deseja conectar e clicar no botão “CONECTAR”, você verá automaticamente a tela para inserir o texto do convite.

1 – Se apresente

Não assuma que a pessoa vai parar o que ela está fazendo de importante para dar atenção a um desconhecido tendo que ir até o perfil dele para saber quem é e o que faz. Apresente-se no convite, através de uma frase breve (uma linha é o suficiente) e que, se possível, instigue interesse naquela pessoa. Para isso você pode apelar para similaridades entre vocês. Muitos colocam frases como “dá uma olhada no meu perfil”, mas como disse, isto não costuma funcionar.

2 – De onde você a conhece?

Se você já interagiu com ela em algum momento da sua vida (e a experiência tenha sido boa, obviamente), faça questão de relembrar aquelas situações. Talvez ela nem te conheça mas você é fã de alguns de seus trabalhos, a conheceu através de alguém, enfim, o importante é ressaltar essas informações. Isto vai ajudar a gerar afinidade, ao ativar boas lembranças na outra pessoa, aumentando consideravelmente suas chances de sucesso na conexão.

3 – Seja honesto sobre suas intenções

Talvez você queira conhecer mais sobre a empresa dela para aplicar para uma vaga no futuro, aprender mais sobre sua profissão, experiências, o importante é que sua justificativa seja clara. Qualquer ambiguidade nas suas palavras pode fazer a pessoa ficar com um pé atrás e descartar a conexão com você.

4 – Coloque sua personalidade – ninguém gosta de mensagem genérica

Seja autêntico, original, natural. Evite termos como “Venho por meio desta” e outras formalidades – já recebi algumas dessas. Cuidado com convites copiados da internet, pois costumam ser muito genéricos e quem recebe consegue identificar isso em segundos. Se ir por essa linha, seu convite vai soar igual aqueles enviados em branco, perdendo assim seu efeito e falhando com seu propósito.

5 – Mostre o que a pessoa pode ganhar conectando-se com você

Talvez você tenha uma rede ampla e interessante, composta na maioria por perfis que tenham interesses em comuns com ela. O que quer que seja, deixe claro na sua mensagem, de forma que ela enxergue o que ganharia conectando com você mais rapidamente, facilitando com que aceite sua conexão. Claro que nem sempre podemos beneficiar o outro com algo. Neste caso, ressalte sua admiração sobre o perfil dela e seu desejo de aprender com ela e sua rede. Em geral, as pessoas gostam de saber que estão influenciando positivamente alguém, e por isso tendem a aceitar conexões como essas.

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Veja o exemplo de um convite simples e objetivo para enviar a um desconhecido:

“Olá Fulano,

Trabalhei na empresa “X”, no mesmo ramo de atuação que o seu. Vi que você trabalha(ou estuda) com “X”, que são áreas de grande interesse para meu desenvolvimento profissional. Tenho muitos contatos relacionados aos seu negócios que podem lhe interessar, portanto, ficaria feliz se me aceitar fazer parte de sua rede. Acredito que podemos agregar muito um ao outro quanto a conhecimentos, oportunidades de negócios e carreira dentro do mesmo ramo em que atuamos.

Muito obrigado pela atenção.”

OBS: Cuidado com o limite de 300 caracteres para a mensagem de convite, seja breve e objetivo.

Por fim… deixe uma ótima impressão

Seja simpático, prestativo, humilde, verdadeiro, enfim, faça com que esse primeiro contato seja memorável para quem recebe o convite. Eu posso dizer sem sombra de dúvidas que me lembro dos poucos pedidos de conexão que chegaram com uma mensagem cuidadosamente customizada.

É quase impossível eu não ter uma lembrança positiva sobre elas quando passam pelo meu feed de notícias no LinkedIn. Se eu indicaria elas para alguma vaga de emprego ou oportunidade de negócios? Pode ser que não dependendo do perfil delas, mas pode acreditar, serão umas das primeiras pessoas de quem irei me lembrar.

Você não somente vai aumentar as chances de ser aceito por aquela pessoa, como irá deixar uma ótima primeira impressão, que, não se engane, será duradoura e poderá nortear seus futuros contatos com ela de forma extremamente positiva.

Cada conexão que você estabelece no LinkedIn conta, e é valiosa. É uma porta a mais que se abre para um mundo de possibilidades, que vai crescendo a medida em que a rede daquela sua nova conexão cresce. Por isso, não subestime o poder de um convite claro, personalizado e que conecta com as necessidades daquela pessoa, pois senão você estará fechando portas importantes que poderão não se abrir novamente depois.

Antes de terminar, muitos me perguntam isso e imagino que será uma dúvida sua também: “como vou fazer minha rede crescer com todo esse trabalho? Vou demorar anos customizando convites antes de enviar!”

Bem, como disse, você pode enviar convites mesmo sem customizar e ainda assim ser aceito, mas o risco de isso não ocorrer será muito maior. O que recomendo é que você invista tempo customizando o convite pelo menos para os casos de conexões mais interessantes para seu perfil no momento. Por exemplo, se você é profissional da área de Tecnologia da Informação, você poderá enviar convites mais customizados para gestores da área.

Você vai querer fazer o máximo de esforço para garantir que aquela pessoa com poder de decisão na empresa que você gostaria de trabalhar aceite você, certo? Como pode ver, tudo é questão de estratégia para otimizar seu tempo e maximizar seus resultados.

E então, pronto pra mandar aquele convite irrecusável para aquela pessoa que pode ser a chave para o seu sucesso profissional no próximo emprego ou oportunidade de negócios?

 

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